Clínica de Psicologia – Outubro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 01 Editorial A Clínica de Psicologia produz seu primeiro Boletim. Um espaço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Desafio.
Interação com os Alunos
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Ana Cristina Ghisleni
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
A Escola e as Mudanças Sociais
Novos Projetos da Clínica Projeto em parceria com a Clínica de Dor do curso de Odontologia Atendimento psicoterápico para casos especialmente difíceis.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Projeto de Assistência Educacional para os alunos da PUC Minas A pedido da Pró-reitoria de Graduação, o Instituto de Psicologia, através da Clínica de.
Clínica de Psicologia – Fevereiro de 2003  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 03 Pensando a clínica Nº 03 Editorial Mais um ano de trabalho se inicia.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Planejamento de Tutoria
Desenvolvimento de Pessoas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Recordando alguns pontos da aula passada...
O trabalho em equipe no contexto hospitalar: Reflexões à partir da experiência de um programa de residência multiprofissional em saúde. Podemos definir.
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
Introdução a Questão Social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Assistência psicopedagógica a alunos da PUC A PUC-Minas, empenhada em proporcionar aos seus alunos, condições satisfatórias para sua formação profissional.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. S. Carellos, Maria Beatriz Prates e Camilla Wanderley.
Clínica de Psicologia - Março de 2012 – Boletim nº 21 EDITORIAL Compromisso Social da Clínica de Psicologia é o tema da XX Edição da Jornada da Clínica.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
Agosto de agosto, Dia do Psicólogo 27 de agosto de O Presidente da República, João Belchior Marques Goulart sanciona a lei no que regulamenta.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Política Educacional Brasileira
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Fórum de Supervisão de Estágio do Rio de Janeiro
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
Atividade complementar 04
Clínica de Psicologia – Novembro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 02 Editorial O que aqui se faz. Com esse tema, vai acontecer, em março.
Desperdício. Quando falamos de desperdício pensamos em...
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Clínica de Psicologia – Outubro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 01 Editorial A Clínica de Psicologia produz seu primeiro Boletim. Um espaço de circulação e reflexão sobre o que aqui se faz. Perguntamo-nos, cotidianamente, se temos encaminhado nosso trabalho em sintonia com as necessidades da subjetividade contemporânea. Nos dias de hoje, quando assistimos a uma crescente negação da subjetividade humana, resultante dos avatares das transformações sociais, econômicas e tecnológicas do mundo globalizado, esperamos que o trabalho da Clínica venha acolher e dar lugar ao sujeito que demanda nossos serviços. A Clínica define-se enquanto Clínica-Escola, cujo trabalho se pauta na integração das três dimensões da experiência universitária: ensino, extensão e pesquisa. No plano do ensino muito já se faz, através das supervisões e das Jornadas da Clínica. No plano da extensão, temos ainda muito por fazer, visando a melhor qualidade do atendimento clínico. E no plano da pesquisa, quase tudo está para ser feito. O investimento na pesquisa constitui, no momento, a principal meta a ser concretizada, uma vez que com ela contamos para promover os substratos teóricos norteadores da construção de novos projetos de intervenção. Dessa maneira, a Clínica pretende cumprir sua função social, assegurando ao psicólogo em formação, a oportunidade de exercer uma prática criativa e adequada às questões de nosso tempo. Conheçam os diversos projetos de estágio, participem das Jornadas, da Seção Clínica e das demais atividades que se desenvolvem nesse espaço. Cada um é convidado a colocar aqui algo de próprio. Suzana Barroso Spínola Vice-coordenadora da Clínica XI Jornada da Clínica de Psicologia A próxima Jornada da Clínica, que irá acontecer em Março de 2003, já tem o seu tema: “Clínica-Escola: o que aqui se faz”. Pensar melhor as dimensões do ensino, da extensão e da pesquisa nos parece fundamental para provocar e melhor conduzir nosso trabalho. Participe e contribua com esse importante espaço de discussão... Lembramos que o prazo para a entrega dos trabalhos vai até o dia 14 de novembro. O Curso de Mediação pode ser a primeira etapa de um novo projeto de estágio, que surge em virtude da parceria entre a Clínica e o SAJ – Serviço de Assistência Jurídica da PUC Minas. Devido ao número limitado de vagas abrimos inscrições para a seleção de alunos a partir do 6º período manhã e 7º período noite. As inscrições podem ser feitas na Clínica durante o período de 28 de outubro a 04 de novembro. Em 29 de Maio deste ano, a Alameda das Casuarinas nº 44 passou a ser o novo endereço da Clínica de Psicologia. Qual o significado deste novo espaço para você? “Esse espaço representa mudança e possibilidade de construção. Concretiza-se em sua estrutura o cuidado e o investimento em uma profissão e, principalmente, com aqueles que buscam o nosso atendimento.” Maxleila Reis – 11º período clínica Comissão Editorial: Profª Ana Maria Sarmento Seiler Poelman, Profª Suzana Barroso Spínola, Profª Soraia Dojas Melo Silva Carellos, Michele Duarte Silva e Denise Cristina Laudares. Colaboração no projeto gráfico: Vinícius de Moura. Fale com a gente. Será a troca de nossas idéias que irá construir o nosso boletim. Clínica de Psicologia: –