Tópicos Profa. Viviane Salazar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Advertisements

Sistema de Administração Hoteleira
Tópicos Administração Hoteleira Profa. Viviane Salazar
O que é Conta EBTA ? É um sistema de pagamento centralizado, destinado exclusivamente à compra de passagens aéreas. Permite concentrar, em um.
APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
Etiqueta no trabalho: Uma postura profissional correta facilita o trato com clientes e melhora o relacionamento entre colegas e gestores. Fonte: consultores.
Telemarketing.
APSOO Aula 03.
KS Consulting Palestrante: Odair Ricci
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
PAGAMENTO DE FGTS NA REDE DE CASAS LOTÉRICAS
RECADASTRAMENTO Divisão de Gestão de Tempo
Sistema de Controle de Motel
Sistema para Gerenciamento Hoteleiro
Controle geral para comércio
SIGES Gestão da Saúde Pública.
FASES DO EXERCÍCIO 1ª FASE : Seleção da edificação que participará do exercício 2ª FASE: Visita à Edificação para entrega do convite de participação. 3ª.
O que é a Conta Hotel ? A Conta Hotel é um meio de pagamento sob o formato “cartão virtual Amex” que permite aos Clientes Corporativos concentrarem as.
Apresentação resumida
SGI Sistema de Gestão Industrial
Pense bem, pense grande. Pense BIG.
QUEM SOMOS Fundada em 1992, a van Rooy Comércio e Informática é uma empresa com grande experiência no desenvolvimento de software para telemarketing ativo,
Confidence Travel Card
CARTÃO CORPORATIVO CREDICARD.
Comunicação com qualidade e economia!
Objetivo Auxiliar na administração de Clínicas, otimizando processos e aumentando qualidade do atendimento.
Qualidade Manter a qualidade do serviço requer políticas, estratégias e a filosofia de melhoria contínua.
Espaços de Restauração
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Ciclo de valor para o cliente
Princípios do SCO.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Conheça o novo SPB Conheça o novo SPB
Padronização do Atendimento ao Cliente
Soluções de automação eficientes.
APRESENTAÇÃO Travel Corporate Card é um instrumento de pagamento e gerenciamento das despesas de viagens de negócios e representação. Pode ser utilizado:
Informatização da Metodologia de Vendas - Maior Produtividade e Lucro
TREINAMENTO NOVO ANFITRIÃO
Cartões Empresarias.
Iniciando o Censo Escolar 2011
Administração Contratual
Conheça as novas ferramentas da área de Gestão de Conhecimento!
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
Gestão Hoteleira Operacionalidade.
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
Secretariado.
A vocação da MOBLINK é desenvolver soluções de tecnologia móvel, auxiliando os vários seguimentos do mercado na comunicação entre a empresa e seus clientes.
Comunicação com controle e baixo custo. Atualizada em 01/11/2009.
PROVISUAL INFORMÁTICA
Agenda, otimize seu atendimento tornando-o rápido e inteligente
O Teltax hotel é a versão orientada para gestão e controlo telefónico de unidades hoteleiras.
Meios de Hospedagem Áreas Alimentos e Hospedagem Bebidas Sociais e
Gestão de defeitos.
Pilares de sustentação d Projeto CDL Gestão:
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
LISTA DE PALAVRAS. ALL INCLUSIVE = Plano de hospedagem onde todos os serviços estão inclusos no valor da diária.
Fluxograma Juliana Borges
Gestão de comunicações Fácil de instalar, fácil de usar Fiabilidade, desempenho e versatilidade Automatismos Recurso a tecnologia avançada para unidades.
Cartão de Crédito Empresarial
Atendimento ao Telefone
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
APRESENTAÇÃO. SER HUMANO Sua vida – Família – diversão - prazer Meio social – trabalho - outros Cursos – conhecimento - Relacionamentos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Transcrição da apresentação:

Tópicos 2011.2 Profa. Viviane Salazar Recepção Tópicos 2011.2 Profa. Viviane Salazar

Introdução A recepção é o cartão de visitas de um hotel.

Localização O hall da recepção deve oferecer uma atmosfera agradável quanto a dimensão, decoração, equipamentos e apresentação da equipe Nunca deve ser supervalorizada e deixar de refletir a realidade do hotel Deve proporcionar ao hóspede conforto, boa impressão, eficiência e ser um ambiente aconchegante de trabalho.

Localização Deve ser facilmente visível desde a entrada principal e permitir a total visualização dos acessos às áreas de hospedagem( corredores e elevadores) O balcão deve ser funcional para garantir ao hóspede conforto e acesso às informações desejadas, e aos funcionários, as condições e os equipamentos necessários à prestação de serviços do mais elevado padrão.

