Carlos Zimmermann Patricia Mantovani

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

Automação A importância da Automação Industrial para as médias e pequenas empresas.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Cadastro Único do Governo Federal Projeto CadÚnico 7
Análise de Pontos de Função Carlos Eduardo Vazquez
Sistemas de Informações Gerenciais
3/24/2017 7:56 AM © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved.
Habilitando Processos “People-Ready” através do Business Process Management (BPM) Este modelo é um esboço de uma apresentação comum a respeito de uma parte.
Raphael Gatti Thomás Bryan
Rational Unified Process
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
Rational Unified Process(RUP)
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
Auditoria de Segurança da Informação
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
HellermannTyton Brasil Sistema de Gerenciamento Integrado HellermannTyton Brasil Sistema de Gerenciamento Integrado Alexandre Martins Consultor de Negócios.
Implementação de Sistemas
ISLIG-Rio PMI Information Systems Local Interest Group - Rio
Sistemas de Informação Capítulo 3
Soluções para transporte inteligente
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
Como entender melhor os sistemas existentes e como planeja a arquitetura
Fone:
Business Intelligence SAP Disclosure Management
Soluções em Automação para Produção de Concreto
Novas tecnologias para medição
Apresentação Institucional 2008/04
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Introdução Desde sua criação, todo esforço desenvolvido, foi no sentido de obter uma estrutura de TI sustentável, econômica e adequada ambientalmente.
Muito além do registro de imagens
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
Engenharia de Requisitos
RUPinho Qualidade de Software
Business Intelligence SAP Disclosure Management
Pontos por Função medindo tamanho de software Prof. Rodrigo Nin
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
Trabalho realizado por
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Prof. Alexandre Vasconcelos
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Gerência de Configuração - GC
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
Técnicas e Projeto de Sistemas
SOLVER – EXCEL Prof. Antonio Carlos Coelho
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
The Avengers Testers Team. Diraci Junior Trindade da Silva Analista de Qualidade CWI Software Coordenador do GUTS-rs
Planejamento Estratégico
Gerenciamento de Ambientes. Sumário 2 1.Justificativa 2.Gerenciamento de Ambientes ALOG 3.Caso de sucesso 4.Almoço.
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
DC Plus WMS modelo SaaS SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO DE DEPÓSITOS
RUP - Cap. 5 – Processo Iterativo e Incremental
Fathom™ Management: Uma Lição de Eficiência Luis B. Campos System Engineer.
Hukarz Open Source Process D01 Alan Kelon, Silvio Meira Recife, 01/12/2006.
Equipe Prof. Henrique Freitas
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Cases InfoWorker – Julho 2015
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Transcrição da apresentação:

Carlos Zimmermann Patricia Mantovani Através de análises de ROI e Casos de Sucesso a equipe de produto irá apresentar as principais características de negócio que tornam Visual Studio junto com BizTalk Server produtos que reduzem seus custos, aumentam sua previsibilidade e qualidade no desenvolvimento e manutenção de sistemas. Nessa apresentação será apresentado os principais e mais atuais recursos que podem tornar sua empresa mais competitiva, entendendo os benefícios da utilização de um produto que já possui ou que avalia em adquirir. Como criar sistemas conectados e alinhar TI aos negócios da sua empresa; Como suportar o desenvolvimento e manutenção de sistemas; Qual é a estratégia da Microsoft em apoiar empresas de diversos tamanhos nos diversos estágios de maturidade em TI; serão assunto abordados. Os gerentes e a equipe técnica do produto estarão logo após a apresentação disponíveis para esclarecimento de dúvidas. Estudo de ROI e Casos de Sucesso para aprimorar o seu Processo de Desenvolvimento de Soluções Carlos Zimmermann Patricia Mantovani

Plataforma de Aplicação Microsoft Cenário Atual do Desenvolvimento de Software Visual Studio Team System Principais Funcionalidades Casos de Sucesso e ROI

