APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS O Carnaval é um dos temas mais ricos da cultura popular brasileira. E é também uma referência no calendário mundial. O brasileiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS A Páscoa é um dos feriados mais divertido para criançada com a tradicional caça aos ovos de chocolate. Mas você sabia que por.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Trabalhando com sucata e criatividade, conseguimos obter ótimos resultados para introduzir conceitos de geometria, mecânica.
Unidades de Ensino da Microsoft
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os clássicos da literatura brasileira foram lidos, discutidos e analisados por gerações de estudantes. Mas isso não significa.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Desde as eras geológicas até as escolas literárias, a linha do tempo vem sendo utilizada para garantir que datas e fatos não.
Apresentando.
Como organizar um, sem esquecer nada
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Projeto língua portuguesa
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
PROJETO CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO PROFESSORA: ADRIANA MARCIA DOS SANTOS ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI TURMA: 8º ANO B PERÍODO: VESPERTINO.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Que tal apresentar um mundo inteiramente novo para os pequenos? Seus alunos do 1º e 2º ano vão adorar vivenciar as descobertas.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com que seus.
APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 3º ano do ensino fundamental
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 5º ano do ensino fundamental
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os Jogos Pan-americanos estão chegando e é a abertura de um tema vasto, rico, interessante, repleto de assuntos históricos e.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Uma das formas da comunicação humana é a escrita. Durante séculos, poucos tinham acesso a esse conhecimento, que era tido como.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Sempre que nos lembramos de uma imagem associada ao planeta Terra, logo vem a mente aquele azul predominante. Embora três quartos.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar, trabalhar,
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Há cada 4 anos, geralmente em outubro, os eleitores brasileiros escolhem novos presidente, senadores, prefeitos, vereadores,
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS O Dia das Crianças é uma data que nunca passa desapercebida, todos querem agradar demonstrando muito carinho e amor pelos pequenos.
Mobilização da Comunidade Escolar
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano:
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Muitas das aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil preservaram durante séculos uma cultura riquíssima, que representa o equilíbrio.
Museu Memórias de Alfabetização
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Capacitação da ferramenta:
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As condições climáticas sempre influenciaram as decisões e ações da humanidade em geral. Se a colheita na agricultura vai ser.
Sugestão de Atividade:
Iniciação Científica º Série/EM.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
REGISTRO DIGITAL Um passeio no Nordeste.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Convidando e Recebendo Participantes.
Carnaval no Brasil
Brincadeiras Indígenas
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Orientações sobre o Estágio II
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
Criações visuais/ história da arte e HQ's
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Clique para editar o formato do texto do títuloClique para editar o texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Gestão de empreendimentos.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS O Carnaval é um dos temas mais ricos da cultura popular brasileira. E é também uma referência no calendário mundial. O brasileiro é conhecido por sua alegria e samba no pé. Em todas as regiões do país manifestações animam a população que pula, brilha, canta, samba e emociona. Que tal montar junto com seus alunos um Blog com todo o entusiasmo desta data? Eles vão conhecer mais sobre os costumes de diferentes estados do país, saber como é preparado e festejado o Carnaval, além de descobrirem novas figuras do folclore brasileiro. A proposta da atividade é agrupar os alunos por regiões de interesse, eles pesquisam na Internet, escolhem imagens, montam um Blog e depois postam as experiências vividas por eles e os familiares no último Carnaval. Aproveite para festejar estes novos conhecimentos, numa atividade atrativa que seus alunos vão adorar! Público alvo: A partir do 1º ano do ensino fundamental Disciplina: Estudos Sociais, História e Geografia Tema transversal: Cultura, popular Softwares necessários: Internet Explorer Tempo previsto: 6 aulas ! A atividade aqui desenvolvida foi criada por educadores norte-americanos e está publicada no site internacional da Microsoft. Está adaptada à realidade brasileira e detalhada em um plano de aula completo. This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour. Confira a atividade Around the World Calendar

ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Carnaval é no Blog! inicia na sala de aula, onde é contada um pouco da história do Carnaval, é apresentada a proposta de trabalho e os alunos são agrupados por temas. Na segunda parte da atividade, os alunos são levados para o laboratório de informática para pesquisarem sobre o tema e montam o Blog. Num terceiro encontro, após o Carnaval, são postadas as experiências vividas pelos alunos. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE NA SALA DE AULA (1 AULA) Etapa 1 – Introdução ao Tema Carnaval NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Montagem do Blog Etapa 3 – Apresentação e comentários no Blog Etapa 4 – Conclusão da atividade créditos Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula comentando que cada país no mundo tem uma data de comemoração especial e no caso do Brasil é o Carnaval. Aproveite para perguntar o que eles conhecem sobre a história e como é comemorada essa data no mundo. Use como texto de apoio o arquivo História do Carnaval. Então, inicie um debate sobre tudo que lembra Carnaval. Escreva na lousa todas os itens citados, como: fantasia, trio elétrico, samba-enredo, escola de samba, Sapucaí, marchinhas, frevo, e tudo que forem falando que possa ter relação com esta data. Mencione a diversidade brasileira em festejar a data: em Salvador os blocos com trio-elétrico, em Olinda a música é o Frevo, em São Paulo e no Rio de Janeiro as escolas de samba desfilam e competem... Por fim explique a atividade: a criação de Blogs sobre o tema Carnaval. Divida-os em pequenos grupos de aproximadamente 4 integrantes. Cada grupo será responsável por uma região. Distribua a folha de atividade, ela contém todos os dados que os alunos deverão apresentar no trabalho. O arquivo já está pronto, basta imprimir. Veja o arquivo Folha da Atividade. História do Carnaval Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications. Ficha de atividade

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 1 – PESQUISA NA INTERNET Inicie a aula dizendo como será esta etapa da atividade: busca de informações sobre a região escolhida na Internet e montagem dos Blogs. Auxilie os alunos na busca dos dados. Veja como proceder no arquivo Passo a passo pesquisa. ETAPA 2 – MONTAGEM DO BLOG Com todas as informações em mãos, agora é hora de montar o Blog. É nesta fase que os alunos vão organizar as idéias e as fotos que coletaram. Saiba como é fácil, imprima e siga todos os passos do arquivo Passo a Passo Blog Passo a passo pesquisa Passo a passo BLOG

! NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 3 – APRESENTAÇÃO E COMENTÁRIOS NO BLOG Agora chegou a hora de todos apresentarem os Blogs para a sala. Grupo a grupo, os alunos devem apresentar e contar como é o Carnaval na região escolhida. Após apresentação de todos os grupos, os alunos vão postar comentários nos outros Blogs. ETAPA 4 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Como tarefa pra casa, os alunos vão trazer fotos do último Carnaval para postar no Blog da escola. Escolha alguns alunos para criarem o Blog, coletarem as fotos e por fim colocarem no site. Depois convide todos os alunos para conhecerem, trocarem experiências e postarem é claro, os comentários. Então finalize a atividade explicando os benefícios de um Blog. ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade.

CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos  Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Vivian Ragazzi Editora de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Idéia Original CORP Confira a atividade em: http://http://www.microsoft.com/education/aroundtheworld.mspx