no nordeste brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A água como guerra do futuro
Advertisements

A ASA é uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida, reúne.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Convivência com o Semiárido. Um olhar para as estratégias de estoque
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Água no planeta Terra Rosanea Maria.
Biomas e Hidrografia.
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
PROGERIRH / PRODHAM.
Rede de Distribuição.
RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO
Programa Usos dos recursos naturais
HIDROLOGIA.
“Plano de Contingência para Minimização dos Impactos pela Seca no Norte de Minas Gerais” 27/04/2012.
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Recursos hídricos Mário matias 5ºa nº14.
Hidrologia – Ciclo Hidrológico EAMB032 ECIV052
ÁGUA.
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Agenda 21: Agricultura Sustentável
Sistemas de Abastecimento de Água:
Prof. Raphael Barbosa Ramos
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Consumo de água Como economizar água.
Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e.
METODOLOGIA PARA SIMULACÃO DOS CENÁRIOS PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRANHAS AÇU Alain M. Bernard P. de Silans Consultor IBI 23/Outubro/2013.
Profa. Dra. Renata Medici
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características gerais
HIDROGRAFIA.
Hidrografia Brasileira
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Profa. Dra. Renata Medici
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
Dinâmica 5 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
HIDROSFERA. HIDROSFERA ÁGUA MAIS ABUNDANTE RECURSO NATURAL DISPONÍVEL NO PLANETA. É CONSIDERADA UM SOLVENTE UNIVERSAL FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
Água a energia da vida.
Subsistema hidrosfera
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Ecossistemas do Nordeste (semiárido)
INTRODUÇÃO TextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTexto extoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoTextoText.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
Recursos hídricos A questão da água.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Brasília, 02 de abril de 2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Wagner Soares Costa Vice-presidente CBHSF.
Brasil. BACIA AMAZÔNICA - Drenagem de quase 7milhões de Km % da superfície do Brasil - - Rio Amazonas – 6570km - - Regime Pluvia-Nival -
1. Por que a ZPE PARNAÍBA? 2 Porque é a ZPE do PIAUÍ ! 3.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Ministério do Meio Ambiente
Sub-regiões do Nordeste
Novas Narrativas no Semiárido Brasileiro.
CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO HÍDRICO DOS ALUVIÕES DO RIO COBRA/PARELHAS-RN E A GESTÃO DO USO DA ÁGUA PELAS COMUNIDADES INTRODUÇÃO A escassez hídrica nas.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
I CICLO DE ESTUDOS EM CONTROLE DE GESTÃO AMBIENTAL TCU Reunião na ANA com Representantes dos Países de Língua Portuguesa – CPLP DALVINO TROCCOLI FRANCA.
Transcrição da apresentação:

no nordeste brasileiro sistemas de adutoras no nordeste brasileiro Marivalda rodrigues 1º Saneamento - Manhã A sustentabilidade e a segurança hídricas são condicionantes ao desenvolvimento econômico e social do País. A seca é noticiada no Nordeste brasileiro desde o povoamento pelos portugueses, há mais de quinhentos anos. No século XVIII, há registros de meio milhão de mortes por fome num único período de estiagem. Ela foi contada pelo escritor alagoano Graciliano Ramos no livro “Vidas Secas”

INTRODUÇÃO A água é uma das substâncias mais abundante no planeta Terra. É fundamental para vida de todas as espécies. O desperdício desse recurso natural causará prejuízo em grandes proporções futuramente Fonte: meioambiente.culturamix.com 15/04/2015 Mari Rodrigues O Nordeste do Brasil situa-se entre as latitudes 1º e 18º 30’ S e as longitudes 34º 30’ e 40º 20’ W e ocupa a área de 1.219.000 km2 , que equivalem a aproximadamente um quinto do território brasileiro A região abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, nos quais vivem 18,5 milhões de pessoas e dos quais 8,6 milhões estão na zona rural (Cirilo et al. 2007).

INTRODUÇÃO Para que o uso dos recursos naturais, particularmente terra, água e vegetação, ocorra de forma sustentável, é necessário que o processo de desenvolvimento aconteça com preservação da capacidade produtiva desses recursos. A problemática dos recursos hídricos nas regiões semiáridas mais habitadas é uma questão crucial para superação dos obstáculos ao desenvolvimento. CIRILO (2007) 15/04/2015 Mari Rodrigues O clima da porção semiárida é caracterizado por um regime de chuvas fortemente concentrado em quatro meses (fevereiro-maio) e uma grande variabilidade interanual. As fortes secas que flagelam a região sempre moldaram o comportamento das populações e foram preponderantes para a formulação de políticas públicas regionais. O Nordeste semiárido é uma região pobre em volume de escoamento de água dos rios. Essa situação pode ser explicada em função da variabilidade temporal das precipitações e das características geológicas dominantes, onde há predominância de solos rasos baseados sobre rochas cristalinas e, consequentemente, baixas trocas de água entre o rio e o solo adjacente. A potencialidade hídrica superficial é representada pela vazão média de longo período em uma seção de rio. Trata-se de um indicador importante, pois possibilita uma primeira avaliação da carência ou abundância de recursos hídricos de forma especializada numa dada região.