Localização Junto a recepção estão os caixas, os cofres de segurança ( quando estes são coletivos), o depósito de bagagem e as gerências de recepção e hospedagem O espaço em frente ao balcão deve ser dimensionado para acomodar confortavelmente os hóspedes e seus acompanhantes durante o check-in e o check-out

Comportamento e Postura Pelo contato intenso e permanente deve-se sempre ter uma postura profissional zelando pelo cumprimento das normas Zelo pela aparência pessoal Cortesia Discrição absoluta Cooperação Honestidade, lealdade e responsabilidade

Postura Profissional Chamar sempre o hóspede pelo nome Manter-se sempre atualizado e com amplitude de conhecimentos Chamar sempre o hóspede pelo nome Ouvir sempre o hóspede com o máximo de atenção e atender seus pedidos Não usar termos técnicos, gíria de baixo calão ou de intimidade com hóspedes

Postura Profissional Nunca manter conversas particulares durante o horário de trabalho, inclusive os assuntos de trabalho devem ser discutidos com brevidade e em voz baixa. Manter postura adequada.

Postura Profissional A apresentação pessoal deve ser impecável, nunca encostando em mesas e balcões, ou apoiando-se nos colegas e nunca cruzar os braços Tratar sempre os hóspedes com cortesia, amabilidade e calor humano, interessando-se pelos seus problemas, mas sem intimidade

Postura Profissional Deve ter uma aparência saudável, boa educação, clara pronúncia e falar no mínimo 01 idioma estrangeiro. Boa caligrafia, assim como ter conhecimento de informática e saber operar todos os equipamentos existentes na Recepção.

Postura Profissional Ser habilidoso, agradável, paciente, ter bom humor e ao mesmo tempo presteza, agilidade e raciocínio rápido Saber aceitar reclamações e críticas de forma positiva Ter iniciativa, antecipando-se aos problemas dos hóspedes Manter-se atualizado com as O.S. ( Ordem de Serviço)

É na recepção que ocorre o 1º atendimento do hóspede É na recepção que ocorre o 1º atendimento do hóspede. Durante toda a sua permanência no hotel ele interage com a recepção solicitando informações, fazendo reclamações, elogios, e pagando a conta na saída do hotel.

Legislação Registro do hóspede por intermédio da FNRH ( Ficha Nacional de Registro de Hóspede) Fornecimento mensal do BOH ( Boletim de Ocupação Hoteleira) em desuso Cartão de Identificação do Hóspede com nome e período de estada para os hotéis de luxo.

Cronologia da chegada 1ª ETAPA – SAUDAÇÃO Deve visar a satisfação total do hóspede, dando início a conquista de uma visão favorável do hotel 2ª ETAPA – ENTRADA O mensageiro irá auxiliar os hóspedes com a bagagem explicando as características do hotel e da UH

Cronologia da chegada 3ª ETAPA – REGISTRO Check-in – acomodar os hóspedes de forma rápida, eficiente e precisa 4ª ETAPA – TÉRMINO DO PROCESSO O hóspede se dirige aos aposentos.

Como fazer um check-in perfeito? Dar as boas vindas ao hóspede perguntando seu nome para identificação da reserva Solicitar o voucher para localizar a reserva enquanto ele preenche a FNRH Anotar a data de aniversário

Detalhes que não posso esquecer... Check in Oferecer welcome drink e solicitar a opção desejada ao lobby bar No day use, lançar a diária no ato do check in Tratando-se de hóspede VIP é feito express check in (FNRH será preenchida no apto. ou entregue preenchida pela Guest Relations, no caso de VIP/HABITUÉ) Os hóspedes habitués já devem ter a FNRH preenchida previamente pela recepção, restando-lhes apenas assinar e conferir dados

Chegada de Grupos Demanda de um quadro de funcionários maior Ampliação da recepção através de uma mesa posta em separado para atender o grupo. Pré-preparo das chaves/ envelopes de chaves.

Check-out na recepção Quando o Hotel está com alta ocupação o hóspede recebe no dia anterior à sua saída a “carta de check-out” informando que o apartamento deve ser liberado ao meio-dia junto com um extrato de sua conta

Check-out na recepção O hóspede poderá solicitar o seu Check-out pelo telefone, através do Guest Services ou diretamente à Recepção. Mas, só poderemos efetuar o procedimento padrão do check-out com o hóspede no balcão e tendo a certeza de que não há mais ninguém no apartamento Podemos adiantar o lançamento do frigobar da saída perguntando ao próprio hóspede se houve consumo (honor check out) - lançar na conta do hóspede.

Check-out na recepção Solicitar chaves e cartões de identificação Bom momento para identificar se algo deu errado durante a estada do hóspede no hotel A conta deve ser impressa e revisada pelo hóspede Solicitar chaves e cartões de identificação Confirmar a forma de pagamento Perguntar se necessita de auxílio com a bagagem Agradecer e desejar retorno em breve

Check-out por computador O televisor da UH age como terminal de vídeo e os hóspedes podem revisar e decidir efetuar check-out digitando os comandos apropriados Check-out Expresso As contas são previamente impressas de acordo com a data de saída prevista, e são levadas para a UH. O hóspede revisa a exatidão da conta e pode ir embora (cartão de crédito)

Atividades do Caixa O fundo fixo de caixa da Recepção é R$ Este fundo fixo é para uso exclusivo da Recepção e só poderá ser utilizado para outros fins com a autorização da Gerência Todos são responsáveis pela manutenção deste fundo de caixa procurando manter sempre dinheiro trocado Cotação cambial do dia - Caixa Geral,e é responsável pela atualização da tabela da Recepção e registro no Log Book

