PROJETO: INCLUSÃO, DESAFIO DO NOVO MILÊNIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÊS DO MESTIÇO E DO CABOCO Junho de 2009
Advertisements

Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
Engenharia de Produção
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
PROJETO Oficina de Expressão
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Formadora: Andréia Sol
Escola Estadual Senador Filinto Muller
TEMA: colonização de SC
Oficina: Elaboração de Atividades Pedagógicas com uso do PowerPoint
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
O FOLCLORE BRASILEIRO.
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Quem sou eu?.
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 3
IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
O conteúdo.
CAPÍTULO 15 – POPULAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
Regras na Construção de uma Apresentação
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
Clique para editar o formato do texto da estrutura de tópicos – 2.º Nível da estrutura de tópicos 3.º Nível da estrutura de tópicos – 4.º Nível da estrutura.
Trabalhar os aspectos positivos para a
FORMAS GEOMÉTRICAS Círculo Quadrado Triângulo.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
Por que ver a vida em preto e branco
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
GT Formação continuada e mediação cultural COORDENADORA Professora Dra. Rôssi Alves (UFF) Aluna responsável: Mayra Andrade NÚMERO DE PARTICIPANTES: 37.
Claudia Kaline Bandeira Bezerra Orientadora: Yvonne Maggie
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Equipe responsável pela produção
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
ETNIA BRASILEIRA: “MOINHOS DE GASTAR GENTE”
História dos Portugueses no Mundo
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Animais conhecer para cuidar
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
O cinema na vida de cada um
Geografia População brasileira
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro?
Aulas 50 e 51: A formação da população brasileira Os traços étnicos e a cultura do povo brasileiro resultam da complexa mistura entre os índios, negros,
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
PROJETO: INCLUSÃO, DESAFIO DO NOVO MILÊNIO
Transcrição da apresentação:

PROJETO: INCLUSÃO, DESAFIO DO NOVO MILÊNIO

OBJETIVOS: Valorizar as contribuições de diferentes etnias na construção da identidade do povo brasileiro. Relacionar a nossa história com a nossa realidade atual. Estimular o hábito e o gosto pela leitura. Conhecer a própria identidade, origem, hábitos e costumes. Conhecer as políticas públicas de inclusão e proteção aos negros e índios. Gerar não apenas conhecimentos, mas também sentimentos e valores em relação ao padrão étnico e cultural presentes na formação do povo brasileiro.

AULAS PREVISTAS: RECURSOS DIDÁTICOS: Gravuras de revistas, Vídeo, música e outros. AULAS PREVISTAS: Dez aulas

PRIMEIRA AULA: Levar os alunos para o pátio e colocá-los em círculo e apresentar gravuras com imagens de diversas pessoas. Pedir aos alunos que escolham uma gravura e faça comentários livremente. Montagem de um painel.”

SEGUNDA AULA: Trabalhar a música Inclassificáveis com comentários e questionário escrito. Arnaldo Antunes que preto, que branco, que índio o quê? que branco, que índio, que preto o quê? que índio, que preto, que branco o quê? que preto branco índio o quê? branco índio preto o quê? índio preto branco o quê? aqui somos mestiços mulatos cafuzos pardos mamelucos sararás crilourosguaranisseis e judárabes orientupisorientupis ameriquítalos luso nipo caboclos orientupisorientupis iberibárbaros indo ciganagôs somos o que somos inclassificáveis não tem um, tem dois, não tem dois, tem três, não tem lei, tem leis, não tem vez, tem vezes, não tem deus, tem deuses, não há sol a sós aqui somos mestiços mulatos cafuzos pardos tapuias tupinamboclos americarataísyorubárbaros. somos o que somos inclassificáveis que preto, que branco, que índio o quê? que branco, que índio, que preto o quê? que índio, que preto, que branco o quê? não tem um, tem dois, não tem dois, tem três, não tem lei, tem leis, não tem vez, tem vezes, não tem deus, tem deuses, não tem cor, tem cores, egipciganostupinamboclos yorubárbaroscarataís caribocarijósorientapuias mamemulatostropicaburés chibarrosadosmesticigenados oxigenados debaixo do sol

TERCEIRA AULA: Assistir ao vídeo: Diversidade étnico cultural e em dupla fazer uma produção de texto.

QUARTA AULA: Produção de texto coletiva (no quadro)

QUINTA AULA: Proposta de trabalho em grupo: Organização dos grupos e apresentação de livros para-didáticos: ►Como as cabras foram domesticadas ►Os índios do Brasil ►Desastre na mata ►Os meninos que se tornaram estrelas ►De grão em grão ►As noivas das estrelas ►Rio acima mar abaixo ►A descoberta das frutas ►O menino marrom ►Porque o sol anda devagar ►A preferida do rei ►Os meninos morenos

AS DEMAIS AULAS: Apresentação do teatro