OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
O QUE SABER.
Ação programada da água e da cultura Decênio Mundial de Ação Água para a Vida Década Brasileira da Água – Dia Mundial da Água – ONU/UNESCO.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Instituição: Escola Estadual Dr. Martinho Marques
Arte e representação.
Educação no contexto do Trabalho
Currículo /Educação Física
O que é Arte Professor Cristovão de Maria.
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
INDÚSTRIA CULTURAL.
O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil.
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. - CONHECIMENTO ESTÉTICO - CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (p. 52)
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
Faculdade de Produção Cênica
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Referencias Curriculares Nacionais
Módulo 4- Design Multimédia
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
Metodologia do Ensino de Arte
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
História nas atuais propostas curriculares
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Arte e Educação. Encontros: 16/05 20/06 Avaliações:
A forma de imortalizar a inteligência humana
Nome: Carolina, Jaine Turma: 2A
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Linguagens Artísticas
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
ARTE DIGITAL.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.

Disciplina de Arte.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
A arte e a interdisciplinaridade
Componente Curricular Arte
Introdução à semiótica / semiologia Prof. Marcel Matias.
ARTE ISLÂMICA.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
Transcrição da apresentação:

OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos que colaboram para a formação do cidadão, buscando igualdade de participação e compreensão sobre a produção nacional e internacional de arte. A seleção e a ordenação de conteúdos gerais de Arte têm como pressupostos a clarificação de alguns critérios, que também encaminham a elaboração dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança e, no conjunto, procuram promover a formação artística e estética do aprendiz e a sua participação na sociedade.

ARTES VISUAIS As artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance).

DANÇA

A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem.

Toda ação humana envolve a atividade corporal Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.

MÚSICA

A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.

TEATRO

O teatro como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para o espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestando a necessidade de expressão e comunicação.