As Pessoas Geram os Resultados da Empresa Relacionam-se com clientes Criam Inovações Pessoas As empresas atingem os melhores resultados atraves de pessoas, a alguns anos atras o foco era o trabalho individual e atualmente o foco é o trabalho em equipe, a famosa colaboração, cooperação, integração, etc. uma das principais caracteristicas dos produtos Microsoft, integraçào... As pessoas precisam estar capacitadas e possuir as ferramentas certas para melhor desenvolverem suas atividades. Maquina e Calculadora Depois Email.. Capacitar pessoas e empresas a atingir seu potencial pleno. Aqui na Microsoft nosso enfoque é tornar as empresas "people ready" e capacitar as pessoas em suas organizações a alcançar o maior sucesso possível. Como todos sabem, as pessoas são responsáveis por gerar negócios e, aqui na Microsoft, estamos ajudando a capacitar as pessoas desde o início de nossa trajetória. Começou com a capacitação de indivíduos ao permitir que eles produzissem mais através do computador. Isto era tão simples quanto usar uma planilha para substituir a calculadora, ou um processador de texto ao invés de uma máquina de escrever. E há muitos outros exemplos onde ajudamos os indivíduos a serem mais produtivos, incluindo finanças pessoais, home banking e coisas que as pessoas faziam no trabalho. Com o tempo, evoluímos para ajudar as pessoas a trabalharem melhor em equipe. Usando coisas como e-mail e ferramentas de colaboração, foi possível permitir que as pessoas trabalhassem de forma colaborativa, e mais produtiva como um todo, dentro de uma organização. No mundo de hoje, nós passamos nosso tempo não apenas conectando as pessoas, ajudando-as a se tornarem mais produtivas, como também ajudamos as pessoas a se conectar com as informações e processos de negócios necessários para a melhor tomada de decisões. Portanto o software e o trabalho que fazemos como uma empresa com nossos parceiros e com muitos de vocês é para capacitor pessoas, ou potencializar pessoas para que elas tomem as melhores decisões possíveis e ajudem a gerar negócios. Agora, as empresas possuem áreas básicas nas quais nós enfocamos. Nós geramos inovação, e seja o desenvolvimento de um novo produto ou de um novo serviço, é preciso inovar para avançar. Também precisamos construir ótimas conexões com nossos parceiros e com nossos fornecedores e tornar esse trabalho o mais uniforme possível. Melhorar as operações é fundamental para gerar negócios e desenvolver excelentes relações com nossos clientes. Todas essas coisas são impulsionadas pelas pessoas nas organizações e nossa habilidade para capacitar estas pessoas e torná-las mais produtivas facilitará a evolução dos negócios. O sucesso de todas as empresas depende do sucesso das pessoas e o software que elas usam realmente pode ajudar a alcançar este sucesso. Melhoram as Operações Criam Conexões com Parceiros

Ferramentas de desenvolvimento, Maior produtividade Plataforma de Aplicações Ferramentas de desenvolvimento, Maior produtividade Desenvolvimento Infra-estrutura e Camada de Gerenciamento Interoperabilidade Experiência do usuário Ferramentas familiares melhoram a experiência Gerenciamento de Dados Armazenamento, recursos de BI, Serviços de BD SOA e Processos de Negócios Automação de Processos, SOA, Integração Fornecedores Clientes Business Intelligence Relatórios, Análises, Scorecards Portanto, o futuro das aplicações é bastante dinâmico e as equipes de desenvolvimento e TI podem tentar oferecer soluções que promovam os negócios. Mas, ao mesmo tempo, com todos os desafios enfrentados pelas equipes de TI e limitações em seus orçamentos, quais são os passos certos a serem tomados para progredir em direção a este estado dinâmico? Nós enfocamos as capacidades - decompondo os centros de tecnologia de excelência e nos concentrando nas capacidades de cada um deles – e avançando com a infra-estrutura da plataforma de aplicação. Existem cinco capacidades que enfocamos que estão associadas ou fazem parte da infra-estrutura básica, e voltarei a falar disso, mas são bastante específicas das aplicações. Uma destas capacidades é a de desenvolvimento. Independente de você estar construindo uma aplicação ou modificando-a, as capacidades de desenvolvimento são específicas para a construção, gerenciamento, execução, e suporte de aplicações. A próxima capacidade é a de gerenciamento. Atualmente, quase todas as aplicações tiram vantagem dos dados, então você precisa de uma excelente capacidade de gerenciamento. Além dessas capacidades, temos o SOA e a capacidade de processo de negócios. O processo de negócios realmente se tornou a linguagem que conecta a empresa e os desenvolvedores de TI, portanto, a capacidade de processo de negócios ou a habilidade para tirar vantagem do processo de negócios são cruciais. Além disso, é importantíssimo analisar a orientação para serviço e a arquitetura a fim de possibilitar um ótimo ambiente para aplicações. A capacidade de BI tem como alicerce as capacidades de gerenciamento de dados e processo de negócios. Conforme avançamos, veremos que business intelligence não se trata apenas de análise de dados, mas sim de análise conjunta de dados e processos a fim de realmente proporcionar novas percepções de negócios. A última capacidade é a da experiência do usuário. Atualmente, a experiência do usuário ainda é relevada durante o desenvolvimento de aplicações e o resultado é que existem diversas aplicações hoje que não são bem utilizadas ou simplesmente não são usadas porque, do ponto de vista do usuário final, elas não são utilizáveis. Portanto, estas são as cinco capacidades que enfocamos especificamente na plataforma de aplicação ou para conectar os negócios ao TI através das aplicações. Mais tarde falaremos sobre cada uma destas capacidades detalhadamente. 4

