Utilização da página web no ensino das Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Apresentando.
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
Actividades - 1º Período
Escola Superior de Educação
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Cinthya Taniguchi Patrícia Lacerda Bellodi Milton de Arruda Martins
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O desafio de ensinar matemática
Conhecimento e Inovação com as TIC.
“A informática em minha vida”
Portfólio de matemática
Reflexões da docência As funções matemáticas como chave para a Criptografia Noélli Ferreira dos Santos
Autobiografia Ilustrada
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Conectados na Alma Maria Cristina Manfro
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Moodle.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Conectados na Alma.
SITUAÇÕES.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
ConectadosnaAlma Certa vez recebi uma mensagem a qual dizia que receber s faz bem à saúde. Inclusive, parece que isto já foi até comprovado.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
APRENDIZ DA VIDA!.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

Utilização da página web no ensino das Ciências Colégio Vasco da Gama Utilização da página web no ensino das Ciências Ondina Maria Lourenço do Espírito Santo

Identificação da Instituição O Colégio Vasco da Gama é uma instituição particular com cerca de 40 anos de idade com longa experiência em práticas inovadoras. localização: Av. Dr. João António Nabais, nº71 – 73 Meleças 2605-121 Belas Telefone: 21 9198300 Fax: 219163514 http://www.colegiovascodagama.pt Ondina Espírito Santo

Responsável pelo Projecto: Ondina Maria Lourenço do Espírito Santo, professora de Ciências Naturais do 3ºCiclo de 8 turmas distribuídas pelos 7º, 8º e 9º anos. Outras funções: Criadora e dinamizadora da web do 3ºciclo– Turma do Vasquinho. http://vasquinho.cvg.com.pt Apoio informático a professores na construção de materiais pedagógicos para páginas web e apresentações, e a alunos (horas de almoço-sala TIC), e inserida no projecto da criação da Intranet na escola. Contacto: Herdade da Aroeira, rua das Margaridas, nº35 2815-207 Charneca da Caparica Email - ondina_es@hotmail.com Telemóvel:966392487 Ondina Espírito Santo

Introdução Nesta "aldeia global" em que a tecnologia entra nas nossas vidas a um ritmo alucinante e dizendo, cada vez mais, respeito a todos nós, torna-se premente trabalhar na Educação com recurso às novas tecnologias de comunicação, acima de tudo, com a participação activa dos próprios alunos. Para os professores a Internet tornou-se uma nova oportunidade de ensino, podendo esta ser usada para construir e navegar através da página da aula virtual e/ou física usando textos, gráficos, sons e vídeos já que os destinatários pertencem a uma geração muito motivada para o estímulo visual. Foi neste contexto que surgiu o projecto, em finais de 2002, e que tem servido de apoio pedagógico às aulas de Ciências. Ondina Espírito Santo

Objectivos principais do Projecto: -Promover a autonomia na construção do conhecimento; -Desenvolver a auto-estima na edição de trabalhos de alunos; -Promover o espírito crítico; -Desenvolver a criatividade; -Melhorar a relação entre alunos-professores; -Favorecer a utilização das TIC como instrumento de mediação no processo de construção do conhecimento. Ondina Espírito Santo

Os benefícios são visíveis para os alunos, escola, professora e pais. - a Internet proporciona a existência de comunicação entre parceiros, a troca de informações de um modo rápido e sem condicionamentos físicos, com ambientes interactivos e atractivos para a aprendizagem; - a relação entre aluno-professora melhora porque a aula continua para além da escola; - a auto-estima dos alunos eleva-se porque vêem os seus trabalhos expostos e por vezes referenciado na web, a todos os colegas; - desenvolve o espírito crítico- a web é algo de pertença dos alunos o que lhes dá a liberdade para criticarem os assuntos presentes, o grafismo da página, etc. ; - aulas diferentes- recorre-se com muita frequência a gráficos, filmes, imagens até nas aulas mais expositivas; Ondina Espírito Santo

Os benefícios são visíveis para os alunos, escola, professora e pais. - a construção de materiais, facilmente actualizáveis, que se aproveitam para diferentes fins (como exemplo, utilização da página para construção de materiais em formato VCT); - enriquecimento e permanente actualização dos professores que usam as tecnologias; - os pais podem seguir o que se passa na sala de Ciências e ajudar os filhos com maiores dificuldades nas suas aprendizagens; - a web permite fomentar o aparecimento de novas maneiras de aprender, mais atractivas, - alunos que faltam podem acompanhar as aulas em casa, - e finalmente, todos contribuem para a aprendizagem.

