Vera Regina Medeiros Andrade, 2015

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Transcrição da apresentação:

Vera Regina Medeiros Andrade, 2015 O quê? Por quê? Para quê? Para quem? Com o quê? Com quem? Onde? Como? Quando? Quanto custa? Quem paga? Quem vai fazer ou ajudar? Vera Regina Medeiros Andrade, 2015

O quê? Escolha do Tema Problema a ser resolvido, uma pergunta, uma indagação (?) Assunto significativo e adequado ao interesse, ao nível de formação Deve ser relevante para a área O tema é uma ideia geral Indústria Especialistas Referências Outras? Registros de arquivos Bases de dados

O quê? Delimitação do Tema Nesse item vocês selecionam um tópico para ser estudado e analisado em profundidade Um assunto viável de ser pesquisado Evitem temas amplos que resultem em trabalhos superficiais A delimitação é uma especificação do tema

O quê? Formulação do Problema A questão ou dúvida a ser esclarecida. Elaborar em forma de pergunta que contemple a profundidade do tema a ser pesquisado Essa pergunta deverá servir como norteadora das atividades de investigação no decorrer da pesquisa O problema deve ser elaborado de forma que possa ser respondido durante todo o processo de pesquisa

Por quê? Justificativa

Por quê? Justificativa Mostra a relevância teórico-prática do assunto escolhido e sua importância em face de outros temas Mostra claramente porque o projeto é importante

Por quê? Justificativa Para escrever a justificativa - Apresente os motivos pessoais ou sociais da escolha do tema, que podem ser teóricos ou práticos - Contextualize o problema na realidade atual e localize-o com maior precisão possível na origem - Explique sobre a relevância de sua pesquisa e qual a contribuição que ela dará para a área de conhecimento - Projete a importância do tema

Como escrever a justificativa - De onde veio a ideia - A importância de estudar o tema do ponto de vista geral - A importância do tema para casos particulares - Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar - Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares - Deve ser convincente

Para que e para quem? Objetivos

Para que e para quem? Objetivos - A escolha dos objetivos deve estar coerente com o tema escolhido, o problema de pesquisa e a justificativa - Os objetivos determinam o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa - O "objetivo" diz respeito a um fim que se quer atingir - É o lugar ou objeto que você tanto deseja - Podemos apresentar como exemplo aquele carro que tanto cobiça, um emprego que você batalha para alcançar, um futuro que você planeja, a(o) namorada(o)

Atenção! Verbo  Ação  Infinitivo  Inicia a Frase - Na formulação dos objetivos, utilizar verbos de ação no infinitivo - O verbo é a principal palavra do objetivo, expresso em verbo de ação - analisar, conhecer, propor, buscar, provar, demonstrar, estabelecer, comparar, avaliar, sugerir, ressaltar, descobrir, identificar, caracterizar, confirmar, argumentar, justificar, enumerar, afirmar

Objetivos Objetivo geral - Para que? Desdobrado Objetivo geral - Para que? Define, de modo geral, o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa, uma visão geral, abrangente Objetivos específicos - Para quem? São as situações especificas na aplicação do objetivo geral, ou seja, a aplicação do objetivo geral para situações particulares, especificas

Objetivo Geral - É o objetivo "maior" a ser atingido com uma série de estratégias e objetivos específicos - Define o que se deseja alcançar ao final da investigação - Expressa os propósitos mais AMPLOS que se quer atingir no FINAL da execução do projeto - Descrição da AÇÃO  VERBO no infinitivo

Objetivos Específicos - Detalham as ações a serem realizadas para alcançar o objetivo geral - Apresentam de maneira detalhada os objetivos a serem atingidos DURANTE a execução do projeto - Estão relacionados ao objetivo geral do projeto - São desdobramentos do objetivo geral - Representam os objetivos intermediários da pesquisa, as situações mais particulares

Um objetivo é considerado bem formulado quando - É entendido por todos da mesma forma - Prima pela clareza e precisão - Não dá margem a múltiplas interpretações

Como elaborar um objetivo Usar o dicionário Munir-se de uma relação de verbos adequados Formular o objetivo geral e a partir deste os objetivos específicos Buscar a clareza e a precisão Evitar expressões vagas e ambíguas

Objetivo Geral Desenvolver uma formulação XYZ a partir de uma formulação ABC.

Objetivos Específicos - Pesquisar a viabilidade de criar a formulação XYZ; - Organizar o laboratório para executar as fases da formulação; - Criar a formulação XYZ ; - Preparar a formulação XYZ; - Testar a formulação preparada; - Diminuir custos operacionais dessa formulação.