Universo das Equipe de Desenvolvimento Analista de negócios Operações CIO Suporte a aplicações DBA PMO Arquiteto Gerente de Projetos Testador Designer Desenvolvedor Para começar a falar sobre o assunto de hoje, como aprimorar o processo de desenvolvimento precisamos estar levantar um cenário The irony is that although IT teams have spent years solving many integration issues in the business – whether it be communication and collaboration solution in the business or collaboration and connection throughout the supply chain – we have failed to develop the discipline in the overall Development process

O que escutamos “Não temos visibilidade do andamento dos projetos” “Nossas equipes não se comunicam efetivamente” “Não conseguimos produzir soluções robustas e de alta qualidade.” “Precisamos de uma processo de desenvolvimento adequado” “Precisamos nos adequar às novas legislações “Nossa equipe não produz o quanto gostaríamos” Qualidade de software é dificil de ser melhorada. Nosso cronograma está atrasado” Lack of visibility limits opportunity for improvement Communication issues between teams Software maintenance overhead results in less investment for new projects Lack of lightweight, agile development processes Software quality is difficult to improve “Não temos visibilidade do andamento dos projetos”

22% dos gastos de TI são consumidos por problemas em projeto Conseqüências Falhas Conclusão Parcial Sucesso 15% 51% 34% 2004 23% 49% 28% 2000 Custos Extras: 45% Prazo não cumpridos: 63% Restrição nas funcionalidades: 67% Já estamos mais do que acostumados a ver esses tipos de relatórios, graficos, pesquisas que mostram o quanto nós da área de Desenvolvimento estamos sendo avaliados... A grande questão é como podemos melhorar, o que algumas empresas já estão fazendo e como as ferramentas Microsoft podem nos ajudar? Fonte: The Standish Group International, Extreme Chaos, The Standish Group International, Inc., 2004 22% dos gastos de TI são consumidos por problemas em projeto

Manter e Executar Projetos Atuais Conseqüências Maior Criação De Valor 30% Novos Projetos Diminuir complexidade Reduzir custos operacionais Fazer mais com menos Deslocar investimentos para a criação de valor 45% Novos Projetos 70% Manter e Executar Projetos Atuais Menor Custo De Manutenção E Integração 55% Projetos Atuais Realidade de TI Desejo de TI Source: Accenture I.T. Spending Survey

Conseqüências Produtividade Individual Desejada Atual Tamanho da Empresa Desejada Atual

Conseqüências

Desenvolvimento De Ferramentas a SDLC Individual Equipe Organização Capacite os indivíduos a analisar e atuar sobre as informações em tempo real Individual Amplifique o impacto das equipes e melhore a qualidade Garanta maior previsibilidade e visibilidade no processo de desenvolvimento Equipe Chegue aos resultados a partir de informações precisas de negócios Obtenha mais eficiência e melhor alocação de recursos em toda a organização Vamos então analisar a visão da Microsoft para cada uma das capacidades e o caminho que acreditamos que a indústria irá seguir. Também veremos algumas atualizações importantes para lançamentos recentes da Microsoft, ou que estão sendo desenvolvidos a fim de aprimorar as ofertas para cada capacidade. (passar pelo slide) Um ponto importante: não se trata apenas de conjuntos de ferramentas. Trata-se de ferramentas baseadas em função e de uma plataforma de colaboração para impulsionar o desenvolvimento seguro e custo-eficaz de soluções que acelerem o tempo para comercialização. Uma das principais forças para o desenvolvimento inclui: VSTS lançado para comercialização, ótimas criticas, adoção por clientes. Foco em ferramentas baseadas em função (arquiteto, desenvolvedor, testador) e continuaremos a aprimoras os produtos conforme avançamos O produto Data Professional Team Edition é dos aprimoramentos nos quais estamos trabalhando. A demonstração deste produto foi feita ontem à noite. E por fim, estamos anunciando que o Commerce Server 2005 está disponível para clientes a partir de hoje. O CS é nossa solução para empresas que buscam aplicações B2C e B2B de fim a fim. Com uma integração profunda com as tecnologias do BizTalk e ADO.NET, este novo lançamento é uma solução realmente abrangente. Organização

Abrangendo todos os papéis do ciclo de desenvolvimento Desenvolvedor Designer DBA / DA Arquiteto Controle de Qualidade Analista de Negócio Gerente de Projetos Antigamente o VS era visto exclusivamente como ferramenta de trabalho do DEV. Agora nós temos com certeza o foco em DEV mas com ferramentas específicas para cada role Qualidade no Desenvolvimento Integração Colaboração Workflow Processos Controle Previsibilidade

Visual Studio Team System Servidor Clientes

Alguns desafios Como enfrentar? Requisitos e Mudanças de Escopo Controle de Versão Testes de Software Visibilidade e Previsibilidade Listas alguns desafios praticos e vamos contar com o apoio da Patrícia Mantovani para nos apoiar nessa parte da apresentação: Falar no tópico de previsibilidade – processos leves agile, etc... Como enfrentar?