O que é uma adutora Adutoras são canalizações dos sistemas de abastecimento de água que conduzem a água para as unidades que precedem a rede de distribuição. Dependendo do sistema há casos em que partem ramificações da adutora principal (subadutoras) para levar água a outros pontos do sistema. 15/04/2015 Mari Rodrigues Uma adutora é uma estrutura que faz parte da rede de abastecimento de água, tem o objetivo de transportar água que esteja em um reservatório até ao local onde vai ocorrer o seu tratamento. Também pode fazer o transporte da água entre dois reservatórios, que vão abastecer um determinado lugar. Adutora do Agreste é um conjunto de tubos que faz o transporte de água, que tem início em Arcoverde e abastecerá 68 municípios com água do São Francisco. A sua construção começou em 2013 e quando terminar, terá aproximadamente 1.300 quilômetros de extensão e beneficiará cerca de 2 milhões de pessoas. Será um dos maiores sistemas integrados de abastecimento de água do mundo.

classificação de acordo com a energia de movimentação do líquido: gravidade, recalque e mista; de acordo com o modo de escoamento do líquido: livre, forçada e mista; de acordo com a natureza da água: bruta e tratada www.oestadoce.com.br 15/04/2015 Mari Rodrigues ADUTORAS POR GRAVIDADE: transportam a água de um ponto mais elevado para uma cota mais baixa. Pode ser feita: Conduto Forçado: nos quais a pressão interna é diferente da pressão atmosférica. Nesse tipo de conduto, as seções transversais são sempre fechadas e o fluido circulante as enche completamente. O movimento pode se efetuar em qualquer sentido do conduto. Conduto livre: O líquido escoante apresenta superfície livre, na qual atua a pressão atmosférica. ADUTORA POR RECALQUE: transporta água de um ponto mais baixo para um ponto mais alto, através das estações elevatórias. Pode ser: Recalque simples: 01 estação elevatória Recalque duplo: 02 estações elevatórias ADUTORA MISTA : As adutoras mistas se compõem de trecho por recalque e por gravidade

ADUTORAS DO NORDESTE - PAJEÚ Bacia do Rio Pajeú com os efluente principais e munícipios pertencentes Vídeo: Adutora do Pajeú leva água do rio São Francisco ao sertão nordestino A bacia hidrográfica do Pajeú possui 86,3% da sua extensa área de 16.838km2 (a maior bacia do Estado) representada por rochas cristalinas 15/04/2015 Mari Rodrigues O Pajeú está localizado no Sertão de Pernambuco, em área de 10.828 km2, que representa 8,78% do território estadual e com população de aproximadamente 300.000 pessoas. O nome da região vem do nome do seu rio, que era chamado pelos índios de “Payaú”, ou “rio do pajé” O rio Pajeú nasce na serra do Balanço, em Brejinho, a uma altitude de 800m já nos limites com a Paraíba, e deságua no lago de Itaparica, formado pela barragem do São Francisco, depois de percorrer uma extensão de aproximadamente 353 km. O Pajeú tem 3,5% da população do Estado e o seu PIB representa apenas 1,8% do PIB Estadual Finalidade: Abastecer as populações de uma extensa área do sertão de Pernambuco e da Paraíba, no vale do rio Pajeú Localidades abastecidas: 23 municípios em Pernambuco e 7 municípios na Paraíba

REFERÊNCIA Cirilo, J.A. 2008. Políticas públicas de recursos hídricos para o semi-árido brasileiro. Universidade de São Paulo, São Paulo. Vol. 63: 61-82. ANA – Agência Nacional de Águas. Atlas Nordeste – Abastecimento urbano de água. Brasília, DF, 2005. BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. Brasília, DF, 2000. 10v. CIRILO, J. A. et al. Soluções para o suprimento de água de comunidades rurais difusas no semi-árido brasileiro. Avaliação de Barragens Subterrâneas. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, p.5-24, 2003. SITES CONSULTADOS http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_abastecimento_de_%C3%A1gua; http://www.brasilescola.com/geografia/ciclo-agua.htm; http://www.sanesul.ms.gov.br/conteudos. 15/04/2015 Mari Rodrigues

"A VIDA SEM LUTA É UM MAR MORTO NO CENTRO DA ORGANIZAÇÃO DO UNIVERSO" pensamento "A VIDA SEM LUTA É UM MAR MORTO NO CENTRO DA ORGANIZAÇÃO DO UNIVERSO" 15/04/2015 Mari Rodrigues

Agradecimento Obrigado! Obrigado! Agradeço a Deus por ter me dado a família e os amigos como bênçãos em minha vida Obrigado! Obrigado! 15/04/2015 Mari Rodrigues