PRIMEIROS SOCORROS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

Primeiros socorros em caso de electrocussão
PRIMEIROS SOCORROS WILLIAN VIEIRA DE SOUZA TEC. ENFERMAGEM.
Primeiros Socorros Conceito:
Primeiros Socorros Ë o atendimento imediato a uma vítima acidentada ou acometida de mal súbito até a obtenção de assistência qualificada.
PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Manobra de Heimlich Você sabe o que é isto? clique para prosseguir.
MANOBRA DE HEIMLICH SABEM O QUE É ISTO? CLICAR SEMPRE.
Noções de Primeiros Socorros
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
HEMORRAGIAS Conceito Classificação HEMORRAGIA INTERNA
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
Ao final desta lição os participantes serão capazes de:
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
PRIMEIROS SOCORROS É a 1ª etapa ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita para estabilizar a sua situação antes da chegada de uma ambulância.
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
ABORDAGEM INICIAL
Obstrução Respiratória
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Capítulo 1 Papel do Socorrista.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
PRIMEIROS SOCORROS.
Entorses, Luxações e Fraturas
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
R C P.
Professor: Sávio Navarro
Capacitação de Socorrista
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
de suporte básico de vida
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
HEMORRAGIA Suporte Básico de Vida.
Funções Vitais Prof. MsC. Clauber Mota.
ABORDAGEM PRIMÁRIA EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA
Sinais vitais nos primeiros socorros
Triagem- APH- Multiplas vítimas
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Urgência e emergência na atenção primária
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa. Primeiros Socorros 1. EMENTA Conhecimentos básicos em primeiros socorros – Cinemática do trauma – Anatomia.
Ciências Naturais 9.º ano
Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa
Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa
Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.
Evento: Queda de moto. Cena: Seu serviço foi acionado para uma queda de motoqueiro. Chegando ao local você observa a cena abaixo. Vítima: Apresenta-se.
Evento: Atropelamento de pedestre. Cena: História de atropelamento por veículo de grande porte (caminhão), tendo sido projetado há cerca de 4 metros do.
CHOQUES ELÉTRICOS. Não deixe que ninguém se aproxime da vítima, nem tente ajudá-la antes de a corrente elétrica ser desligada (a distância mínima a ser.
Introdução ao Suporte Básico de Vida
Aula 01 (pág. 113).
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Transcrição da apresentação:

PRIMEIROS SOCORROS

PRIMEIROS SOCORROS CONCEITO: São os procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de vida, visando manter seus sinais vitais e evitando o seu agravamento, bem como o seu conforto, até que ela receba assistência definitiva.

DIMENSIONAMENTO DA CENA: Antes de se iniciar o atendimento, é de fundamental importância que o socorrista faça a correta análise do local do acidente, a fim de identificar o número de vítimas, os possíveis riscos, garantindo a sua segurança e a das vítimas. De forma alguma, o Socorrista responsável pelas ações de primeiros socorros deve se expor a riscos com chance de se tornar uma vítima.

SINAIS VITAIS Os sinais vitais são indicadores das funções vitais do corpo e podem orientar o diagnóstico inicial e acompanhar a evolução do quadro clínico da vítima.

Primeiros Socorros • Primeiros Socorros são a atenção imediata dada à uma vítima cujo estado físico coloca sua vida em perigo. Geralmente se presta atendimento no próprio local. Objetivo: manter as funções vitais O que o socorrista deve aprender: • o que deve procurar • o que deve fazer • como deve fazer

Princípios: • Agir com calma e confiança – evitar o pânico • Ser rápido, mas não precipitado • Usar bom senso, sabendo reconhecer suas limitações • Usar criatividade para improvisação • Demonstrar tranquilidade, dando ao acidentado segurança • Manter sua atenção voltada para a vítima quando estiver interrogando-a • Falar de modo claro e objetivo • Aguardar a resposta da vítima • Não atropelar com muitas perguntas • Responder honestamente as perguntas que a vítima fizer • Usar luvas descartáveis e dispositivos boca-máscara, improvisando se necessário, para proteção contra doenças de transmissão respiratória e por sangue. Atender a vítima em local seguro ( remove-la do local se houver

Primeiros Socorros •Avaliar a vitima: • Verificar nível de consciência

Primeiros Socorros •Verificar se respira – Ver – Sentir - Ouvir

Primeiros Socorros •Checar pulsação: através da artéria carótida em adultos ou artéria braquial em crianças

Primeiros Socorros •Verificar hemorragias, fraturas e outras lesões - Inspeção e Palpação

Primeiros Socorros •Improvisar colar cervical quando há suspeita de lesão na coluna cervical. Uma das chaves de sucesso no socorro, é ter certeza que sua "ajuda" não irá piorar o problema!

