PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Advertisements

1.
Plano “VISA na Atenção Básica”
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Prefeitura Municipal de Pedreira
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
PARTE 1. PARTE 1 A PNSST tem por princípios: Interprete as imagens A B E C D.
Protocolo de Gestão Integrada
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Saúde Integral da Criança
Introdução:   A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações necessitando de apoio integral.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
ESF Integralidade da assistência
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Assistência ao Idoso.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
PAISC: PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA
Coordenação de Articulação de Políticas para Pessoas Idosas
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
CRIAÇÃO DO NASF.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Programa Saúde do Adolescente (PROSAD)
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Transcrição da apresentação:

PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente Profª. Maria Joselita Alves.

PROSAD ( Programa de Atenção à Saúde do Adolescente) Em Outubro de 1988, o MS oficializou o programa do adolescente. Seus objetivos eram: Promover a saúde integral do adolescente, favorecendo o processo geral de seu crescimento e desenvolvimento e os desajustes individuais e sociais;

Normatizar as ações consideradas nas áreas prioritárias; Estimular e apoiar a implementação dos programas estaduais e municipais, na perspectiva de assegurar ao adolescente um atendimento adequado às suas características, respeitando as particularidades regionais e a realidade local; Promover e apoiar estudos e pesquisas multicêntricas relativas à adolescência;

Estimular a criação de um sistema de informação e documentação dentro de um Sistema Nacional de Saúde, na perspectiva da organização de um centro produtor, coletor e distribuidor de informações sobre adolescência; Contribuir com as atividades intra e inter-institucionais, nos âmbitos governamentais e não-governamentais, visando a formulação de uma política nacional para a adolescência e juventude, a ser desenvolvida nos níveis federal, estadual e municipal.

As ações básicas propostas pelo PROSAD fundamenta-se numa política de promoção da saúde, identificação de grupos de risco, detecção precoce dos agravos, tratamento adequado e reabilitação. Foram considerados áreas prioritárias: o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; o desenvolvimento da sexualidade, saúde bucal; saúde mental; saúde reprodutiva; saúde do escolar adolescente; prevenção de acidentes; o trabalho cultural, o lazer e o esporte.

FIM joselitalves2@hotmail.com