A associação garante a igualdade na diversidade e defende os direitos das pessoas com deficiência, acredita que a defesa de direitos dos deficientes visuais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Criminalização da Transmissão do HIV como Forma de Estigma e Discriminação Veriano Terto Jr. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA.
Quais são os nossos objetivos?
EIXOS NORTEADORES.
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Estatuto da Criança e do Adolescente
Programa de Ética e Cidadania
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Lerparaver.com
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
O Professor de Educação Física e os
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Núcleo de Promoção da Saúde Dia 6 de abril de 2009.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
CAOP-Consumidor (MPPE)
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Educacional Especializado Deficiência Visual
CAOP-Consumidor (MPPE)
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Cidade Educadora, Cidade Saudável
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Ação das entidades que promovem integração ao mercado de trabalho
Orientação & Mobilidade
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
“La discriminación por etnia o raza”
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Projeto de saúde e qualidade de vida
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Nura Slides. Nura Slides olhos atentos para muitos. Nura Slides “CÃO - GUIA” : olhos atentos para muitos. O que é um “Cão - Guia”? Os Cães-Guia de.
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Equipe: Italo Boss Breno Ribeiro José Maria Gabriel Pinheiro.
Acessibilidade dos portadores de deficiência motora
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
CICLO DE SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE CISED III PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO NA SEGURANÇA PÚBLICA Belo Horizonte, abril de 2009.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, 24 outubro 2013 Entidades Organizadoras:
Filosofias Educacionais para Surdos
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Prof.º Armando Alves Júnior. CAPÍTULO III – Da Educação, da Cultura e do Desporto SEÇÃO III - Do Desporto Art É dever do Estado fomentar práticas.
Tema central e eixos temáticos
Constituição de Grêmios Estudantis
Turismo e Acessibilidade
1) ACOLHIDA LITERÁRIA (poema, conto, texto literário)
Morro do Urubu Mapeamento de Risco Socioambiental Guiado Pela Juventude.
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Currículo e diversidade
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
A construção da Cidadania Europeia
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

A associação garante a igualdade na diversidade e defende os direitos das pessoas com deficiência, acredita que a defesa de direitos dos deficientes visuais é uma forma de mobilização social e que é importante manter relação direta com os instrumentos que podem garanti-los sempre que esses direitos sejam violados ou ameaçados.

A visita a Associação Baiana de Cegos foi muito significativa, pois fui muito bem recebida, a instituição possui uma excelente estrutura para receber os deficientes visuais, incentiva as práticas culturais, debates, seminários e eventos esportivos; de estímulo a criação de imprensa Braille, biblioteca especializada com todos os recursos, e clube de leitura; de promoção da participação das famílias das pessoas com deficiência visual, bem como da comunidade em geral, nas atividades em prol dos mesmos, entre outras atividades que atinjam ao objetivo proposto, considerando-se o respeito às pessoas, a justiça Social, o exercício da democracia e a cidadania.

Chama-se via táctil. Esse é um importante equipamento para mobilidade dos cegos. É uma adaptação feita na calçada, que serve como guia para os deficientes visuais Teoricamente. Na prática, além da falta de manutenção da pista, seus usuários convivem com alguns obstáculos para serem transpostos durante as caminhadas; carros e motos estacionado sobre a calçada, escadas de pintores e eletricistas, tabuleiros de ambulantes e sacos de lixo são os mais comuns.

O desrespeito aos direitos humanos da pessoa com deficiência é uma realidade provocado pela discriminação, causada pelo preconceito e pelo desconhecimento. Levando em conta as limitações inerentes as deficiências e as limitações impostas pelo preconceito e pela sociedade, ambas determina definitivamente a exclusão social.