PROGRAMA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
Apresentação do Projeto
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
Plano Nacional de Cultura
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino - Região de São Carlos
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Ministério da Cultura.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Autoavaliação Institucional e a CPA
SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INDIGENA XV SEMINARIO DE FORMAÇÃO SUPERIOR INDIGENA DE RORAIMA Boa Vista, 26 de outubro de GT – 06: Pós-Graduação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Sobre o Edital Mais Cultura:
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Plano Nacional de Cultura
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ Um lugar de articulação entre pesquisa, ensino e extensão voltado para a troca de saberes acadêmico e popular

Escola Nacional de Belas Artes Faculdade de Letras Por onde começar... Escola Nacional de Belas Artes Faculdade de Letras Escola Nacional de Música Escola de Comunicação Departamento de Dança da EEFD Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Fórum de Ciência e Cultura Museu Nacional Casa da Ciência da UFRJ PACC Outros museus da UFRJ Espaços de Cultura da UFRJ

Articulação das diferentes iniciativas já em andamento com o objetivo de apresentar o conjunto da produção acadêmica da UFRJ artística e cultural e suas conexões com a política nacional de cultura; Estabelecer novas conexões; Pensar a contribuição da UFRJ para a cidade do RJ – eventos de difusão da produção acadêmica, grandes eventos internacionais, espaços de cultura e divulgação científica; pesquisa, articulação e trocas entre o saber acadêmico e o saber popular; cursos de formação e assessoria técnica. Pensar as diretrizes já propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano Diretor da UFRJ

ALGUMAS INICIATIVAS EM ANDAMENTO: PROCULT UFRJ – grupos artísticos MUSEUS E CENTROS E CIÊNCIA/Cidade da Cultura, Cidade do Conhecimento/PD 2020 PONTÃO DE CULTURA ECO PROGRAMA DE CULTURA POPULAR (FCC E EEFD) - UNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS

CENÁRIOS: Cenário 1 - Política Nacional de Cultura DIRETRIZES DO PLANO NACIONAL DE CULTURA SUB – EIXO: 1.3 - Cultura, Educação e Criatividade 22 - Articular a política cultural (MINC e outros) com a política educacional (MEC e outros) nas três esferas governamentais para elaborar e implementar conteúdos programáticos nas disciplinas curriculares e extracurriculares dedicados à cultura, à preservação do patrimônio, memória e à história afro-brasileira, indígena e de imigrantes ao desenvolvimento sustentável e ao ensino das diferentes linguagens artísticas, inclusive arte digital e línguas étnicas do território nacional, de matriz africana e indígena, e ao ensino de línguas, inserindo-os no Plano Nacional de Educação,sob a perspectiva da diversidade e pluralidade cultural, nas escolas, desde o ensino fundamental, universidades públicas e privadas com a devida capacitação dos profissionais da educação, por meio da troca de saberes com os mestres da cultura popular nos sistemas municipais, estaduais e federais, bem como (26) Garantir condições financeiras e pedagógicas para a efetiva aplicação da disciplina "Língua e Cultura Local".

SUB–EIXO: 3.2 - Cultura, Território e Desenvolvimento Local 154 – Fomentar e ampliar observatórios e as políticas culturais participativas com o objetivo de produzir inventários, pesquisas e diagnósticos permanentes, também em parceria com universidades e instituições de pesquisa, subsidiando políticas públicas de cultura, articuladas intersetorialmente e territorialmente, com ações capazes de preservar os patrimônios cultural e natural, inserindo as histórias locais nos conteúdos das instituições educacionais, identificando e valorizando as tradições e diversidade culturais locais, aproximando os movimentos culturais das questões sociais e ambientais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável local e a redução das desigualdades regionais

SUB–EIXO: 4.2 - Sustentabilidade das Cadeias produtivas 236 - Criar um programa nacional (por região) de capacitação de agentes e empreendedores culturais, com foco nas cadeias produtivas, contemplando a elaboração e gestão de projetos, captação de recursos e qualificação técnica e artística, ofertando oficinas, cursos técnicos e de graduação, em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES).

EIXO 4: CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA SUB–EIXO: 4.3 - Geração de Trabalho e Renda 252 - Investir na profissionalização dos trabalhadores da cultura, através da ampliação dos cursos de nível superior, técnicos e profissionalizantes

EIXO 5: GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA SUB–EIXO: 5.1 - Sistemas Nacional, Estaduais, Distrital e Municipais de Cultura 279 – Criar um sistema nacional de formação na área da cultura, integrado ao SNC, articulando parcerias públicas e privadas, a fim de promover a atualização, capacitação e aprimoramento de agentes e grupos culturais, gestores e servidores públicos, produtores, conselheiros, professores, pesquisadores, técnicos e artistas, para atender todo o processo de criação, fruição, qualificação dos bens, elaboração e acompanhamento de projeto, captação de recursos e prestação de contas, garantindo a formação cultural nos níveis básico, técnico, médio e superior, à distância e presencial, fazendo uso de ferramentas tecnológicas e métodos experimentais e produção cultural.

