Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bioética – Fundamentos Básicos Projeto de Ensino
Advertisements

Lidando com adolescentes com Câncer Apoio à Equipe Assistencial
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
O QUE É ÉTICA?.
Enfª Eliane Velame Santos
Bioética e Interdisciplinaridade
Envolvimento das pessoas.... envolvimento das pessoas...
ÉTICA PROFISSIONAL.
Introdução a Ética e Bioética
ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS NO CUIDADO
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
NÃO CONSEQÜENCIALISMO
ÉTICA Ηθική.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Um foco na Ética.
Enfª Lorena Picanço de Lima
ÉTICA.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Ética contemporânea.
Ética profissional e aspectos legais
ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS NO CUIDADO
Habilidades em Comunicação V
Tânia Teixeira Carga Horaria: 25 Horas Formador: Miguel Teixeira Data:
Flávio Paranhos PUC Goiás UnB CEP-HC-UFG CONEP
ÉTICA, SUS E JUDICIALIZAÇÃO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Modelo de Excelência em Gestão
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
O CUIDADO DE SI COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA MANUTENÇÃO DOS RESULTADOS ADQUIRIDOS NO PROCESSO DE CORREÇÃO POSTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Autor:Fátima.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Ética profissional.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Relação Terapeuta - Paciente
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
TODO CIDADÃO TEM DIREITO A SER ATENDIDO COM ORDEM E ORGANIZAÇÃO.
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
VISITAS DOMICILIARES EM SAÚDE MENTAL
Currículo Quais são as finalidades do curso?
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
ONCOGENÉTICA e BIOÉTICA José Roberto Goldim
Um foco na Ética.
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
Aula 3. As quatro tendências da bioética
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Conceitos e tendências
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA
ÉTICA E BIOÉTICA PROF. MAÍRA BELO.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
1. Leia atentamente as frases abaixo e descreva, resumidamente, o que está inadequado ou errado: a) A Ética é o estudo do que é justo, adequado, bom e.
PRINCÍPIOS BÁSICOS Princípios Éticos Princípios Políticos
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ATENÇÃO À SAÚDE
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
Bioética e cuidados paleativos na assistência à saúde O conceito de cuidados paleativos a pacientes terminais ficou conhecido a partir da década de 60,
AUDIÊNCIA PÚBLICA CAS Rosylane Rocha Conselheira Federal de Medicina.
“Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
LIBERDADE 26/6/2016www.nilson.pro.br1. QUESTÕES FUNDAMENTAIS 1)Podemos realmente ser livres? 2)Como somos livres, se não podemos fazer tudo o que queremos?
Transcrição da apresentação:

Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Exercícios Parte 3 6. Baseado nos referenciais teóricos da Ética, relacione a primeira coluna com a segunda Princípios Direitos Humanos Virtudes Alteridade 1. ( ) indivíduo 2. ( ) direitos 3. ( ) deveres 4. ( ) outro

Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Exercícios Parte 3 7. Marque abaixo os alicerces fundamentais dos Princípios (baseado no referencial dado na EAD): ( ) Beneficência ( ) Deveres ( ) Justiça ( ) Sociedade ( ) Direito ( ) Respeito a pessoa

Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Exercícios Parte 3 8. Relacione a primeira coluna com a segunda: 2ª Coluna: ( ) Busca estabelecer regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. ( ) Evitar o mal e fazer o bem. ( ) Simplicidade, tolerância, humildade, gratidão e compaixão, são exemplos de________. ( ) É o conjunto de normas para o agir “específico” ou “concreto”. ( ) Efetiva a a interaçãon nos torna pessoas co-responsáveis, estabelecendo uma co-presença ética, onde não há lugar para a neutralidade. ( ) Possibilidade de o paciente poder escolher no seu melhor interesse, livre de pressões externas. ( ) Preservar a confidencialidade do paciente. 1ª Coluna: Beneficiência Virtudes Respeito a Pessoa Bioética Alteridade Direito Justiça Moral

Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Exercícios Parte 3 - continuação 8. Relacione a primeira coluna com a segunda: 2ª Coluna: ( ) Não Discriminação. ( ) Visa a excelência das ações humanas e do auto- aprimoramento e são a base da conduta para a realização dos direitos e princípios. ( ) Cada indivíduo deve ser tratado como um fim em si mesmo, e não apenas como um meio para a satisfação dos interesses de terceiros. ( ) Reflexões éticas com a perspectiva interdisciplinar para compreensão da relação do ser humano com a sociedade, com a sua saúde, com a própria vida. ( ) Garante uma identificação entre pessoas que não se conhecem, mas que utilizam o mesmo referencial moral comum. 1ª Coluna: Beneficiência Virtudes Respeito a Pessoa Bioética Alteridade Direito Justiça Moral