Espírito empreendedor Organizações procuram pessoas com espírito empreendedor: Capazes de conduzí-las; Resolver seus problemas; Gerar novas idéias e caminhos;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Administração de Compras
Ferramentas e sistemas da qualidade
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
NOVA ADMINISTRAÇÃO NOS RECURSOS HUMANOS
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Responsabilidade Profissional
Delegação, centralização e descentralização
Qualidade Total.
O que é uma instituição social?
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Dilemas da burocracia no campo das políticas públicas: neutralidade, competição ou engajamento? Maria Ceci Misoczky.
Disc: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 28
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Um foco na Ética.
Comportamento Organizacional
ÉTICA.
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Ética Profissional em Administração
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Alianças Estratégicas
Aquele que assume riscos e cria algo novo
- Minister (subordinação ou obediência)
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Introdução Ao Marketing
Profª. Selma Maria da Silva
Prof. Msc. Magali de Macedo
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Prof. Msc. Magali de Macedo
Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Empreendedorismo.
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Seminário Avançado - Eletiva A
Planejamento e Responsabilidade Social
Perspectivas futuras da administração
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Um foco na Ética.
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Vendas e Serviços 7/8/2003 Miguel Monteiro
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Processos Administrativos Aula 1
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Estratégias de Marketing
Empreendedorismo como opção de carreira: nós podemos mudar o mundo
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
A Administração do Ambiente de Negócio. Os ambientes empresariais As organizações existem em vários ambientes que influenciam seu funcionamento. A gerência.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Profa. Dra. Josmarí Pirolo
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Transcrição da apresentação:

Espírito empreendedor Organizações procuram pessoas com espírito empreendedor: Capazes de conduzí-las; Resolver seus problemas; Gerar novas idéias e caminhos; Criar novos produtos e serviços; Buscar novos meios de satisfazer ao cliente; Torná-las competitivas frente aos concorrentes.

Espírito empreendedor Habilidade de assumir os fatores de produção humanos, materiais, financeiros, mercadológicos e administrativos e utilizá- los para produzir novos produtos ou serviços cada vez melhores. O empreendedor percebe oportunidades onde as outras pessoas não vêem ou não percebem. Assume a responsabilidade pelos riscos envolvidos

Empreendedor Um dos mais famosos empreendedores – Henry Ford Não inventou nem o automóvel e nem a divisão do trabalho, mas aplicou a divisão do trabalho na produção de carros através da linha de montagem. O empreendedor é diferente do administrador Aquele relaciona-se com a introdução de mudanças na produção, enquanto este relaciona-se com a coordenação do processo de produção

Ética A cultura que predomina na organização influencia o comportamento ético de seus membros. A ética está relacionada com os aspectos morais da atividade e do comportamento das pessoas. A sociedade moderna espera das instituições sociais atividades de acordo com elevados padrões morais. Assim, administradores e funcionários dessas instituições precisam obedecer a padrões de ética e de conduta socialmente responsável.

Ética é o código de moral de uma pessoa ou organização que estabelece os padrões de conduta considerados corretos ou adequados pela sociedade. Comportamento ético é aquele que é aceito como bom e certo, em oposição ao mau e errado. Administradores éticos buscam o sucesso dentro de práticas administrativas consideradas claras e justas.

Sem administradores éticos, a empresa não conseguirá ser competitiva no âmbito nacional ou internacional. (John Akers da IBM) Para ele “ética e competitividade são inseparáveis” Nenhuma sociedade poderá competir durante longo prazo ou ser bem-sucedida com pessoas que procuram enganar umas às outras Pessoas tentando iludir as outras

Com tudo precisando receber confirmação porque não se acredita em ninguém; Com cada pequena discussão terminando em litígios intermináveis; E governos redigindo leis regulatórias para atar as mãos e os pés dos negócios. Nessas condições, é muito difícil ser honesto O sistema de competição deve se basear em valores subjacentes de confiança e em negócios claros.

A corrupção – apresentando-se como uma propina para obter informação privilegiada; Surge de formas e em ocasiões variadas, quase sempre através dos chamados custos de transação que envolvem procedimentos de tipo burocrático e como certidões, licenças, requerimentos, publicações e taxas diversas. Numa economia globalizada, o combate e a eliminação da corrupção tornam-se prioritários, tanto por parte dos governantes, legisladores, judiciário, como da parte dos administradores das empresas.

Terceirização Contratação de terceiros para executar parte ou totalidade de determinadas funções da organização. Trata-se da transferência de atividades de uma organização para outra ou para pessoas que passam a ser fornecedores. Ex.: agências podem terceirizar serviços de publicidade e propaganda Hotel terceirizar serviços de restaurante e lavanderia – atividade fim do hotel é hospedagem, alimentação é complementar.

Justificativas para a terceirização Custo Economias de escala permitem que organizações forneçam determinadas atividades especializadas com custos unitários mais baixos. (ex.: serviço de catering) Qualidade Organizações fornecedoras de atividades especializadas podem fazê-lo de maneira melhor. Organização que pretende realizar todas as coisas ao mesmo tempo jamais faria com qualidade.

Atividades essenciais (core business) Organizações preferem concentrar-se exclusivamente no seu core business, transferindo para outras as atividades não essenciais que estas poderiam fazer melhor e a custos mais baixos. (hotel – produto básico, localização/acomodação confortável, limpa) Livrar carga de supervisão, diminuindo amplitude de atividades diferenciadas. (cia aérea – produto fundamental o avião e seu conforto interno. Outros benefícios: serviço de bordo, segurança, pontualidade)

Riscos da terceirização Organização abre mão do controle que tinha sobre a atividade terceirizada e que antes era internalizada; Fica à merce dos fornecedores externos; O produto ou serviço produzido internamente se transforma em matéria-prima a ser adquirida no mercado fornecedor. Há casos de atividades de departamentos inteiros serem transferidas para terceiros que se tornam fornecedores, a fim de reduzir a especialização horizontal.