EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Ms. José Nabuco Filho
Advertisements

A ÉTICA DOS DEZ MANDAMENTOS
SOCIEDADE POLÍTICA E CULTURA
FORUM SOBRE TERMINALIDADE DA VIDA
Pereclitação da vida e da saúde
DANOS MORAIS E DIREITOS DA PERSONALIDADE
Artigo 137 = CP RIXA, O QUE SIGNIFICA? Rixa Simples Rixa Qualificada
COMEÇO, MEIO E FIM..
Direito à Vida.
INJÚRIA.
BIOÉTICA MORTE DIGNA ÉTICA MÉDICA CLONAGEM TRANSGÊNICOS ABORTO EUGENIA
Aula de responsabilidade civil.
LEI Nº 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997 Professor Mestre CAIO WAGNER DE OLIVEIRA COUTO.
Concurso de Crimes Mediante uma ou mais condutas,
Calúnia – Difamação - injúria
Define os crimes de tortura e dá outras Providências.
MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO Dr. Marcellus de Albuquerque Ugiette
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
BIOÉTICA E ASPECTOS JURÍDICOS DO DIREITO À VIDA E À PAZ
Uma visão da morte a partir da vida
É triste quando sentimos que estamos velhos!. Como usar uma camisinha depois dos 50 Primeiro, preparar para a ação Depois, selecionar a camisinha E, finalmente,
Atentados contra a dignidade humana
4 anos: Meu pai pode fazer tudo.
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Filosofia e Bioética Prof. Nereu R
Eutanásia.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
Dr. Antônio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP
Eutanásia Ana Priscila de Freitas Letícia Soares Nayara Carvalho
Aspectos Jurídicos na Ventilação Mecânica
HUMILDADE X ORGULHO.
HUMILDADE X ORGULHO.
Hélio Ribeiro Loureiro AJE-Rio AJE-Brasil
Ortotanásia e Dignidade no Processo de Morrer.
Eutanásia – aspectos bioéticos
Essa semana (22/10/09) foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de lei A, conhecido por ato-médico. Em teoria, apenas uma simples regulamentação.
“Eutanásia”.
A Eutanásia Trabalho realizado por: Sandra Oliveira nº 23
DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA
Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. Conselho Federal de Medicina.
Meu Pai quando eu tinha....
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Prof. Carlos Eduardo Nicoletti Camillo
EXECUÇÃO DAS PENAS REGIMES DE EXECUÇÃO
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Ética e Bioética ABORTO Prof. Maria Regina.
Em janeiro de 2015, os brasileiros ficaram chocados com a notícia do fuzilamento de Marco Archer, brasileiro que foi preso em 2004 na Indonésia e condenado.
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
As intervenções verbais do terapeuta
Professor: Yuri Nadaf Borges
NR 02 – INSPEÇÃO PRÉVIA 2.1 Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional.
“E.E. DOM JOSÉ DE CAMARGO. BARROS” Filosofia 2º D Nomes: Krisllen Neves, Thais Almeida, Thaysa Pronnçate, Isabel Santiago e Leonardo Guiraldo. Nº: 24,
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 2
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
Ética.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Trabalho de Filosofia E.E. Dom Jose de Camargo Barros 2ºD Nomes: Gabriel Domingues nº.: 18 Stephany Tarine nº.: 54 Data: 22/10/19.
EUTANÁSIA Discente: Gabriela da Silva Faccini RA:
Eutanásia Terminar a vida voluntariamente, quando possuímos uma doença incurável e sofrimento constante.
ortotanásia Discente: Viviane Lopes Garcia
"Tudo é vaidade". Uma ilusão de óptica criada por Charles Allan Gilbert, criticando o apego material da vida mundana.
A EUTANÁSIA Maria José Carneiro. A Eutanásia ♣ enquanto FENÓMENO SOCIAL enquanto FENÓMENO SOCIAL ♣ definição. Alguns CONCEITOS definição. Alguns CONCEITOS.
PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Disciplina: Psicologia Forense Profa. Dra. Maria de Fatima Franco dos Santos Perícias.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 4. Abandono de incapaz (art. 133,CP) (a) Conceito.
EVANGELIZAÇÃO E CIÊNCIA Daniel Maciel Domingues José Jeosmar Paulo Sérgio Vieira.
Transcrição da apresentação:

EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi proposto por Francis Bacon, em 1623, em sua obra "Historia vitae et mortis", como sendo o "tratamento adequado as doenças incuráveis". De maneira geral, entende-se por eutanásia quando uma pessoa causa deliberadamente a morte de outra que está mais fraca, debilitada ou em sofrimento O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi proposto por Francis Bacon, em 1623, em sua obra "Historia vitae et mortis", como sendo o "tratamento adequado as doenças incuráveis". De maneira geral, entende-se por eutanásia quando uma pessoa causa deliberadamente a morte de outra que está mais fraca, debilitada ou em sofrimento

CONCEITOS Eutanásia ativa: o ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins misericordiosos. Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento. Eutanásia de : quando a morte é acelerada como uma conseqüencia indireta das ações médicas que são executadas visando o alívio do sofrimento de um paciente terminal. Eutanásia de duplo efeito: quando a morte é acelerada como uma conseqüencia indireta das ações médicas que são executadas visando o alívio do sofrimento de um paciente terminal.

Eutanásia voluntária: quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente. Caso Vincent Humbert Eutanásia Ativa Voluntária Eutanásia voluntária: quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente. Caso Vincent Humbert Eutanásia Ativa Voluntária Eutanásia involuntária: quando a morte é provocada contra a vontade do paciente. Eutanásia involuntária: quando a morte é provocada contra a vontade do paciente. Eutanásia não voluntária: quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela. Eutanásia não voluntária: quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela.

CÓDIGO PENAL Art. 121 §3º - Se o autor do crime agiu por compaixão, a pedido da vítima, imputável e maior, para abreviar-lhe sofrimento físico insuportável, em razão de doença grave: Art. 121 §3º - Se o autor do crime agiu por compaixão, a pedido da vítima, imputável e maior, para abreviar-lhe sofrimento físico insuportável, em razão de doença grave: Pena - Reclusão de três a seis anos. Pena - Reclusão de três a seis anos. Interpretação Interpretação O artigo usa a palavra "crime" referindo-se à eutanásia, mas suaviza-a de várias formas. O criminoso não é tão culpado, pois agiu por "compaixão". Além disso foi o doente quem pediu que ele o matasse. A intenção foi "boa": abreviar um sofrimento físico insuportável. E há ainda uma boa "razão": a gravidade da doença. O artigo usa a palavra "crime" referindo-se à eutanásia, mas suaviza-a de várias formas. O criminoso não é tão culpado, pois agiu por "compaixão". Além disso foi o doente quem pediu que ele o matasse. A intenção foi "boa": abreviar um sofrimento físico insuportável. E há ainda uma boa "razão": a gravidade da doença.

EUTANÁSIA X BIOÉTICA Platão e Plínio eram a favor do alivio aos enfermos com quadros irreversíveis. Aristóteles, Pitágoras e Epicuro, ao contrário, condenavam tal prática. Hipócrates, que em seu juramento declarou: "eu não darei qualquer droga fatal a uma pessoa, se me for solicitado, nem sugerirei o uso de qualquer uma deste tipo".

A eutanásia dos tipos eugênica e econômica sempre foi largamente aceita e praticada na humanidade, antes mesmo de se falar propriamente em eutanásia, cuja origem do vocábulo provém da língua grega. A eutanásia dos tipos eugênica e econômica sempre foi largamente aceita e praticada na humanidade, antes mesmo de se falar propriamente em eutanásia, cuja origem do vocábulo provém da língua grega. A eutanásia eugênica, também chamada de selecionadora, visa a eliminação de recém- nascidos degenerados e de enfermos portadores de doenças contagiosas, onde o objetivo é preservar a raça humana de graves problemas biológicos. No que diz respeito ao segundo tipo, ou seja, eutanásia eliminadora ou econômica, quer significar a morte imposta a seres inúteis, imprestáveis, velhos, aleijados etc A eutanásia eugênica, também chamada de selecionadora, visa a eliminação de recém- nascidos degenerados e de enfermos portadores de doenças contagiosas, onde o objetivo é preservar a raça humana de graves problemas biológicos. No que diz respeito ao segundo tipo, ou seja, eutanásia eliminadora ou econômica, quer significar a morte imposta a seres inúteis, imprestáveis, velhos, aleijados etc