ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Gerenciamento do escopo
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Validação e Verificação do APPCC
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Gerenciamento da Integração
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Control Objectives for Information and related Technology
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Metodologia Versão 2 FSRS.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Configuração de manutenção
Instrutor: Objetivos:.
Gerenciamento de Implantação
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
RUPinho Qualidade de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Fundamentos de Engenharia de SW
Gerenciamento de Configuração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Projeto: Capacitação em GP
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Gerenciamento da Integração
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Análise e Projeto de Sistemas
Prof. Alexandre Vasconcelos
Engenharia de Software
Gerenciamento de Integração.
Gerência de Configuração - GC
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
Engenharia de Software
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Instrutor: Objetivos:.
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
Instrutor: Objetivos:.
Teste de Software Conceitos iniciais.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE – PDS VALIDAÇÃO.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Integração.
Instrutor: Objetivos:.
Instrutor: Objetivos:.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
Formação de Auditores Internos da Qualidade
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Correspondência entre as normas ISO9001:2000 e ISO – Realização do Produto Disciplina: Qualidade de Software Professor: Alexandre Vasconcelos Grupo:
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Sistemas de Gestão da Qualidade
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
Gerência de Sub-Contratação - SAM
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
CMMI Capability Maturity Model Integration
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
Transcrição da apresentação:

ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson Sheila Marques

7.1 – Planejamento da Realização do Produto Planos da qualidade –desenvolvimento –requisitos de qualidade –critérios de início e término das tarefas

7.2 - Processos Relacionados ao Cliente Requisitos de software A organização deve determinar: –A validação e viabilidade dos requisitos do cliente. –A organização deve produzir um documento de requisitos baseado em pesquisa de campo e validado com o cliente. – O documento de requisitos deve conter todos os casos de uso. –Requisitos não funcionais e de hardware também devem estar contidos no documento.

7.2 - Processos Relacionados ao Cliente Análise crítica relacionada ao software A Organização deve assegurar que: –O cliente esteja ciente que todos os casos de uso(requisitos funcionais) estejam no documento de requisitos. –Uma arquitetura para o sistema deve ser definida sobre os aspectos relevantes para atenuar riscos. –O pessoal está capacitado ou treinamentos devem ser providenciados. –A tecnologia necessária ao desenvolvimento deve ser dominada.

7.2 - Processos Relacionados ao Cliente Comunicação com o cliente –Como requisitos funcionais mudam, a organização deve acordar uma seqüência de validades com o cliente. –Um pequeno protótipo da GUI pode ser apresentado ao cliente no início do projeto quando necessário. –Deve ser definido um sistema de feedback para os steakholders. É aconselhável o uso de ferramentas como EzTrack ou Bugzilla.

7.3 - Projeto e Desenvolvimento Planejamento e desenvolvimento do software A organização deve: –Planejar e documentar as várias etapas do projeto e do desenvolvimento do software. –Verificar se o que foi desenvolvido está de acordo com o processo, com o planejado e documentado nos requisitos. –Designar as responsabilidades de cada integrante da equipe com relação ao projeto e desenvolvimento. Definir uma forma de comunicação clara entre os membros da equipe, bem como uma designação clara das responsabilidades de cada um Os artefatos de saída podem alterar-se ao longo do projeto e devem atualizados sendo estas alterações documentadas

7.3 - Projeto e Desenvolvimento Entradas de projeto e desenvolvimento de software Definir e documentar as entradas relativas a requisitos: –Requisitos de funcionalidade e desempenho. –Conhecimentos dos requisitos regulamentares (leis e regulamentos aplicáveis). –Requisitos já definidos em projetos anteriores. –Outros requisitos essenciais ao projeto. Necessidade de análise constante da adequação da documentação dos requisitos para que a mesma seja completa, não ambígua e sem conflitos (prioridades devem estar associadas aos requisitos ).