SINAIS VITAIS TEMPERATURA -A temperatura reflete o balanceamento entre o calor produzido e o calor perdido pelo corpo. RESPIRAÇÃO -A finalidade é a troca gasosa entre o sangue e o ar dos pulmões. A avaliação da respiração como sinal vital inclui: a freqüência (movimentos respiratórios por minuto), caráter (superficial e profunda) e ritmo (regular e irregular). Método de verificação: ver, ouvir e sentir. PULSO- O pulso é causado pela pressão do sangue contra a parede arterial em cada batimento cardíaco. O pulso é tomado onde uma artéria possa ser comprimida contra um osso. Verifica-se a : Freqüência, ritmo e volume

PRIMEIROS SOCORROS PROTOCOLOS: EXAME PRIMÁRIO ... Segurança do local. ... Controle Cervical e Responsilidade. A  Vias Aéreas . B  Respiração C  Circulação D  Exame Neurológico E  Exposição da Vítima

EXAME SECUNDÁRIO Verificar sinais vitais e iniciar o exame corporal pela região posterior e anterior do pescoço (região cervical), observando o alinhamento da traqueia (colocar o colar cervical). Verificar se no crânio há afundamentos ou escalpes (couro cabeludo e testa);

Exame físico detalhado Examinar o ombro (clavícula e escápula); Examinar o tórax, procurando por fraturas e ferimentos; Observar a expansão torácica durante a respiração;

Exame físico detalhado Examinar os quatro quadrantes do abdome, procurando ferimentos, regiões dolorosas e enrijecidas; Examinar a região anterior e lateral da pelve e a região genital;

Exame físico detalhado Examinar os membros inferiores (uma de cada vez), as pernas e os pés (pesquisar a presença de pulso distal, motricidade, perfusão e sensibilidade);

Primeiros Socorros Primeiro Socorro é o atendimento imediato que se dá a um acidentado ou portador de mal súbito, antes da chegada do médico.

Regras básicas de Primeiros Socorros Manter a calma. Afastar os curiosos e agir com rapidez e segurança; Não Remover a Vítima, enquanto não tiver uma ideia precisa da natureza e extensão dos seus ferimentos; Evitar fazer a vítima sentar ou levantar; Não tentar dar de beber à pessoa que estiver inconsciente; Nunca dar bebidas alcóolicas ao acidentado; Em caso de queimadura, não aplicar óleo, pasta de dente ou qualquer outra coisa;

Regras básicas de Primeiros Socorros Em caso de suspeita de fratura ou luxação, não fazer massagem, nem mudar a posição da vítima. Imobilizar o local atingido na posição correta. Se a fratura for na coluna, transportar a vítima em leito rígido; Não mexer em ferimentos com sangue já coagulado; Acalmar a vítima e não deixá-la ver o ferimento;

Medidas Importantes Evitar Hemorragias; Manter a Respiração; Proteger as áreas queimadas; Transportar com cuidado; Manter os ossos fraturados o mais próximo da posição normal; Inspirar confiança; Evitar pânico.

Aspectos Legais OMISSÃO DE SOCORRO (ART. 135º DO CÓDIGO PENAL.) Todo cidadão é obrigado a prestar auxílio a quem esteja necessitando, tendo três formas para fazê-lo: atender, auxiliar quem esteja atendendo ou solicitar auxílio. Exceções da lei (em relação a atender e/ou auxiliar): menores de 16 anos, maiores de 65, gestantes a partir do terceiro mês, deficientes visuais, mentais e físicos (incapacitados). Telefones de emergência: CB: 193 SAMU: 192 PM: 190 “ A principal causa-morte pré-hospitalar é a falta de atendimento. A segunda é o socorro inadequado.”

Tipos de Emergência e Conduta