Filosofia Clássica Sócrates (470 – 399 a.C.)

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Transcrição da apresentação:

Filosofia Clássica Sócrates (470 – 399 a.C.) Desloca a filosofia da cosmologia para a antropologia Racionalismo ético (conhecer o bem) Alma = razão (racionalidade) Autodomínio/autocrítica Imortal Maiêutica Ironia Abandono da opinião (doxa)

F G P Platão ( 427 – 347 a.C.) aluno de Sócrates Teoria do conhecimento Política Ética Racionalismo ético Racional F G P Governo Irascível Defesa Corpo Alma Concupiscente Produção Mau Boa M. Inteligível Contra a democracia Alma Defende a sofocracia Busca pelo bem da alma (razão) M. Sensível Educação estatal Ilusões sensoriais Formas perfeitas

Estética Arte está ligada com a ética A arte é ruim, pois afasta o home da verdade Cópia da cópia Fornece maus exemplos éticos Estimulam a passionalidade

Antropologia Homem Corpo Alma Raiz do mal Racionalidade Fonte da paixões Sabedoria Ignorância Bem Mutável Incorruptível Corruptível

Psicologia Alma Concupiscível Racional Irascível Cabeça Estômago Tórax Desejo Emoção Conhecimento

Aristóteles ( 384 – 322 a.C.) aluno de Platão Três formas de conhecimento Teoréticas Poiéticas Práticas Lógica Estética Ética Metafísica Política Psicologia Crítica ao platonismo (idealismo) Teoria do conhecimento (Não há nada no intelecto que não tenha passado pelos sentidos) Sentidos – memória – experiência – técnica – teoria

Estudo do ser e da realidade Metafísica Estudo do ser e da realidade Resolve a contradição entre Parmênides e Heráclito Substância = o que torna o ser o que ele é Acidente = causa exterior ao ser Ato = ser em si Potência = possibilidade de vir a ser Matéria = do que é feito Forma = a for que possui.

Causas Material Do que é feito? Formal Que forma possui? Eficiente Quem fez? Final Para que serve?

Não existe fora do corpo Psicologia Estudo da alma Não é material, mas só existe na matéria Alma Não existe fora do corpo Princípio racional e vital do corpo Estética Resultado da arte Tecné Ténica, produção Mímesis Função pedagógica Poiésis Música, poesia

Política “O homem é um animal político” possui necessidade de viver em sociedade O Estado é originado na família – aldeia – comunidades Proporcionar uma vida boa Defesa da propriedade privada Regimes justos e degenerados Visam o bem geral Visam o bem individual

Ética Estudo das ações humanas Qual é a melhor maneira de agir? Teleológica Possui uma finalidade Felicidade Viver de acordo com sua natureza Praticar a virtude Racionalidade Meio entre extremos Vida contemplativa