7.3 - Projeto e Desenvolvimento Saídas de projeto e desenvolvimento de software Os artefatos gerados devem ser aprovados antes de liberados –Verificação e Validação das saídas do projeto Teste unitário para verificação dos requisitos documentados. Listar os softwares auxiliares que precisam ser adquiridos. Definir plano de teste, para ao final do desenvolvimento verificar o estágio de desenvolvimento do projeto. Definir as características mínimas para o uso do software seguro e adequado. Protótipo para teste

7.3 - Projeto e Desenvolvimento Análise crítica do desenvolvimento de software Testes durante as várias fases do projeto devem ser efetuados –Verificar em cada fase se o que foi desenvolvido atende os requisitos. –Verificar se há mais algum risco crítico e propor soluções para os mesmos. Durante os testes devem estar presentes alguns dos envolvidos no projeto e desenvolvimento do módulo implementado. E devem ser mantidos registros dos resultados dos testes e das ações tomadas com base nestes.

7.3 - Projeto e Desenvolvimento Verificação do software e desenvolvimento –A verificação deve ser executada como planejada para garantir que o processo de desenvolvimento foi seguido corretamente. – Fazer documento com os resultados da verificação e das ações tomadas.

7.3 - Projeto e Desenvolvimento Validação do software e desenvolvimento –Validação do software deve ser feita como especificada de modo a garantir que este atende os requisitos documentados para uso da aplicação como requerido pelos stakeholders. –Validação deve ser feita antes da entrega do produto. –Registrar os resultados da validação.

7.3 - Projeto e Desenvolvimento Controle de alterações do software e desenvolvimento –Deve-se ter um plano de mudança para os casos em que os requisitos se alterem afim de não impactar tanto na adição ou remoção dos componentes do software. –O controle de versões permite monitoramento destas mudanças e uma mais fácil descoberta de problemas por elas gerados. –Tendo-se um feedback prévio dos clientes pode-se ter um software melhor para os mesmos e assim não precisando fazer alterações em produção diretamente

7.4 – Aquisição Processo de aquisição –A organização deve avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade em fornecer produtos de acordo com os requisitos da organização Informações para aquisição –Devem descrever o produto a ser adquirido e incluir requisitos para: Aprovação de produto, procedimentos, processos e equipamento Qualificação de pessoal Sistema de gestão da qualidade

7.4 – Aquisição Verificação do produto adquirido –Assegurar que o produto adquirido atende aos requisitos de aquisição especificados.

7.5 - Fornecimento de serviço e produção Controle de produção e fornecimento de serviço –Atividades de liberação: construir, liberar, integração final e replicação –Atividades de entrega: entregar e instalar –Atividades pós-entrega: operar, manter e dar suporte ao usuário

7.5 - Fornecimento de serviço e produção Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço –Critérios definidos para análise crítica e aprovação dos processos –Aprovação de equipamento –Fornecimento de Upgrade

7.5 - Fornecimento de serviço e produção Identificação e rastreabilidade –Controle efetivo de versões por cliente –Identificação de alterações implementadas em uma versão específica

7.5 - Fornecimento de serviço e produção Propriedade do cliente –A organização deve ter procedimentos para identificação, verificação, proteção, manutenção e disposição da propriedade do cliente fornecida para uso ou incorporação do produto Preservação do produto –Deve incluir métodos e procedimentos de manuseio, embalagem, armazenamento

7.6 - Controle de dispositivos de Medição e Monitoramento A organização deve: –Determinar ferramentas, técnicas e processos de medição e monitoramento para validar o produto diante dos requisitos. –Assegurar Resultados Válidos Ferramentas já aceitas no mercado. Usar algum padrão, nacional ou internacional, já existente. (quando o padrão não existe, base deve ser registrada) Refazer o processos com a finalidade de validar o resultado. O objetivo da aplicação desenvolvida deve ser confirmado. Documentos com os resultados obtidos devem ser criados (base histórica).