COMO ESTUDAR HISTÓRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Porque ensinar Ciências na Escola?
Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
Discutindo práticas em Matemática
Profª. Daniela Benaion Barroso
Autoridade se constrói
Afeto e Comunicação Afetiva
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
O Aluno a Distância.
MAPA MENTAL.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
1 Agora vamos falar a respeito de Gestão O que é Gestão ? Gestão significa, de maneira simples, a interferência direta dos responsáveis pelos resultados.
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
O que significa afetividade/ afeto?...
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Portfólio de matemática
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Ajude – me!!.
Projetos e Programas para 2014
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
As Habilidades Essenciais dos Negociadores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
AULA 03. Em toda investigação jurídica três fatores concorrem diretamente para a elaboração do trabalho científico: O estudante investigador Os meios.
Técnicas dos alunos de sucesso
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Conquistando Competências e
Diretrizes para leitura e análise de textos
HISTÓRIA Fundamentos da História Prof.: Ítalo Gomes.
Notícia X Reportagem.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
O que é ensinar história?
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 5 – BASES DA MEDIAÇÃO.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
INFORMÁTICA.
Apresentações Orais Universidade Federal de Pernambuco
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PRIMEIRA CARTA DO APÓSTOLO JOÃO À IGREJA DE ÉFESO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Será que você vai conseguir terminar esse curso? Bem, devemos dar um passo de cada vez... Há vários degraus a serem subidos. Mas vamos lá, aos pouquinhos!
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Aptidão para o mercado de trabalho
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Transcrição da apresentação:

COMO ESTUDAR HISTÓRIA

1- Situe o fato no tempo e espaço Saber QUANDO e ONDE ocorreu determinado fato histórico é imprescindível.

2- Analise o contexto histórico Contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos

3- Conheça os antecedentes: Antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato Entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: Desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.

6. Não estude na véspera! Não se esqueça que prestar atenção na explicação, tirar dúvidas com o professor e também ouvir as dúvidas dos colegas também é uma forma de estudar.

7. Estude falando! Melhora o raciocínio, pois você é obrigado a se concentrar no que vai falar. Reunir-se em grupos de estudo também é muito bom, pois você pode ser avaliado pelos colegas e podem trocar informações.

8.ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA! Anote durante as aulas algumas informações importantes dadas pelo professor. Assim, quando for estudar se lembrará do que foi dito na sala de aula. Escreva para estudar!!Treine como responderia a questão na prova!Muitas vezes você saberia fazer uma avaliação oral, mas não saberia colocar no papel. Tudo é treino!

9.Crie seu ritmo de estudo O ideal é que cada um aprenda, respeitando suas possibilidades e limitações, a maneira mais eficiente de estudar, compare seus resultados e adapte-a de acordo com o seu desenvolvimento.

10.Aprecie os resultados. Estudar dá trabalho e requer muita dedicação, mas o resultado é prazeroso! É legal saber que seus esforços renderam uma nota boa, sinal de que tem capacidade de relacionar e cria uma visão de mundo.

“A História não se aprende, apreende-se” Lucien Febvre,1878/1956-historiador francês