Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina O sistema alfabético Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Conteúdos curriculares Conceitos: Diferenças entre a escrita e outras formas gráficas Conhecimento das letras e convenções da escrita Conhecimento sobre o sistema de codificação da linguagem escrita (escrita) Conhecimento sobre o sistema de decodificação da linguagem escrita(leitura)
Procedimentos Procedimentos de codificação (leitura): Utilização de critérios quantitativos e qualitativos no uso das letras Relação entre as letras e os sons das palavras Hipóteses ortográficas
Procedimentos de decodificação (leitura): Reconhecimento do próprio nome e outras palavras Utilização da imagem e o contexto como indicadores. Utilização de índices textuais quantitativos para a interpretação do texto Utilização de índices qualitativos (letras) para a interpretação do texto Leitura ajustada ao texto
Desenvolvimento dos Conteúdos Aprende-se a escrever e a ler escrevendo e lendo textos Escrever com letras maiúsculas As letras maiúsculas podem ser diferenciadas e contadas São mais fáceis de escrever
O nome próprio É o primeiro texto que a criança quer reconhecer No nome existe uma variedade de letras É fonte de consulta e uma coleção de recursos para aprender as letras, escrever qualquer outro nome, etc. É um texto significativo para a criança, identifica-a. É a assinatura. É extraordinariamente motivador
Outros textos significativos para aprender o sistema alfabético Títulos, legendas de fotos, anúncios...(a criança está sempre em contato com textos completos e complexos);
As etapas de construção da escrita Hipóteses pré-silábicas; Hipóteses silábicas; Escritas silábico-alfabéticas; Escritas alfabéticas; Hipóteses ortográficas
Hipóteses Pré-Silábica Hipótese da quantidade mínima de letras em cada palavra(duas ou três); Hipótese de variedade nas letras de cada palavra; A quantidade de letras ou tamanho das letras está em função do tamanho dos objetos.
Ex: Pré-Silábica
Hipóteses Silábicas Escreve-se uma letra para cada sílaba; Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
Silábico com valor sonoro
Silábico sem valor sonoro
Escritas Silábico-Alfabéticas Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;
Escrita Alfabética Conhece o valor sonoro de quase todas as letras; Compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba; Escreve como fala.
Escrita Alfabética
Hipóteses Ortográficas Os textos não se fragmentam por palavras; Podem inventar regras ortográficas pessoais. Podem ter idéias pessoais sobre o que é ou não uma palavra: [amaçã] pode ser uma palavra só;
Hipóteses Ortográficas
A CONSTRUÇÃO DA LEITURA A maior diferença entre ler e escrever: - Ao escrever a criança realiza uma produção a partir de seus conhecimentos - Ao ler a criança deve ajustar-se ao pensamento do outro. As teorias sobre a escrita condicionam suas idéia ao ler, por exemplo: - Hipótese da quantidade mínima, hipótese de variedade, dentre outros
Reconhecimento de palavras significativas Antes de conhecer letras, pode-se conhecer algumas palavras ou marcas conhecidas como Coca-Cola e em seguida poderá reconhecer outras palavras, como o nome próprio. Interpretação exclusivamente a partir da imagem A presença de ilustrações acompanhando o texto permite avançar hipóteses sobre o que diz o texto
Interpretação a partir de indicadores quantitativos A criança ao ler um texto com imagem presta atenção às características do texto, como quantos segmentos aparecem e como uns são longos em relação a outros Interpretação a partir de indicadores qualitativos Quando a criança conhece mais elementos do sistema alfabético pode-se ajustar mais ao texto como: a relação entre a quantidade de letras e o significado, etc.
Leitura ajustada ao texto Neste processo o aluno vai descobrindo o processo de leitura, a correspondência entre as letras escritas e os sons que compõem a linguagem
Aprender: conflito e mudanças cognitivas A mudança conceitual, de uma etapa a outra, é um processo mais ou menos longo Uma criança na fase silábica poderá escrever AEA para MALETA e PLANETA Descobrirá outras possibilidades de escrever uma sílaba, por exemplo, MA pode ser A ou M
Surgem muitas formas de escrever qualquer coisa Surgem muitas formas de escrever qualquer coisa. Os professores devem criar situações que obriguem as crianças a pensarem, podem ajudá-las, mostrar-lhes procedimentos, mas não forçá-las com uma alternativa de exercícios específicos
Tipos de Atividades e aspectos a serem observados Diferenciação entre letras, desenhos, números ... Escrita e reconhecimento do próprio nome Escrita coletiva de palavras e textos Completar a escrita de palavras
Confeccionar palavras com letras móveis, carimbos, máquinas de escrever, computadores ... Interpretação da própria escrita Interpretação de textos com imagem Leitura de textos memorizados Interpretação de textos a partir de: Tarefas de completar a leitura, de escolha e de resolução de problemas