O Tema Nada menos que 13 mil pessoas moram nas ruas de São Paulo, a cidade mais rica do país. Esse número só tem aumentado, apesar dos índices de crescimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia Científica
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pergunta: O desaparecimento das Ilhas Maldivas pode ser um sinal do fim do mundo?
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Qual o papel do Estado, da sociedade e, em particular, de cada um de nós na reinserção social dos indivíduos dependentes de drogas?
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Ciência e Conhecimento científico
Quais são as principais teorias sobre o fim do mundo?
Prof. Alan Rodrigo Antunes
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Comportamento Ético Equipe: Edilene Cordeiro Eulalia Reis
INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.
Arquidiocese de Brasília
Sociologia e sociologia e senso comum
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Formulação de problemas
Iniciação Científica º Série/EM.
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
AULA 1 – CONCEITOS EM SAÚDE MENTAL
Deficiência Mental Leve
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
REVIVER OBRAS SOCIAIS.
Conceitos e Modalidades
Projeto Eleições 2010 Projeto Eleições 2010 Propostas 8ª B Ação Interdisciplinar – Informática Educativa e Língua Portuguesa.
PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
CIDADANIA O QUE É SER CIDADÃO?.
O Projeto de Pesquisa.
PCN Ciências Ensino Fundamental II Quarto Ciclo
Professor Douglas colaboração Prof. Olschowsky Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte PROJETO.
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde Disciplina: Pesquisa em saúde O PROJETO DE PESQUISA Prof. Lucimare Ferraz.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
EXPERIÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB Albanira Duarte Dias Araújo 1 ; Maria Aparecida da Silva Barbosa.
Economia Popular Solidária
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
Projeto “Driblando a Tuberculose”. Em 1993 OMS declarou Tuberculose Emergência Mundial.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Reintegração Social à população em situação de rua.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Faro, 19 de setembro de Um país Um parlamento Direito à Educação Direito à Habitação Direito à Segurança Social e Assistência Direito a Cuidados.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

O Tema Nada menos que 13 mil pessoas moram nas ruas de São Paulo, a cidade mais rica do país. Esse número só tem aumentado, apesar dos índices de crescimento da economia. Em 2000, eram 8.700, um aumento de 50% em menos de uma década.

Por quê? As ciências sociais, em diversos estudos, apontam explicações para o problema. No entanto, o caráter científico desses estudos não é acessível ao cidadão comum. Sem compreender, a atitude social, em geral, é a de desprezar ou ignorar, fazendo de conta que o problema não existe.

O livro-reportagem O livro-reportagem é um ótimo formato para fazer o que as ciências sociais não conseguem, por sua natureza científica: 1 – Explicar de forma didática uma questão incompreendida por quem tem uma casa para morar 2 – Sensibilizar o cidadão para o problema

O Problema O livro-reportagem pretende responder as seguintes perguntas: Como e por que tantas pessoas vão parar nas ruas? Por que muitos permanecem e não conseguem mais sair?

A hipótese A meta do livro é comprovar ou desmentir a hipótese do senso comum na sociedade, segundo a qual os moradores de rua: 1 – Estão sempre a um passo da criminalidade; 2 – Não têm recuperação uma vez lançados à rua; 3 – São anti-sociais porque preferem a liberdade da rua às regras da sociedade

Metodologia A metodologia do livro-reportagem é a mais elementar do jornalismo: Observação: visitas constantes e acompanhamento do dia a dia da vida na rua Entrevistas: com moradores de rua, assistentes sociais e outras pessoas ligadas ao tema, inclusive cidadãos Pesquisa: livros e estudos que abordam o tema

Síntese O livro-reportagem terá os personagens como espinha-dorsal, cuja rotina, 24 horas por dia, será descrita. Isso significa descrever o universo em que vivem de seu ponto de vista: a ajuda que recebem, a comida que comem, as doenças que sofrem, o tratamento que recebem, as pessoas com quem convivem, os sonhos que sonham. O embasamento teórico e dados concretos de políticas sociais e estudos sociológicos dará sustentação ao tema

Justificativa Social “Todo comunicólogo, tem o dever e a obrigação de dar voz para os sem voz.”( Kovach, Bill e Rosentiel,Tom - Elementos do Jornalismo 2ª, 2004 ). É grave o problema da pobreza e exclusão social no país A questão sociológica é outro ponto de vista, visível como análise mais fundamentada da questão. Há uma multidão de pessoas que necessitam de assistência imediata e de abertura de caminhos que os levem de volta para a inclusão na cidadania

Justificativa Pessoal Contribuir, humildemente, para: Usar o jornalismo como ferramenta de promoção social Ajudar a conscientizar os cidadão por meio do jornalismo Evoluir como ser humano, sensível às questões sociais

Referência Teórica Livro -Giorgetti, Camila (1ª 2006).Moradores de Rua, Artigo - Ferreira, Martins Poley Frederico, e Machado, Carrilho Crespo Sulamita (2007). Vidas privadas em espaços públicos, os moradores de rua em Belo Horizonte Artigo - Faria, de Pimenta Aurélio Carlos e, Machado, Fernanda Maria, (2008) “Hipersocialização” e eclipse do sujeito na provisão pública de bens e serviços para a população de rua

Referência Teórica “É isso o que o Projeto Quixote faz, Alimentam e Cuidam da nossa saúde e mente” (Jovens atendidos pelo Quixote) "Vão ficar parados olhando essa gente morrer?" subprefeituras/se/noticias/?p= web/home/noticia.aspx