PESQUISA DE MARKETING 10a Aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Estatística Testes de Hipóteses.
Advertisements

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Deve ser selecionado o modo
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologia – CCT Departamento de Engenharia Civil - DEC ESTATÍSTICA APLICADA A HIDROLOGIA.
Métodos Quantitativos
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Pesquisa HOSS, Osni.
XII Reunião Anual de Registros de Câncer
Análise de Dados.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Análise Exploratória de Dados
Estatística e Probabilidade
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
Quais são, suas médias, medianas e modas?
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA DECRITIVA
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Amostragem Pontos mais importantes:
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
Escalas de medidas E. Maranhão
Curso de Introdução à Metodologia Científica
NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA
Medidas de Dispersão Aula 8.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Matemática Financeira
Estatística Descritiva
Professor Antonio Carlos Coelho
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Estatística Descritiva
Introdução ao Trabalho Científico
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Medidas Estatísticas.
Modelos Teóricos Contínuos de Probabilidade
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas Cenas dos Próximos Capítulos.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Distribuição de Frequências
Noções de Estatística - I
Associação entre duas variáveis: análise bidimensional
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Estatística Descritiva
Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados
Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados
ESTASTÍSTICA APLICADA
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Albertazzi.Tratamento de Dados.Descritores (1.1) Tratamento de Dados 1.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Freqüências simples ou absoluta:
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
Variância A variância baseia-se nos desvios em torno da média aritmética, porém determinando a média aritmética dos quadrados dos desvios (lembremos que.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
ESTATÍSTICA.
onde xi são os valores da variável e n o número de valores.
Distribuição. de freqüência
Distribuição de freqüências
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE MARKETING 10a Aula PROCESSAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS PESQUISA DE MARKETING 10a Aula

I- PROCESSAMENTO DOS DADOS Compreende a transformação dos dados brutos coletados em dados trabalhados para a realização das análises e interpretações. Processar dados = dados são somados, calculados médias e desvios padrões, distribuição de frequências construídas, cruzamentos entre variáveis, testes de hipóteses, correlações, regressões, etc.

PROCESSAMENTO DOS DADOS 1. VERIFICAÇÃO: deve ser feita tão logo que termine o campo, quando o entrevistador entrega o questionário, como depois, no escritório, com mais detalhamento. Verifica-se se o instrumento está: a) Completo: se todas as questões foram respondidas. Questões não respondidas: contatar o respondente para resposta; considerar como não resposta; grande quantidade de não respostas em um item, excluir o item da pesquisa. b) Legível e compreensível: se estiver ilegível: contatar o entrevistador. Se ele não compreender a resposta, considerar como não resposta. c) Uniforme: resposta diferente do solicitado (Ex.: respondeu a vezes que frequenta o cinema no mês e a pergunta referia-se a vezes na semana). Ou o entrevitador consegue obter o dado ou se desconsidera a questão. d) Consistente: coerência entre as respostas. Ex.: determinada classe econômica não pode ter hábitos de uma classe maior. Ou o entrevistador esclarece, ou elimina-se a questão deste entrevistado, ou até este instrumento.

PROCESSAMENTO DOS DADOS 2. Codificação: codificar cada questão no software escolhido. Ex.: Estado Civil? - 3 Solteiro - 1 Casado - 2 Divorciado/Separado - 3 Viúvo - 4

PROCESSAMENTO DOS DADOS 3. Digitação: transcrever os dados codificados dos instrumentos de coleta de dados para o arquivo eletrônico de dados do software escolhido, construindo um banco de dados. 4. Tabulação: contagem do número de casos que ocorreram em cada categoria. O próprio software faz isso (contagem de frequências).

II- ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Escala Medida de Tendência Central Medida de Dispersão NOMINAL Moda Distribuição de frequência (absoluta e relativa) ORDINAL Mediana Ordenamento INTERVALAR ou RAZÃO Média aritmética Desvio médio, desvio padrão

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Informam a respeito do ponto de concentração da maioria das respostas. a)MÉDIA: é o valor médio de um conjunto de dados. b)MODA: é o valor/variável que ocorre com maior frequência. c)MEDIANA: é o elemento central da distribuição.

MEDIDAS DE DISPERÇÃO Informam o grau de disperção das respostas por toda a distribuição (próximas ou não da média). a) Distribuição de frequência absoluta (contagem) e relativa (% do todo). b) Ordenamento: disposição dos elementos em ordem crescente ou decrescente segundo as avaliações da variável. c) Desvio médio: grau de dispersão do total dos indivíduos num grupo em relação a determinada variável. É a média das diferenças entre cada observação e a média das observações. Serve para comparar duas distribuições com igual média e saber qual das duas está mais ou menos dispersa. d) Desvio padrão: é a média dos desvios de cada observação em relação a média da amostra ou da população. Quanto maior a disperção, mais distante da média está cada observação/variável.