Estrutura do página de Ciências Naturais-3ºciclo http://ciencias3c.cvg.com.pt Esta página contém trabalhos de alunos, exercícios interactivos e tradiconais, conteúdos programáticos, informações sobre os testes, guiões de preparação de visitas de estudos, ligações a outras páginas da www importantes para o ensino das matérias leccionadas, um fórum de dúvidas, e um endereço de email para onde podem enviar trabalhos, tirar dúvidas ou somente conversar. Este é o aspecto actual da página. Ao longo da sua existência tem sofrido alterações por sugestão dos alunos. Ondina Espírito Santo

Estrutura da página de Ciências Naturais-3ºciclo Caderno diário (7º, 8º e 9º anos). Diariamente são editados os assuntos tratados, de forma a que os alunos não percam o interesse pelas aulas e os “obriguem”, constantemente, a acederem aos conteúdos. É no caderno diário que se encontra o fórum de dúvidas, onde os alunos retiram as mesmas através da troca de informação entre eles ou entre as professoras, desenvolvendo a sua autonomia; Ondina Espírito Santo

Estrutura da página de Ciências Naturais-3ºciclo Trabalhos de alunos, os alunos são estimulados a desenvolverem trabalhos com tema (do currículo da disciplina) à escolha, sem prazo de entrega e na quantidade que pretenderem, sabendo à partida que o trabalho compensa e tem peso na avaliação. Assim, aparecem poemas, desenhos, trabalhos de desenvolvimento, maquetas, uma grande variedade de trabalhos que, quando possível, serão editados na página de Ciências; Ondina Espírito Santo

Estrutura da página de Ciências Naturais-3ºciclo Astronomia e Piscar de olhos pela Saúde, são duas Webs construídas a partir de trabalho de grupo realizados nas aulas de Ciências em anos anteriores e que irão sendo actualizadas consoante vão aparecendo trabalhos de melhor qualidade. São páginas utilizadas pelos alunos para a sua própria aprendizagem; Ondina Espírito Santo

Estrutura da página de Ciências Naturais-3ºciclo Ligações a outros sítios de interesse para o ensino das matérias leccionadas; E para aliviar tensões temos o Dossier Borbulha, uma web construída por materiais divertidos, fornecidos pelos alunos, que tem como objectivo principal desviar a atenção de sítios na Internet, que naturamente, os nossos jovens utilizam para se divertirem. Nota: as web anteriormente referidas estiveram em destaque na, já extinta, UARTE. Ondina Espírito Santo

Tecnologia Microsoft envolvida no projecto: Produção da web: FrontPage; Gif Animator; Windows Movie Maker Trabalhos de alunos: Powerpoint e Word Apresentações na aula com recurso na página web: PowerPoint e Producer para PowerPoint

Testemunhos de Alunos ou Professores retirados do livro de visitas Nome: Joana Conceição January 12th 2003 O que pensa do nosso site? e uma ideia excelente e muito original temos muita sorte em ter storas axim Tem alguma sugestão? kontinuem kada vez melhor e divulguem +++++++++ Tem algum comentário? stora teve 1 ideia excelente.kontinue axim ke vai bem e ainda rexebe o premio nobel. bjjjjjj joana conceicao Monica (professora brasileira)     January 19th 2003 05:03:04 PM O que pensa do nosso site? Acho uma excelente oportunidade para que alunos e professores divulguem os seus trabalhos Tem alguma sugestão? Nenhuma no momento Tem algum comentário? Gostaria de continuar o intercâmbio com os alunos da Professora Ondina. A experiência que tivemos no ano de 2002 proporcionou uma experiência que poderá ser ampliada com a chegada dos novos computadores em nossa escola. A Internet fará com que sejamos amigos bem próximos, mesmo que distantes geograficamente. Beijos e parabéns pela iniciativa bem sucedida. Mónica

Nome: Joana Conceição January 12th 2003 O que pensa do nosso site? e uma ideia excelente e muito original temos muita sorte em ter storas axim Tem alguma sugestão? kontinuem kada vez melhor e divulguem +++++++++ Tem algum comentário? stora teve 1 ideia excelente.kontinue axim ke vai bem e ainda rexebe o premio nobel. bjjjjjj joana conceicao Monica (professora brasileira)     January 19th 2003 05:03:04 PM O que pensa do nosso site? Acho uma excelente oportunidade para que alunos e professores divulguem os seus trabalhos Tem alguma sugestão? Nenhuma no momento Tem algum comentário? Gostaria de continuar o intercâmbio com os alunos da Professora Ondina. A experiência que tivemos no ano de 2002 proporcionou uma experiência que poderá ser ampliada com a chegada dos novos computadores em nossa escola. A Internet fará com que sejamos amigos bem próximos, mesmo que distantes geograficamente. Beijos e parabéns pela iniciativa bem sucedida. Mónica

