PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE Prefeitura do Município de Maringá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
“Tecendo Políticas Públicas Integradas em Rede”
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Outubro 2009 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMSA/SUSBH PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
Promoção de Saúde e Intersetorialidade
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
1.
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
Políticas Públicas direcionadas aos idosos e idosas
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
SECRETÁRIO DO ESPORTE EVANDRO ROGÉRIO ROMAN. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada epidêmica. Nos Estados Unidos estima-se.
A primeira infância,cidadania já.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Sistema de Notificação de Violência em Campinas
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Escolas Promotoras de Saúde
1 1.
São Paulo, 14 de fevereiro de 2014
Rio Mulher.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Alexandre de Araújo Pereira
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
SAÚDE MATERNO INFANTIL
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Tatiana Marinho de Oliveira Machado
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Centro de Referência de Assistência Social
INTRODUÇÃO Entre os mais importantes problemas de saúde pública.
Coordenação Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Análise de Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
CRIAÇÃO DO NASF.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Realizar intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Transcrição da apresentação:

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE Prefeitura do Município de Maringá Secretaria de Saúde

Maringá/PR 357.077 hab. (IBGE-2010) CMI.: 9,90/ 1.000 ( 2010) IDH: 0,841. Considerado município de alto desenvolvimento humano pelo PNUD, ocupando a 67ª posição entre os municípios do Brasil, com esperança de vida ao nascer de 72,2 anos (2000)

Missão do Governo Municipal Fazer de Maringá uma cidade agradável, segura para se viver, alegre e saudável para criar seus filhos e idosos. Uma cidade progressista, boa para trabalhar e fazer negócios. E, para quem não tem o privilégio de viver nela, uma cidade que vale a pena conhecer.

Cidade Saudável 31/10/2005 É aquela que tendo alcançado um pacto social entre as organizações representativas da sociedade civil, as instituições de vários setores e as autoridades políticas locais, compromete-se com a promoção da saúde, visando a melhoria da qualidade de vida da população. OMS/OPAS

Mortalidade em Maringá/PR 2006 2007 2008 2009 2010 Ap. circul. 557 583 480 510 483 Neoplasias 330 324 337 341 382 Outras 856 940 794 839 956 TOTAL 1743 1847 1611 1690 1821 A inatividade física, obesidade e tabagismo estão entre os principais fatores de risco para as principais causas da mortalidade

Programa Maringá Saudável Conjunto de ações de promoção da saúde, envolvendo principalmente projetos na área de atividade física, alimentação saudável e combate ao tabagismo.

Espaço Saúde

Prevenção da Obesidade infantil Cantinas saudáveis Quebec Grevíleas

Prevenção da Obesidade infantil Cantinas saudáveis Teatro Marista

Bolsa Família SASC/SAÚDE

Oficinas de Alimentação Saudável

Prevenção da violência e cultura da paz Articulação intersetorial entre as entidades envolvidas com a violência (secretarias municipais, delegacias, polícia militar, hospitais, ongs…) Criação de Rede de prevenção da violência e cultura da paz Oficina para servidores da educação, saúde, etc Criação de protocolo de atenção a vítimas de violência sexual e doméstica Capacitações para profissionais Mobilização/articulação em rede dos profissionais que trabalham nas escolas, creches e unidades básicas de saúde a partir de oficinas e reuniões locais, com monitoramento central

Prevenção de acidentes de trânsito

Prevenção de acidentes de trânsito

Tabagismo Lei Federal no 9.294 de 15/07/96 Lei Estadual no 14.743 de 15/06/05 Lei Municipal no 7.192 de 30/06/06 TAC – firmado entre Ministério Público Estadual, representantes de bares, boates, restaurantes e similares e Vigilância Sanitária (fev/2007) Elaboração de material gráfico Sensibilização de 5 mil servidores municipais Sinalização de todos os setores públicos municipais Capacitação das ESF para trabalhar com a população Inserção dos Conselhos de Saúde

Controle do Tabagismo

Atividade educativa UBS Iguaçu- maio/2007 Orientação para servidores municipais Atividade educativa UBS Iguaçu- maio/2007

Grupos de adolescentes 2006 – 14,5% 2007 – 12,5% 2008 – 12,5% 2009 – 11,2% 2010 – 9,63%

Horta Comunitária Ação intersetorial com 17 unidades, possibilitando aumento de geração de renda, melhoria na alimentação, aumento na auto estima, capacidade física e inclusão social

Hora do Chá Informação e orientação sobre o uso racional de plantas medicinais, com participação de profissionais e população. Participação da UEM e outras secretarias.

Academia da Terceira Idade ATI

Pesquisa feita em 33 ATI com 401 pessoas em outubro/2008 ATI/Resultados Pesquisa feita em 33 ATI com 401 pessoas em outubro/2008

Pesquisa feita em 33 ATI com 401 pessoas ATI/Resultados Pesquisa feita em 33 ATI com 401 pessoas Setembro/2008

NASF em Maringá Assistente Social; Prof. de Ed. Física; Farmacêutico; Instituído através da portaria nº 154/2008 Implantado em maio/2010 Amplia ações e resolutividade da APS, com foco na PS 7 equipes 8 categorias profissionais Assistente Social; Prof. de Ed. Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo e Terapeuta Ocupacional

Ana Paula dos Santos Bocardi Salineiro Nutricionista Apoio Alimentação, Nutrição e Atividade Física Secretaria de Saúde Prefeitura do Município de Maringá saude_promocao@maringa.pr.gov.br