INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia Internacional I
Advertisements

Política comercial.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Macroeconomia Aula 2.
AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Vantagem Absoluta e Comparativa
Barreiras Não Tarifárias
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Comércio Internacional
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
AGREGADOS MACROECONÔMICOS E IDENTIDADES CONTÁBEIS
O NOVO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Sistema de Contas Nacionais SCN
Instrumentos de Política Macroeconômica
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
GATT - ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Ajuda no Equilíbrio na Balança de Pagamentos;  Arrecadação de Impostos  Ajuda a Indústria Nacional  Gera renda e emprego.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO EQUILÍBRIO DE MERCADO
Contabilidade Nacional
Análise de Mercados Competitivos
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
O Setor Externo da Economia
INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
Concorrência Perfeita
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Aplicação: Os Custos da Tributação
Assuntos preliminares
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Introdução à Macroeconomia
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
Política Brasileira de Comércio Exterior
INTCEX 8 - FUNDAMENTOS EM COMEX.
Mecanismos das Instituições Financeiras
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Política Comercial 1.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
FUNDAMENTO COMÉRCIO EXTERIOR Órgãos Reguladores 1.1.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
BARREIRAS PARA O LIVRE COMERCIO
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Objetivos e Instrumentos
FATORES DETERMINANTES
Transcrição da apresentação:

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL Qual deveria ser a política comercial das nações? Os Estados Unidos, por exemplo, deveria utilizar uma tarifa ou uma cota de importação para proteger sua indústria automobilística da concorrência japonesa e sul-coreana? Quem se beneficiará e quem perderá com uma cota de importação?

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL Tarifa – a mais simples das políticas comerciais, é um imposto cobrado quando um bem é importado; As tarifas específicas são cobradas um valor fixo para cada unidade importada; Tarifas ad valorem – são cobradas como uma fração percentual do bem importado; O EFEITO DA TARIFA É AUMENTAR O CUSTO DO ENVIO DE BENS PARA UM PAÍS.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL PRODUÇÃO – estímulo à produção interna competidora com importações; EFEITO CONSUMO – redução do nível de consumo do produto importado; EFEITO FISCAL – aumento da arrecadação fiscal derivada do novo imposto sobre importações;

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL EFEITO SOBRE ALOCAÇÃO DE FATORES DE PRODUÇÃO - que tenderão a mover-se em direção aos setores mais protegidos contra concorrência de produtos importados; Efeitos distributivos.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL No início do século XIX, o Reino Unido utilizava tarifas para proteger sua agricultura da concorrência das importações; No final do século XIX, tanto Alemanha como os Estados Unidos protegeram seus setores industriais novos ao impor tarifas sobre as importações de bens manufaturados;

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL Atualmente os governos estão protegendo suas indústrias domésticas por meio de uma diversidade de Barreiras não tarifárias : Cotas de Importação; Restrições à exportação;

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL BARREIRA NÃO-TARIFÁRIAS Normas internas que regulamentam aspectos fitossanitários; Financiamentos de equipamentos nacionais; Aquisição de material militar;

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL CUSTOS E BENEFÍCIOS DAS TARIFAS As tarifas elevam o preço de um bem no país importador; Os produtores ganham no país importador e perdem no país exportador. Os consumidores perdem no país importador e ganham no país exportador.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL CUSTOS E BENEFÍCIOS DAS COTAS Uma cota de importação é uma restrição direta sobre a quantidade de algum bem que pode ser importado; UMA COTA DE IMPORTAÇÃO SEMPRE ELEVA O PREÇO DOMÉSTICO DO BEM IMPORTADO.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL SUBSÍDIOS À EXPORTAÇÃO Um subsídio à exportação é um pagamento a uma firma ou individuo que envia um bem para o exterior. Os efeitos dos subsídios à exportação sobre os preços são exatamente o inverso dos ocasionados pelas tarifas; O PREÇO NO PAÍS EXPORTADOR AUMENTA, O PREÇO NO PAÍS IMPORTADOR CAI.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL SUBSÍDIO Todos os estímulos dados para aumentar a oferta de produtos exportáveis; A idéia de subsídio envolve uma transferência de renda real das sociedade a um setor selecionado, no caso o exportador.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL OS INCENTIVOS AS EXPORTAÇÕES O apoio à realização de feiras internacionais; A isenção de impostos sobre interna de mercadorias; Criação de agencias no exterior para apoio logístico aos exportadores nacional.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL O GOVERNO TEM UM GANHO NA RECEITA. RESUMO Os custos e benefícios das tarifas ou de outra política comercial podem ser quantificados por meio dos conceitos de excedentes do consumidor e excedente do produtor. Os produtores doméstico de um bem ganham; Os consumidores domésticos perdem; O GOVERNO TEM UM GANHO NA RECEITA.