Escola... Qual o perfil da sua?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projetos de Aprendizagem
Advertisements

DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Como produzir um jornal escolar
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Projeto Político-Pedagógico
Prefeitura municipal de Imperatriz
Funções e Atribuições do Diretor
A Identidade da minha Escola
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Você sabia que… …a educação é uma prática social e portanto ela sempre existiu…
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
REGISTROS.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Estágio supervisionado
Roteiro de observação de estágio
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Plano de Gestão da Escola
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA
Orientações sobre o Estágio II
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
3º Momento Resultados Simare 2014
Data do Chamado EquipamentoProblema Número do chamado Contato Procempa Número de série Quem ligou? 14/03/08Impressora Falha na impressão Júlio15/03/08Jane.
Professor Coordenador de Apoio
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
ORIENTAÇÃO TÉCNICA EDUCAÇÃO ESPECIAL
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1 Setembro/2015 Reorganização da rede GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
vídeo
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Transcrição da apresentação:

Escola... Qual o perfil da sua?

Esta reflexão tem como objetivo orientá-lo à percepção de alguns aspectos da sua escola, sejam aqueles que somente serão perceptíveis ao longo do tempo, sejam outros que poderão ser notados logo nas primeiras impressões. Nesse primeiro momento, você tem dois desafios: o primeiro é conseguir verificar como está organizada a escola, a equipe gestora, os documentos que regem a organização como um todo; o segundo é perceber e relacionar aspectos ligados à estrutura física de sua escola e ao perfil da comunidade escolar.

Estrutura Física A estrutura física de uma escola pode dizer muito sobre ela, revelando sua idade, sua organização, recursos disponíveis, o cuidado ou não que as pessoas têm por ela, sua política pedagógica etc.

Estrutura Física 1. Como é a estrutura do prédio? É antiga ou nova? Tem mais de um andar? Possui áreas externas à construção? É arborizada? É organizada, de forma a permitir fácil acesso e movimentação? 2. Como é o pátio? É amplo o suficiente para acomodar os alunos? É bem ventilado, iluminado e limpo? É confortável para os alunos? 3. A escola possui cantina? Se sim como ela é? Possui lugares suficientes para os alunos se acomodarem? É bem ventilado, iluminado e limpo? 4. Como é a área de práticas esportivas da escola? São cobertas as quadras e demais áreas? Possui lugares próximos para os alunos beberem água?

Estrutura Física 5. A escola possui sala de leitura, sala de vídeo e laboratórios? Como são esses espaços? São usados com frequência? 6. A escola possui lugares que você julga serem de risco para os alunos? Há extintores de incêndio? O prédio permite a evacuação rápida dos alunos e funcionários? 7. Há espaços que facilitam a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência física? 8. Como são as salas de aula? São amplas? Acomodam quantos alunos? Esse número é suficiente? São limpas, iluminadas e ventiladas? As carteiras são organizadas de que forma? Há trabalhos de alunos colados na parede da classe, ou em outras dependências?

Documentação Escolar Os documentos escolares cumprem um papel fundamental na organização de uma escola e podem revelar muito sobre sua identidade e história. Alguns desses documentos podem ser de fácil acesso e manuseio, como o Quadro de Aulas, o Diário de Classe e o Calendário Escolar. Já outros, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e os Planos de Ensino, podem não estar “disponibilizados tão à mão”. Importante, é que, de posse dos mesmos, se faça a devida análise da escola.

Como analisar o PPP, por exemplo?

Projeto Político Pedagógico 1. Quais são os objetivos declarados da escola no PPP? Visa formação técnica ou preparo específico para ingresso no ensino superior, por exemplos? 2. Quem são os autores (quem participou da elaboração) do PPP? 3. Quando o PPP foi revisto/atualizado pela última vez e qual a periodicidade dessa atualização? 4. Como o PPP está organizado? (capítulos, seções etc.). Quais aspectos sobre a organização escolar são discutidos no PPP?

Projeto Político Pedagógico 5. O PPP discute como é realizada a gestão da escola? É centralizada? É compartilhada por membros de diferentes segmentos da escola? 6. É possível perceber alguma fundamentação teórica/pedagógica predominante? 7. É possível perceber influência de parâmetros curriculares nacionais? 8. É possível identificar ações e projetos previstos? Existe uma distribuição equitativa das disciplinas de todas as áreas de conhecimento?

Perfil da Turma As turmas com as quais trabalha, de forma geral, são heterogêneas, singulares, apresentam características que não se repetem? Ou não? Exigem uma prática pedagógica diferente, a qual seja condizente não só com o projeto político-pedagógico da escola, mas também com as especificidades da turma?

Perfil da Turma 1. Quantos alunos cada turma possui, em média? Qual o número médio de alunos que costumam frequentar as aulas? 2. Esses alunos trabalham ou exercem outras atividades além das escolares? Possuem tempo disponível para estudar? 3. Esses alunos moram perto da escola? Se usarem, qual o tipo de transporte costumam utilizar para ir à escola? Quanto tempo gastam em média para chegar à escola?

Perfil da Turma 4. Há alunos com necessidades especiais? 5. Como é a relação entre os alunos? São unidos? Há grupos e o que os caracterizam? Costumam discutir e brigar? São cooperativos? 6. Como é a relação entre alunos e professores? Os alunos prestam atenção às aulas? Os alunos demonstram respeito e confiança nos professores? Os professores demonstram respeito, carinho, afeto e amizade pelos alunos? Como o professor lida com a indisciplina e os conflitos em sala de aula?

Relatório Elabore um relatório sobre sua escola, no qual você deverá priorizar os três (03) aspectos apresentados: a estrutura física da escola, a análise do PPP e o perfil da turma atendida pela unidade escolar. A forma de organização desse relatório é livre e será entregue aos PCNP responsáveis pelo acompanhamento. A ideia desse material é apenas dar suporte ao trabalho realizado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de São Vicente. As datas de entrega serão combinadas pelo grupo. Quaisquer dúvidas, entre em contato com os PCNP via e-mail, indicados a seguir. Este relatório não deve constituir-se de um conjunto de perguntas (slides anteriores) e respostas.