Maria Neuronio (psicóloga do colégio - Patrícia) June 17th 2003 O que pensa do nosso site? Extraordinário é a maior e melhor palavra que encontro para o classificar... Tem alguma sugestão? Não, nãoconsigo imaginar mais nada... Acho que tem tudo e mais um bocadinho! Tem algum comentário? Parabéns Ondina! Conseguiste por em prática um projecto extraordináro, que ajuda, os nossos alunos, como também todos os colegas!!! E obrigada pela oportunidade que me deste, ao participar. A experiência mais gratificante que tive!!! Um beijinho para todos os que contribuem para este sucesso!!! Nuno Pinheiro May 5th 2004 O que pensa do nosso site? Provavelmente, um dos melhores projectos criados pelo CVG dos utimos tempos Tem alguma sugestão? A úncia sugestão q posso dar, é q vcs continuem, e que nunca parem Tem algum comentário? Parabéns à stora Ondina e a todos que a apoiaram para a elaboração deste site, assim como todos os que têm apoiado este projecto, e o têm seguido, força e parabéns

Yirka Vacca March 5th 2004 O que pensa do nosso site? I like your school , its different Tem alguma sugestão? not really Tem algum comentário? I'm from the America High School, Peru, Im 16 years old , I like your webpage guys...its cool Marta Soares June 23rd 2004 O que pensa do nosso site? Parabéns pela vossa página Tem alguma sugestão? continuem! Tem algum comentário? Uso a vossa página nas minhas aulas, um excelente trabalho! Tenho pena de não poder contribuir de igual forma mas o meu conhecimento nestas tecnologias é só de utilizadora.(desculpem!). Alexandra Moucheira (encarregada de educação) June 16th 2004 O que pensa do nosso site? Muito bom!! Tem alguma sugestão? Não Tem algum comentário? Só dar os parabens a quem de direito pelo site.São de louvar os trabalhos que são feitos com toda a dedicação e empenho, e este site é com certeza um deles.Continuem!!!

Vera Rodrigues      January 1st 2005 O que pensa do nosso site? É óptimo Tem alguma sugestão? Não Tem algum comentário? Foi com muito orgulho que descobri esta miscelanea de sites do cvg no google. Quem me dera ter tido a sorte de poder recorrer a este site quando andava no cvg. Está tudo muito giro e reconhece-se o espírito de curiosidade/cultura/vontade de aprender que tem o cvg. Saí no ano 98, acho eu, e estava no 7º ano. Sempre tive imensas saudades, sobretudo dos professores, do método de ensino e do ambiente educado/respeitador em que estava inserida. As escolas oficiais são uma selva!! (algumas) Parabéns stora Ondina (n sei se se lembra de mim, mas fui da sua direcção de turma em 98, mais ou menos), ja vi que todos os seus alunos adoram as aulas de ciencia, era como eu... ainda hoje tenho uma grande paixão por rochas e minerais, apesar de ter ido para a área das ciências humanas. Bom, beijinhos e muitas saudades a todos do cvg***********

Gonçalo Silva (Nock-Out) Dec 8, 04 - 6:57 O que pensa do nosso site? Sem comparação!!!! Tem alguma sugestão? Não Tem algum comentário? olá stora ondina!!!!!! =D Está boa??? Estou fora do colégio há apenas 1s meses e já tou cheio de saudades... 9 anos não se esqueçem com facilidade nao é? Bem isto de estar numa escola pública é do pior mesmo :S Parece muito bom é pior mas a verdade é que graças a falta de coordenação na colocação de professores estive sem bastantes professores e director de turma durante 1 mes e tal. Filosofia tenho professor à certa de 3 semanas e de TIC ainda nem tenho... É nestas altura que damos importância ao cvg... :S Mas isso também não importa. O que interessa é que este site está cada vez mais próspero (vi-o crescer como filho...lol) e muito me ajudou... Beijo para a melhor stôra que existe: a professora Ondina!!!!!!!!!!!!