INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA: REFERÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO ESCOLAR – PDE 2008 TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA O objeto de.
Advertisements

Elaboração de Projeto de Pesquisa
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
TRABALHOS ACADÊMICOS: citações e referências
ELIZABETH TEIXEIRA Amanda Martins Bastos Elizabeth Gomes da Rocha
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
GAME-ARTE Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais
Investigação Qualitativa
METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Organização Curricular da Escola
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
TEORIAS E ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
Sensibilização no IF-SC
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ÁLBUM DAS DIRETORAS DA EEAN/UFRJ 1986 – 2004
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
26/9/2014www.adesgcascavel.com.br / METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / UNIPAN 1.
Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio
METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / FAMIPAR
Acadêmicas: Bruna Daniela Kalschne, Francieli Selzler
Professor Profissional
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
Faculdade de Educação de Costa Rica
Apresentaçao.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Troca de saberes entre a escola e a comunidade: uma análise da Escola Estadual Professor Itan Pereira em Campina Grande-PB Autores: Noemia Dayana de Oliveira,
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas Redes de Ensino Público do Município de Tubarão – SC. Ciências Humanas Luiz Alberto.
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Pesquisa Documental Disciplina: Pesquisa Educacional: Abordagens Qualitativas e Quantitativas. Docente responsável: Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna.
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Categorização das Pesquisas
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Áreas Técnico Científicas de Ciências Sociais e Humanas e de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática Questionário de Perceções Académicas: Uma Revisão.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Recife
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado em Ciências da Saúde Professores: Dra. Lucimare Ferraz SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUALITATIVA.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado em Ciências da Saúde Professores: Dra. Lucimare Ferraz SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUALITATIVA.
Observação em pesquisa educacional
REFERÊNCIAS. É o conjunto de obras utilizadas pelo autor na feitura do trabalho, a qual deverá ser disposta ao final do trabalho, em consonância à NBR.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
Normatização ABNT.
Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Rio Claro. Instituto de Biociências - Departamento de.
Transcrição da apresentação:

INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA: REFERÊNCIAS Profa. Dra. Elizabeth Teixeira

Fundamentos da Investigação Qualitativa LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1990. FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2004. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber SAÚDE LEOPARDI, Maria Tereza et al. Metodologia da pesquisa na saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001. MERCADO, F.J. ; BOSI, M.L.M. Pesquisa qualitativa de serviços de saúde. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. POPE, C. ; MAYS, N. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber SAÚDE MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo; Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1992.  VICTORA, Ceres Gomes; KNAUTH, Daniela Riva; HASSEN, Maria de Nazareth Agra. Pesquisa qualitativa em saúde. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber PSICOLOGIA MARTINS, J. & BICUDO, M. A. A Pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: EDUC, 1989. GONZALEZ, R. Pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Pioneira, 2001. ADMINISTRAÇÃO ZOUAIN, D.M.; VIEIRA, M.M.F. Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber EDUCAÇÃO FÍSICA TRIVIÑOS, Augusto N. S.; MOLINA NETO, Vicente. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Sulina, 2004. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ARAUJO, J. DE L.; BORBA, M. de C. Pesquisa qualitativa em educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2004.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber CIÊNCIAS SOCIAIS GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. HAGUETTE, Tereza Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber ENFERMAGEM GAUTHIER, Jacques Henri Maurice et al. Pesquisa em enfermagem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1998. RODRIGUES, Maria S. P. & LEOPARDI, Maria T. O método de análise de conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, 1999. STREUBERT, Helen J. & CARPENTER, Dona R. Pesquisa qualitativa em enfermagem: avançando o imperativo humano. 2. ed. Portugal: Lusociência, 2002.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber EDUCAÇÃO ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. 10.ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Lisboa: Porto Editora, 1994. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003. FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber EDUCAÇÃO LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores Associados;Histedbr; Caçador, SC: UnC, 1999. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas sobre redes de saberes. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Investigação Qualitativa em diferentes campos do saber EDUCAÇÃO BARBIER, René. Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Investigação Qualitativa: Pesquisa Participante e Ação BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. ______. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984. SILVA, M.O. da S. e. Refletindo a pesquisa participante. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1991. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

Tendências Emergentes na Investigação Qualitativa GAUTHIER, Jacques. Sociopoética: encontro entre arte, ciência e democracia na pesquisa em ciências humanas e sociais, enfermagem e educação. Rio de Janeiro: Editora da EEAN-UFRJ, 2001. LEFÉVRE, Fernando; LEFÉVRE, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS, 2003. TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

Investigação Qualitativa: sites http://jarry.sites.uol.com.br Site do Prof. Dr. Roberto Jarry Richardson, do Programa de Mestrado em Educação da UFPB e professor de Metodologia da Pesquisa. O autor refere: “O objetivo desta página é oferecer um espaço para incluir textos que consideremos uma contribuição para a consolidação da pesquisa qualitativa no Brasil. De início incluo três artigos de minha autoria. Por favor, sintam-se a vontade para enviar trabalhos que possam ser incluídos neste espaço (não mais de vinte páginas)”. Como fazer pesquisa ação? Pesquisa participante e pesquisa ação. Pesquisa qualitativa crítica e válida 

Investigação Qualitativa: sites www.ethos.com.br/diferenciais/pesquisaqualitativa.htm Para o Instituto Ethos “a pesquisa qualitativa é particularmente útil como uma ferramenta para determinar o que é importante para os clientes e porque é importante. Esse tipo de pesquisa fornece um processo a partir do qual questões-chave são identificadas e perguntas são formuladas, descobrindo o que importa para os clientes e porquê”. O Ethos é um Instituto de Pesquisa Aplicada voltado para pesquisas de mercado e de opinião.