Pomada Preparações de consistência semi-sólidas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Noções Básicas de Corrosão
Advertisements

O que são cremes protetores
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
A membrana plasmática e a parede celular
Drágeas, Cápsulas e Supositórios
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Álcool gel Turmas Prof. Luiz Antônio Tomaz.
POMADAS DEFINIÇÃO HISTÓRICO CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A PELE
EQUILÍBRIO ENTRE FASES CONDENSADAS
Preservação da Madeira Pentaclorofenol
Preparo e Administração de
Aldeídos.
Assistência de enfermagem ao cliente em uso de curativos
Fluido de Corte Um Mal Necessário?.
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
HIGIENIZAÇÃO O processo de limpeza visa remoção de 90% dos resíduos solúveis em água. O uso conjunto com detergente em contato direto com as sujidades.
Membrana Celular.
USP – Universidade de São Paulo FSP – Faculdade de Saúde Pública
Aplicação de Defensivos Agrícolas
Métodos gerais de análise
Biologia Molecular ÁGUA
Professora: Emanuelle Grace
ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
A Química e o Batom.
OBTURAÇÃO DO SISTEMA DE CANAIS RADICULARES
Lipídeos Estrutura e função.
Formas Farmacêuticas de liberação prolongada
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
SUSPENSÕES E SOLUÇÕES.
Cápsulas.
Profa. Patrícia da Fonseca Leite
Higienização das mãos de Profissionais de Saúde
Gorduras: importância e emulsões na alimentação humana
Pastas, Supositórios e Óvulos
Profa. Patrícia da Fonseca Leite
Paula Costallat Cantão
Formulações e Formas Farmacêuticas
CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002
PINTURA.
Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Bases Dermatológicas.
Os solos e a agricultura
PROPRIEDADES FUNCIONAIS DOS OVOS
Curso de Novos.
Classificação dos Produtos Cosméticos.
Residuos Sólidos: Conceituação e Caracterização
Preparações Cosméticas para Banho
Assistência de enfermagem ao paciente em uso de curativos
Ciências Naturais – 8.º ano
Desinfecção e Esterilização. Gerenciamento de Resíduos.
Prof. Fernando Antonio Antunes de Oliveira
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana celular ou Plasmalema.
Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação.
Apresentação Fenice Abimad O Grupo Fenice  Trabalha em 5 continetes.  Possui sede em Valdagno (VICENZA), no polo de couro para.
Roosevelt Albuquerque Gomes
Sistemas transdérmicos:Pomadas, Pastas, Cremes e Loções
Profa. Ms. Larissa Funabashi de Toledo Dias
Aprendendo a fazer amaciante caseiro
Biofarmácia Curso de Farmácia
Atendente de Farmácia Aula 2.
FARMACOLOGIA GERAL: PRATICA I: FORMAS FARMACEUTICAS.
BIOQUÍMICA LIPÍDEOS → produtos naturais de origem animal ou vegetal onde predominam ésteres de ácidos graxos superiores. Os lipídeos mais comuns são conhecidos.
Álcool gel Turmas 300 Prof. Luiz Antônio Tomaz. Com o surto de casos de gripe A no Brasil, provocada pelo vírus H1N1, a demanda pelo uso de álcool em.
Fundamentos de Farmacologia - Nutrição
Transcrição da apresentação:

Pomada Preparações de consistência semi-sólidas destinadas a serem aplicadas sobre a pele ou sobre determinadas mucosas a fim de exercer uma ação local ou de realizar a penetração percutânea de princípios ativos medicamentosos.

Pomada Ação emoliente ou protetora. Excipiente simples ou composto, no qual são dispersados ou dissolvidos, geralmente, um ou vários princípios ativos. A composição deste excipiente pode influir sobre os efeitos da preparação e sobre a liberação do princípio ativo.

Pomada origem latina – pomatum, de pomum, fruto maçã ou marmelo – Preparação de uso cosmético feita com polpa de maçã ou de marmelo, banha de porco e água de rosas. Sucessivamente esta composição foi modificada pela junção de novos produtos e retirada de outros. Deste modo, surgiram fórmulas que se foram distanciando na sua constituição.

Pomada Segundo a Farmacopéia Brasileira uma pomada simples é composta por 50% de Vaselina sólida e 50% de Lanolina. Mas, utilizamos, na prática, 70 / 30.

Definições: Emoliente: amacia e suaviza a irritação na pele ou nas mucosas. Protetor: protege as superfícies da pele danificada ou exposta a um estímulo incômodo ou prejudicial. Oclusivo: promove a retenção da água na pele pela formação de uma barreira hidrofóbica, que previne a sua evaporação. Umectante: conduz à retenção de água, devido às suas propriedades higroscópicas.

Classificação das pomadas

Hidrófobas lipófilas, só podem absorver pequenas quantidades de água: vaselina, parafina, parafina líquida, óleos vegetais ou graxos animais e as ceras. É insolúvel em água, não-lavável, anidra, não absorve água, é emoliente, oclusiva e graxa.

Pomadas que absorvem água podem absorver quantidades maiores de água: lanolina, álcoois da lanolina, ésteres do sorbitano, monoglicérides e álcoois graxos. É insolúvel em água, não-lavável, pode absorver água, emoliente, oclusiva e graxa.

Pomadas hidrófilas miscíveis à água: polietilenoglicóis líquidos e sólidos. Eles podem conter quantidades apropriadas de água. Solúvel em água, lavável, pode conter água, pode absorver água, não-oclusiva, não-graxa e isenta de lipídeos.

Efeito Congestivo; Vasodilatação; Congestão aumenta se cobrirmos com material impermeável; Usadas em dermatoses crônicas, quando se quer uma absorção maior de ativos;

PROPRIEDADES DESEJÁVEIS Ser química e fisicamente estável sob condições normais de uso e armazenamento. Ser compatível e não reagente. Ser livre de odor desagradável. Não ser tóxica, irritante ou sensibilizante. Ser esteticamente agradável, fácil de aplicar e não ser graxa. Permanecer em contato com a pele até que a remoção seja desejada e, então, ser de fácil remoção.

VANTAGENS Baixo custo. Não-reativa. Não-irritante. Boas propriedades emolientes, protetoras e oclusivas. Não são laváveis com água; portanto, permanecem na pele e mantêm os fármacos incorporados em contato com esta.

DESVANTAGENS Pouca aceitação pelo paciente devido à sua natureza graxa. Não são removidas facilmente pela lavagem, quando isso é desejável. são removidas pelo óleo mineral. Não podem absorver água e podem absorver unicamente quantidades muito limitadas de soluções alcoólicas, dependendo da constituição.