Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Como fazer um cartaz Biblioteca Escolar.
CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Resumo.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
O direito de se alfabetizar na escola
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Caderno Interfaces Curriculares
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Reading and the Communication Process
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
A TEORIA QUE TRANSFORMA A PRÁTICA
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Livro: Estratégias de leitura
Os conceitos de alfabetização
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Profa. Cristina Araújo de Farias
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Alfabetização Níveis da escrita.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
RINOCERONTE GIRAFA GANSO CÃO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Resumo.
Ano 2 Unidade 1.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
Etapas de uma sequência didática
Prefeitura de Pedro do Rosário Secretaria Municipal de Educação
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
Agrupamentos produtivos
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PROFª. Leila de Souza Ganem
Análise das hipóteses de escrita
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Domínio da Leitura e Escrita
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Resumo.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
Transcrição da apresentação:

Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina O sistema alfabético Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina

Conteúdos curriculares Conceitos: Diferenças entre a escrita e outras formas gráficas Conhecimento das letras e convenções da escrita Conhecimento sobre o sistema de codificação da linguagem escrita (escrita) Conhecimento sobre o sistema de decodificação da linguagem escrita(leitura)

Procedimentos Procedimentos de codificação (leitura): Utilização de critérios quantitativos e qualitativos no uso das letras Relação entre as letras e os sons das palavras Hipóteses ortográficas

Procedimentos de decodificação (leitura): Reconhecimento do próprio nome e outras palavras Utilização da imagem e o contexto como indicadores. Utilização de índices textuais quantitativos para a interpretação do texto Utilização de índices qualitativos (letras) para a interpretação do texto Leitura ajustada ao texto

Desenvolvimento dos Conteúdos Aprende-se a escrever e a ler escrevendo e lendo textos Escrever com letras maiúsculas As letras maiúsculas podem ser diferenciadas e contadas São mais fáceis de escrever

O nome próprio É o primeiro texto que a criança quer reconhecer No nome existe uma variedade de letras É fonte de consulta e uma coleção de recursos para aprender as letras, escrever qualquer outro nome, etc. É um texto significativo para a criança, identifica-a. É a assinatura. É extraordinariamente motivador

Outros textos significativos para aprender o sistema alfabético Títulos, legendas de fotos, anúncios...(a criança está sempre em contato com textos completos e complexos);

As etapas de construção da escrita Hipóteses pré-silábicas; Hipóteses silábicas; Escritas silábico-alfabéticas; Escritas alfabéticas; Hipóteses ortográficas

Hipóteses Pré-Silábica Hipótese da quantidade mínima de letras em cada palavra(duas ou três); Hipótese de variedade nas letras de cada palavra; A quantidade de letras ou tamanho das letras está em função do tamanho dos objetos.

Ex: Pré-Silábica

Hipóteses Silábicas Escreve-se uma letra para cada sílaba; Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.

Silábico com valor sonoro

Silábico sem valor sonoro

Escritas Silábico-Alfabéticas Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;

Escrita Alfabética Conhece o valor sonoro de quase todas as letras; Compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba; Escreve como fala.

Escrita Alfabética

Hipóteses Ortográficas Os textos não se fragmentam por palavras; Podem inventar regras ortográficas pessoais. Podem ter idéias pessoais sobre o que é ou não uma palavra: [amaçã] pode ser uma palavra só;

Hipóteses Ortográficas

A CONSTRUÇÃO DA LEITURA A maior diferença entre ler e escrever: - Ao escrever a criança realiza uma produção a partir de seus conhecimentos - Ao ler a criança deve ajustar-se ao pensamento do outro. As teorias sobre a escrita condicionam suas idéia ao ler, por exemplo: - Hipótese da quantidade mínima, hipótese de variedade, dentre outros

Reconhecimento de palavras significativas Antes de conhecer letras, pode-se conhecer algumas palavras ou marcas conhecidas como Coca-Cola e em seguida poderá reconhecer outras palavras, como o nome próprio. Interpretação exclusivamente a partir da imagem A presença de ilustrações acompanhando o texto permite avançar hipóteses sobre o que diz o texto

Interpretação a partir de indicadores quantitativos A criança ao ler um texto com imagem presta atenção às características do texto, como quantos segmentos aparecem e como uns são longos em relação a outros Interpretação a partir de indicadores qualitativos Quando a criança conhece mais elementos do sistema alfabético pode-se ajustar mais ao texto como: a relação entre a quantidade de letras e o significado, etc.

Leitura ajustada ao texto Neste processo o aluno vai descobrindo o processo de leitura, a correspondência entre as letras escritas e os sons que compõem a linguagem

Aprender: conflito e mudanças cognitivas A mudança conceitual, de uma etapa a outra, é um processo mais ou menos longo Uma criança na fase silábica poderá escrever AEA para MALETA e PLANETA Descobrirá outras possibilidades de escrever uma sílaba, por exemplo, MA pode ser A ou M

Surgem muitas formas de escrever qualquer coisa Surgem muitas formas de escrever qualquer coisa. Os professores devem criar situações que obriguem as crianças a pensarem, podem ajudá-las, mostrar-lhes procedimentos, mas não forçá-las com uma alternativa de exercícios específicos

Tipos de Atividades e aspectos a serem observados Diferenciação entre letras, desenhos, números ... Escrita e reconhecimento do próprio nome Escrita coletiva de palavras e textos Completar a escrita de palavras

Confeccionar palavras com letras móveis, carimbos, máquinas de escrever, computadores ... Interpretação da própria escrita Interpretação de textos com imagem Leitura de textos memorizados Interpretação de textos a partir de: Tarefas de completar a leitura, de escolha e de resolução de problemas