Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?

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Transcrição da apresentação:

Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence? LEITOR NÍVEL 1: Alfabetizados, são capazes de reconhecer palavras e frases, apreender-lhes o significado e pronunciá-las em voz alta. Uma parte expressiva deles pode até se dar ao luxo de identificar e corrigir erros gramaticais ou ortográficos daquilo que lêem. LEITOR NÍVEL 2: habilitados para sintetizar o conteúdo do que lê, mesmo quando se trata de assuntos fora de alguma especialização que por acaso possuam. LEITOR NÍVEL 3: capazes de discutir o que lê, mas também de fazê-lo com competência, identificando idéias principais e secundárias, a linha de argumentação usada para expô-las, os pontos fracos e fortes de cada argumento, e, se for o caso, compará-los com os de outras fontes e assim chegar a uma conclusão. O grupo 3 de leitores não apenas assimila informação, mas a processa, avalia e a transforma em conhecimento.

Você precisará de aperfeiçoamento se: chega ao fim de um livro sem conseguir lembrar do início; freqüentemente cochila durante uma leitura mais longa, mesmo quando o assunto interessa; várias vezes compra um livro aparentemente bom para descobrir, depois de quinze páginas, que ele não vale meia pataca; tem dificuldade para resumir as idéias principais do autor, e quando tenta acaba sempre produzindo resumos muito maiores que o desejável; está sempre tendo de queimar os neurônios com livros difíceis de entender, mas obrigatórios para um curso, trabalho ou aula; toda vez que vê um colega falar sobre uma leitura que você também fez, acaba se perguntando, "Como é que eu não vi isso?"...

Um diagnóstico triste: Muitos alunos que chegam à universidade podem ler e apreciar um texto simples de ficção. Mas colocando-os diante de um ensaio escrito com certo rigor, diante de um argumento exposto de forma concisa e cuidadosa, ou uma passagem que exige alguma reflexão crítica, e eles, muitas vezes, se vêem em dificuldades. Já foi demonstrado que o estudante médio revela uma incapacidade surpreendente de indicar qual é o ponto central de um texto, ou os níveis de ênfase e subordinação num texto argumentativo. Para todos os efeitos, se eles não se empenharem, eles continuarão sendo leitores de nível secundário ao longo da universidade."

Leitura Ativa Toda leitura exige um certo grau de atividade por parte do leitor, mas que pode variar tanto, que podemos falar, para fins didáticos, em leitura ativa e leitura passiva. A leitura passiva seria aquela em que predomina a mera recepção de informações. Você decodifica o texto, não pensa sobre ele. É ler com a postura com que geralmente costumamos ver televisão. O resultado é apenas uma memorização mais ou menos superficial do que se leu. A leitura ativa é aquela em que o leitor se esforça ao máximo para captar a mensagem que o autor tenta lhe transmitir. Ele dialoga com o texto, tenta determinar suas idéias centrais e a ligação entre elas. Enfim, é aquele que "está presente" na leitura, alerta, empenhado em compreender a mensagem do autor.

Finalidades da Leitura Se você entende perfeitamente o que autor quis passar, então vocês dois têm mentes afins e você pode ter assimilado informação, mas não necessariamente compreensão.  Se você perceber que não está conseguindo entender tudo que o livro oferece; se algumas coisas fazem sentido, outras não; se o livro tem mais a dizer do que aquilo que foi possível captar, de certa maneira ele excede o seu nível de compreensão ao lê-lo. Logo, para conseguir dar conta de tudo que o autor quis comunicar, é preciso alargar sua capacidade compreensiva. Como fazer isso? Pode-se pedir ajuda a outra pessoa, consultar outros livros. Mas, melhor para você será trabalhar no livro.

A leitura compreensiva "Quais são as condições sob as quais esse tipo de leitura – leitura para compreensão – ocorre? Existem duas condições: primeira, há uma desigualdade inicial de compreensão. O autor deve ser 'superior' ao leitor em compreensão, e seu livro deve transmitir de uma maneira legível os conhecimentos que ele possui e que faltam aos seus leitores em potencial. Segunda, o leitor tem que estar habilitado a superar essa desigualdade em alguma medida, se não completamente, aproximando-se sempre do escritor. Na medida em que a igualdade é alcançada, a clareza na comunicação é atingida. Em resumo, só podemos aprender com nossos 'superiores', Devemos saber quem eles são e como aprender com eles. Mas todos nós, sem exceção, podemos aprender a ler melhor e, gradualmente, ganhar mais pelos nossos esforços, direcionando-os para textos mais recompensadores."

Níveis de Leitura Leitura Elementar - A preocupação de quem lê nesse nível é com a linguagem em si, a decodificação da escrita. A pergunta que norteia esse nível é: "O que a frase diz?". Leitura Averiguativa (também chamada de "pré-leitura" ou "garimpagem") - este nível é voltado para a melhor avaliação possível de um texto ou livro num período curto de tempo. A pergunta básica deste nível é: "Este livro é sobre o quê?". Leitura Analítica - é a leitura completa, a melhor que se pode fazer, ativa por excelência.Se a leitura averiguativa é a melhor que se pode fazer num determinado período de tempo, então a leitura analítica é a melhor leitura possível quando não existe limite de tempo. É um nível de leitura voltado basicamente para a compreensão. Leitura Sintópica ou Comparativa - implica a leitura de muitos livros sobre um certo tema, pondo-os em relação uns com os outros e com o tema. É o nível mais difícil de se alcançar, e não há pleno acordo sobre suas regras. Porém, é também o mais recompensador de todos os níveis.