PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2009 Integrantes: André Uyeda Pedro Henrique Alves Hadek.

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PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2009 Integrantes: André Uyeda Pedro Henrique Alves Hadek Saphyra Vânia Marina Amaro Wilson Antônio Silva de Faria Professor: Romero Tori Co-orientador: Valdinei Freire da Silva Engenharia Elétrica – Ênfase Computação Estudo sobre Integração de Mundo Virtual 3D com Ambiente de Ensino a Distância Tidia-AE Objetivo O objetivo deste trabalho é estudar a integração de um ambiente virtual 3D com a o ambiente de ensino a distância Tidia-Ae, utilizando a ferramenta de criação de mundos virtuais 3D Project Wonderland para implementar a interface 3D de acesso ao Tidia-Ae. Para isso, o projeto foi dividido em 3 partes: realização de estudo teórico e prático do Project Wonderland, verificando sua estrutura e seus recursos; elaboração de provas de conceito que permitam avaliar a capacidade de um ambiente virtual 3D de servir como interface 3D para o Tidia-Ae; e implementação das provas de conceito propostas no ambiente virtual 3D Project Wonderland, avaliando os resultados obtidos. Justificativa O ensino à distância apresenta uma grande desvantagem em relação ao ensino presencial tradicional: a sensação da falta da presença física dos envolvidos. Algumas conseqüências dessa desvantagem são a maior dificuldade do professor sentir como está o nível de acompanhamento da sala em relação ao conteúdo dado, a facilidade de dispersão por parte dos alunos e a falta de contato social entre os alunos de uma mesma disciplina. A ideia do uso de uma interface 3D num ambiente de ensino a distância é aumentar a experiência de imersão do usuário no ambiente virtual por meio da utilização de um avatar, que representar a pessoa dentro do mundo virtual. Espera-se que o envolvimento do usuário em um ambiente onde ele e as demais pessoas que o acessam estejam representados seja muito maior, especialmente por permitir a interação entre os usuários, além de oferecer o acesso às ferramentas do sistema de forma gráfica, representada por objetos, em vez de links em uma página. lidades disponíveis no Project Wonderland necessárias para que a integração com determinadas ferramentas do Tidia-Ae fosse possível. Um exemplo é a necessidade de identificar um avatar no mundo virtual, e ter acesso à essa identificação, para que ao fazer a integração com o Chat do Tidia-Ae seja possível identificar quem está na sala, ou a capacidade de exibir imagens de uma apresentação de slides. Resultados A realização desse trabalho propiciou o conhecimento das funcionalidades e estrutura do Project Wonderland, teórica e experimentalmente. Também foi possível a comprovação do potencial de integração da ferramenta através de provas Método O método utilizado para o estudo do potencial de integração do Project Wonderland com o Tidia-Ae foi a verificação da existência de funciona- de conceito, a- bordando as ques- tões de coerência, funcionalidade e integração em comparação a um usuário de um browser 2D. Foram implemen- tadas algumas fer- ramentas próprias do Tidia-Ae no am- biente virtual que comprovam a sua aplicabilidade como solução para a necessidade proposta, e que ressaltam suas vantagens em relação a outra ferramenta de criação de mundos virtuais proposta, o Second Life, que além de proprietário, não permite certas funcionalidades que o primeiro possui.