Título - Agora, com o problema, o tema e os objetivos vamos construir um título para a pesquisa - Ele deve espelhar o foco de atenção ou o conteúdo essencial da pesquisa - O título deve chamar a atenção - O título deve ser claro e preciso - O título deve traduzir um problema suscetível de solução (tem que ser respondido durante o desenvolvimento da pesquisa)

Título - Deve ser motivador e deve dar uma ideia dos objetivos e do conteúdo do trabalho - Ter de 10 a 12 palavras, e traduzir a ideia principal da investigação - O título deve ser formulado de tal maneira que, se for colocado, um ponto final de interrogação (?) não fica estranho - Não devem ser colocados abreviaturas, informações entre parênteses, fórmulas, gráficos, referências bibliográficas

Hipótese

Hipótese “Hipótese é uma coisa que não é, mas a gente faz de conta que é, para ver como seria se ela fosse”

HIPÓTESE É um resultado provável, ainda não provado A hipótese é a resposta antecipada, suposta, provável e provisória que o pesquisador levanta e que funciona como um guia para os passos seguintes do projeto e para o percurso da pesquisa É uma verdade pré-estabelecida, intuída, com o apoio de uma teoria. As investigações poderão comprovar ou não a hipótese Correta ou errada, de acordo ou contrária ao senso comum, a hipótese sempre conduz a uma verificação prática.

Relação de alguns verbos que iniciam objetivos da pesquisa

Verbos utilizados para a elaboração de objetivos Conhecimento Conhecer Citar Classificar Conceituar Definir Descrever Distinguir Enumerar Identificar Inscrever Mencionar Relacionar Relatar Registrar Rotular Sublinhar

Compreensão Compreender Concluir Determinar Descrever Diferenciar Explicar Induzir Inferir Localizar Modificar Preparar Prever Relatar Reorganizar Revisar Traduzir

Aplicação Aplicar Demonstrar Descobrir Desenvolver Empregar Estruturar Generalizar Ilustrar Investigar Modificar Organizar Relacionar Resolver Interpretar Praticar Selecionar

Análise Analisar Calcular Categorizar Classificar Comparar Contrastar Correlacionar Detectar Diferenciar Discriminar Experimentar Distinguir Identificar Investigar Provar Examinar

Síntese Sintetizar Compor Coordenar Constituir Desenvolver Documentar Escrever Esquematizar Dirigir Formular Planejar Produzir Propor Organizar

Avaliação Avaliar Comparar Cadastrar Estimar Escolher Julgar Medir Precisar Taxar Selecionar Validar Valorizar

Exemplos Como escrever objetivos corretamente

Objetivos “O presente estudo versará sobre as características da citologia em base líquida como teste de screening para o câncer cervical e sua performance comparada ao preparado citológico convencional na detecção das lesões pré-neoplásicas e neoplásicas do colo uterino, de acordo com estudos clínicos e estudos comparativos entre os métodos, enfatizando suas vantagens e desvantagens sobre os métodos utilizados na rotina laboratorial em citopatologia”.

“O presente estudo versará (estudar, examinar) sobre as características da citologia em base líquida como teste de screening para o câncer cervical e sua performance (desempenho) comparada (comparar) ao preparado citológico convencional na detecção das lesões pré-neoplásicas e neoplásicas do colo uterino, de acordo com estudos clínicos e estudos comparativos entre os métodos, enfatizando (especial destaque - verbo gerúndio) suas vantagens e desvantagens sobre os métodos utilizados na rotina laboratorial em citopatologia”.

Objetivos Determinar a freqüência de afecções ginecológicas na adolescência, caracterizando o perfil das portadoras através da correlação dos principais diagnósticos com a idade cronológica .... através dos critérios morfológicos ....

Objetivos Determinar (verbo) a freqüência de afecções ginecológicas na adolescência (indivíduo ou processo?), caracterizando (verbo gerúndio - caracterizar) o perfil das portadoras através da correlação (verbo - correlacionar) dos principais diagnósticos com a idade cronológica .... através dos critérios .... (metodologia?)

Objetivo 4 Avaliar se o tratamento com hormônio de crescimento humano aumenta o risco de desenvolver leucemia e linfoma.

Objetivo 4 Cuidado com palavras como pior, melhor, aumenta, diminui. Avaliar (verbo – análise?) se o tratamento com hormônio de crescimento humano aumenta o risco (aumenta o risco = hipótese?) de desenvolver leucemia e linfoma. Cuidado com palavras como pior, melhor, aumenta, diminui.

O quê? Por quê? Para quê? Para quem?