PROEXT cultura – encomenda governamental desenvolvimento de programas e projetos de formação e aprimoramento de gestores e produtores culturais por meio da pesquisa-ação, cursos e/ou oficinas. programas, projetos, estudos de sustentabilidade, análises de contextos locais e regionais das cadeias produtivas das linguagens técnico-artísticas e de patrimônio e que apontem para criação de Incubadoras Culturais Universitárias centradas na economia da cultura.

mapeamento e diagnóstico de processos e equipamentos culturais que contribuam para o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (com vistas ao Plano Nacional de Cultura - PNC) e que apontem para a criação de Observatórios Culturais Universitários. desenvolvimento de programas e projetos artísticos e educativos de dinamização de equipamentos culturais com ênfase nos equipamentos universitários explicitando a destinação de uso e/ou planos de gestão demonstrando viabilidade social e econômica.

encontros com formato de compartilhamento teórico-artístico discutindo temas a partir da confrontação de duas instâncias: as reflexões teóricas e as produções artísticas (peças teatrais, espetáculos de música, dança, produção de conteúdo audiovisual, exposições de artes, intervenções urbanas, arquitetura, performances etc.) que instiguem a experimentação estética e a reflexão crítica. projetos de implantação de programas de rádio e TV universitária com conteúdos culturais e educativos, regionais e nacionais, com vistas à democratização do acesso a informação.

Cenário 2 - O Rio de Janeiro A cidade Espaços de Cultura Cursos de formação técnica Cursos de graduação, pós-graduação e extensão interdisciplinares Informação e circulação da produção acadêmica que pensa e atua com foco na cidade

PRINC – mais um exemplo das possibilidades de articulação Cursos de formação Equipes interinstitucionais – UFRJ,UERJ e UFF Três regiões do estado do RJ Financiamento do MinC

Plano de Trabalho Estabelecer diretrizes de atuação do Programa; elaborar texto – dia 12 (agendar nova data) Apresentar na plenária de Decanos e Diretores no dia 31/05 (adiar para junho) Proposta do seminário para debate e aprofundamento da propostas – novas adesões

POSSIBILIDADES: - AGENDA CULTURAL DA UFRJ - INSERÇÃO DA UFRJ NA AGENDA CULTURAL DA CIDADE – EVENTO UFRJ - PUBLICAÇÕES SOBRE CULTURA (MUSEUS E CENTRO DE CIÊNCIA, GRUPOS ARTÍSTICOS, COMUNICAÇÃO DIGITAL, ETC) - Criação do Guia Cultural da UFRJ –organizar publicação contendo informações sobre Centros Culturais, Museus de Ciência, grupos artísticos e patrimônio histórico da UFRJ - OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E CAPTAÇÃO DE MANTENEDORES

Propostas de organização para elaboração de diretrizes: Pesquisa e extensão – TODOS/FCC/Beatriz Resende - Produção artística – FCC/EM/FL/EEFD/ECO/MUSEU/EBA/Maria José Chevitarese Cultura Digital – ECO/EBA/FAU/EEFD/Ivana Bentes - Cultura Popular/Cultura Urbana – FCC/Cia Folclórica/FAU/Maria Dias/Eleonora Gabriel Educação FORMAL E NÃO FORMAL – TODOS/Propor Fac. de Letras na coordenação Museus e Centros Culturais/Divulgação científica e Cultural – MUSEU NACIONAL, CASA DA CIÊNCIA/FAU/Fatima Brito/ Bel Acervos e Memória - MUSEU NACIONAL/SIBI*/Marcelo Carvalho Esporte – EEFD/WaldyrMendes Arquitetura e Cidade – nomes já indicados (ver lista)

Propostas CRONOGRAMA Data para entrega de nomes Unidades participantes para cada eixo temático – 16/05 O coordenador de cada eixo convoca o grupo e organiza a elaboração de diretrizes PROPOSTA DE ADIAR PARA A PLENÁRIA DE 28 DE JUNHO PRÓXIMA REUNIÃO: 14/06 – 10h -sistematização do documento REUNIÃO COM REITOR – ANTES DO DIA 28/06 – AGENDAR ENVIO DE PROPOSTAS: isabel@pr5.ufrj.br