Controle de Atividades Automação do Processo de Build Team Foundation Server Plataforma Integrada para Colaboração em Projetos de Desenvolvimento de Software. Controle de Atividades Controle de Versões Relatórios Métricas Automação do Processo de Build Portal do Projeto

Visual Studio Team System Controle de Atividades Controle de Versões Relatórios e Métricas Automação do Processo de Build Portal do Projeto Ferramental De Testes Ferramentas de Design Qualidade no Desenvolvimento

Itens de Trabalho – Work Items Gerencie tudo pelo Team Explorer Crie atividades no Excel Atribua atividades através do Project Visualize as atividades no Visual Studio Veja o status do projeto no Excel ou Project Acompanhe a evolução Pelo Portal

SharePoint-based Project Portal

Planejamento e Validação da Infra-estrutura Descubra problemas antes de programar a primeira linha de código!

Testes de Carga e Análise de Performance Monitore a performance dinamicamente Coleção de contadores já disponível

Análise de Código Segundo melhores práticas de mercado

Análise de Cobertura - Efetividade dos Testes Rapidamente identifica a porção executada do código

Processo de Build Automático Testes integrado ao processo de Build, com relatórios de avaliação Quem alterou o quê?

Controle de Versões Migração do Source Safe Branch Controle de Artefatos de Banco de Dados Merge Cherry Pick Changesets Shelve Promoção de Código

Promoção de Código $/…/Dev $/…/Test $/…/Prod foo.cs bar.cs foo.cs 9 12 14 15 19 21 25 foo.cs $/…/Dev bar.cs 9 10 15 16 20 22 25 13 17 23 26 foo.cs $/…/Test bar.cs 13 17 23 26 18 24 27 foo.cs $/…/Prod bar.cs 18 24 27

Estudos de Caso Riachuelo- Brasil Equipe de 17 pessoas utilizando Team System 20 a 25 projetos simultâneos em andamento Complexidade dos projetos Variando de 160 a 15.000 horas, muitas vezes contando com o apoio de consultorias externas Benefícios percebidos “Sem dúvida, aumento de produtividade e qualidade com maior controle no processo de desenvolvimento, concepção, arquitetura, construção, testes, builds, etc. Contamos também com o VS para aumentar o grau de colaboração da nossa equipe de desenvolvimento.” Fabiano Kenzo Rokutan – TI Riachuelo                 http://www.microsoft.com/casestudies/

Estudos de Caso Ampsoft - Brasil Permitiu automatização dos processos da fábrica de software de forma a obter economia de escala , maior produtividade e qualidade no desenvolvimento de sistemas. ROI: 50% no primeiro mês de utilização Payback: 2 meses Benefícios 80% de Automatização nos processos IDE única para todos os envolvidos nos processos Notificações instantâneas de eventos relevantes do projeto Redução do tempo de build de 3 horas para 30 minutos Garantia de qualidade na administração de objetos Relatórios gerenciais do projeto, com métricas de qualidade e produtividade, baseados nas atividades desenvolvidas http://www.microsoft.com/casestudies/

Estudos de Caso Indústria de Manufatura Permitiu Adoção de CMMI e conformidade a Sarbanes-Oxley ROI: 203% Payback: 6 meses Equipe de 35 pessoas (desenvolvimento, testes e gerentes de projeto) Maior eficiência no gerenciamento de projetos (colaboração, relatórios e auditoria) Maior produtividade no desenvolvimento e qualidade do código Maior produtividade nos testes através da automação dos testes funcionais Companhia considerando expandir a solução para os 2000 desenv., 500 gerentes de projeto e 500 testadores. Principais custos na composição do cálculo de ROI: Número de gerentes de projetos necessários na empresa Produtividade no desenvolvimento http://www.microsoft.com/casestudies/

Estudos de Caso Web Site de Relacionamento Solução extremamente dinâmica com novas versões em produção indo ao ar diariamente ROI: 512% Payback: 3 meses Equipe de 92 pessoas (desenvolvedores e gerentes de projeto) Maior produtividade no desenvolvimento e colaboração: 20% de ganho Atividades de gerenciamento de projeto mais eficientes devido à colaboração integrada Principais custos na composição do cálculo de ROI: Custo de software e pessoas ao longo de 3 anos Custos de manutenção de ferramentas substituidas (SourceSafe e Perforce) http://www.microsoft.com/casestudies/

Obrigado Contatos para Dúvidas Bruno Cavalin Patrícia Mantovani E-mail: bruno.cavalin@microsoft.com.br Patrícia Mantovani E-mail: pmantov@microsoft.com Carlos Zimmermann E-mail: carlosz@microsoft.com