Atividades do Caixa Ao receber dinheiro destinado a terceiros, devemos lacrar o mesmo em um envelope: momento do recebimento, valor, data, quem entregou e para quem se destina Para se fechar um caixa, deve-se tirar o relatório de ‘Recebimentos e Pagamentos’, conferir os valores, NF e enviá-las com o boleto do cartão recebido e os processos para a auditoria O fundo fixo de caixa é passado de turno para turno

Automação da Recepção Aumenta a eficiência operacional e maximiza a agilidade na execução das tarefas a serem realizadas O sistema informatizado disponibiliza a qualquer momento os seguintes relatórios: 1- situação das Uhs; 2- check-out; 3- relação de reservas de grupo; 3- relação dos hóspedes na casa; 4- extensões; 5- rooming list.

Vocabulário Early Check in: check-in antes do horário habitual – 14h00 Late Check-out : Check-out após o horário habitual – 12h00 Walk-in: Check-in de clientes que chegam sem reserva ao Hotel. Procedimentos idênticos ao de um check-in , só que com muito mais atenção e cuidado uma vez que trata-se de um hóspede totalmente sem garantia Guest Comment: observação por escrito feita pelo hóspede Voucher : documento emitido por uma agência de viagens ou operadora reservando acomodação no hotel Lay over: parada curta (em trânsito), no caso do cancelamento do vôo, tripulação e passageiros vão para um hotel. Log Book: livro de ocorrência. VIP: Very Important Person

TPOH I 2009.1 Profa. Viviane Salazar Telefonia TPOH I 2009.1 Profa. Viviane Salazar

Telefonia Esta subordinado a gerência de hospedagem, e em alguns casos, ao chefe de recepção Deve se localizar próxima a recepção e à portaria social, em espaço confortável e reservado Independente do nível de serviço do hotel deve funcionar 24 horas

Código de Cumunicação Internacional A: Alfa B: Beta C:Charlie D:Delta E: Eco F:Fox G:Golf H: Hotel I: Indian J: Juliet K: kilo L: Lima M: Mike N: November / Nair O: Oscar P: Papa Q: Quebec R: Romeo S: Sierra T: Tango U:União V: Victor W: Whisky X: Xadrez Y: Yankee Z: Zulu

Funções e Tarefas Realização de chamadas. Atualmente o hóspede pode efetuar suas ligações diretamente do aparelho do seu apartamento sem necessitar de ajuda da telefonista. Também compete a telefonista realizar chamdas a pedido dos funcionários.

Funções e Tarefas Recebimento de chamadas. Ligação deve ser atendida prontamente; Identificar o nome do hotel, cumprimentar interlocutore perguntar como pode ajudá-lo; Jamais transferir a ligação diretamente para o setor ou apartamento sem saber se a pessoa deseja receber o chamado. Privacidade do hóspede!!!!!!

Funções e Tarefas Anotação de recados e mensagens Nos hotéis que operam com sistema automático de recados ou que possuem um correio de voz, o hóspede recebe seus recados diretamente na Uh através de um sinal no telefone ou painel.

Funções e Tarefas Serviço de despertar ou Wake up call Este serviço já pode ser programado pelo hóspede diretamente no aparelho telefônico da Uh. Caso o hotel não disponha desta tecnologia, a recepção deve ter um formulário específico para este serviço.

Funções e Tarefas Solicitações especiais Não receber telefonemas durante certo período do dia, não receber igações de certas pessoas.... Anotar no log book.

Débito da chamada telefônica Sistema de tarifador automático A grande maioria dos hotéis atualmente já trabalha com o sistema de tarifação automática. Todos os débitos referentes a chamadas telefônicas são debitadas diretamente na fatura do hóspede. O celular também fez com que a receita de telefonia nos hotéis diminuisse bastante.

Hospitality Service / Guest Service O departamento de telefonia evoluiu e em alguns hotéis é chamado de Hospitality Service ou Guest Service. Funciona como uma central telefônica que concentra todas as ligações do hotel – externas e internas. Evita que os clientes falem com diversas pessoas até “resolver o seu problema”. Geralmente é o número 7 (sete).

Referências Bibliográficas CANDIDO, Indio; VIEIRA, Elenara V. Gestão de Hotéis: técnicas, operações e serviços. Caxias do Sul: Educs,2003. CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade: na perspectiva da gastronomia e da hotelaria. São Paulo: Saraiva, 2005. ISMAIL, Ahmed. Hospedagem: Front Office e Governança. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. VIEIRA, Elenara Vieira de; CÂNDIDO, Índio. Gestão de hotéis: técnicas, operações e serviços. Caxias do Sul: Educs, 2003. POWERS, Tom; BARROWS, Clayton W. Administração no Setor de Hospitalidade. São Paulo: Atlas, 2004. VALLEN, Gary K; VALLEN, Jerome. Check-in - check-out: gestão e prestação de serviços em hotelaria. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman,2002. .