A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pensamento Filosófico Moderno
Advertisements

A revolução científica do século xvii
FILOSOFIA DA CIÊNCIA.
A Evolução da Ciência Psicológica
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
A visão Grega da Ciência
Filosofia da Grécia antiga
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
METODOLOGIA CIENTÍFICA 4º SEMESTRE – FAPCOM Profa. Dra. Joana T. Puntel 1.
Prof. Everton da Silva Correa
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
RENASCIMENTO PARTE 2.
Para não ser infeliz na sexta. Sobre História Precisa saber: – Como era a sociedade da Alta Idade Média e qual era o papel da Igreja nela – Como a Igreja.
Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora.
Relações entre ciência e filosofia no período moderno
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ciência e Tecnologia- Aula 1.
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
A Filosofia e o mundo de René Descartes
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
CIÊNCIA, CONHECIMENTO E MÉTODO CIENTÍFICO
Idade Moderna: séc. XV-XVII d.C
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Aula 06- A ciência na Modernidade e na Contemporaneidade.
PESQUISA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. [... ] não é lugar de certezas absolutas, exceto nas matemáticas, no qual sabemos exatamente as condições.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.
O Renascimento XIV - XVI
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira
WILLIAM SHACKESPEARE ( ) "Othello e Desdemona em Veneza"
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
TEORIA MODERNA DE COPÉRNICO
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Metodologia do Trabalho Acadêmico
ARISTÓTELES E GALILEU.

Ciência e sociedade.
Renascimento século XIII - Itália
PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
PSICOLOGIA E HISTÓRIA 1. ANTROPOCENTRISMO
Filosofia Aula 1.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico.
O que é Sociologia?.
Filosofia Medieval e Moderna
Nova concepção do homem e do mundo
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
PRIMÓRDIOS Arqueano (ausência de vida) Paleozóico (vida pela 1ª vez) Mesozóico (répteis) Terciário (1 a 10 milhões de anos) Quaternário ( a 1 milhão.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
CONHECIMENTO Delson Teixeira* *Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos Metodologia.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Ivã Gurgel Matematização da Natureza (em especial dos movimentos); Paradigma Mecanicista; Experimentação Técnica.
Transcrição da apresentação:

A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira

PARADIGMA ANTIGO-MEDIEVAL (CAPRA, 1991) Platão Aristóteles PARADIGMA ANTIGO-MEDIEVAL (CAPRA, 1991) PARADIGMA TEOCÊNTRICO (CARDOSO, 1995) Sto Agostinho Sto Tomás de Aquino

PERÍODO ANTIGO-MEDIEVAL 1ª MUTAÇÃO: DO PENSAMENTO MÍTICO AO FILÓSOFICO SOCIEDADE ANTIGA: MARCADA PELO MODELO ESCRAVISTA, EM QUE AS AÇÕES PRÁTICAS E PRODUTIVAS ERAM DESVALORIZADAS. A ATIVIDADE INTELECTUAL ERA A MAIS IMPORTANTE SOCIEDADE FEUDAL: MARCADA PELO MODELO FEUDAL, EM QUE AS AÇÕES PRÁTICAS E PRODUTIVAS CONTINUAVAM DESVALORIZADAS. A ATIVIDADE RELIGIOSA ERA A MAIS IMPORTANTE Ciência: Racional Contemplativa

TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA Copérnico Giordano Bruno Kepler

RENASCIMENTO NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA Ciência: Racional NICOLAU COPÉRNICO LANÇA A HIPÓTESE HELIOCÊNTRICA DE MUNDO JOHANES KEPLER COMPROVA MATEMATICAMENTE A TEORIA HELIOCÊNTRICA GIORDANO BRUNO ESCREVE E DEFENDE A NOVA CONCEPÇÃO E ESTABELECE A NOÇÃO DE UNIVERSO INFINITO NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA Ciência: Racional Experimental

Galileu Francis Bacon Descartes PARADIGMA DOMINANTE (SANTOS, 1989) PARADIGMA ANTROPOCÊNTRICO (CARDOSO, 1995) PARADIGMA REDUCIONISTA (CAPRA, 1991 E MORIN,1996) Francis Bacon Galileu Descartes

MODERNIDADE 2ª MUTAÇÃO: DO PENSAMENTO TEOLÓGICO AO CIENTÍFICO UMA SOCIEDADE BURGUESA E MERCANTILISTA EM QUE AS AÇÕES PRÁTICAS E PRODUTIVAS PASSAM A SER AS MAIS IMPORTANTES GILILEU GALILEI: O TELESCÓPIO; A COMPROVAÇÃO DO HELIOCENTRISMO COM A OBSERVAÇÃO INSTRUMENTAL E SISTEMÁTICA; A DESCRIÇÃO MATEMÁTICA DO UNIVERSO; A FORMULAÇAO DE LEIS GERAIS FRANCIS BACON: O MÉTODO EMPÍRICO, COM A INDUÇÃO COMO VIA PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A SUBMISSÃO DA NATUREZA AO HOMEM RENÉ DESCARTES: O MÉTODO RACIONAL, COM A DEDUÇÃO COMO VIA PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A SEPARAÇÃO CORPO E ALMA, RAZÃO E SENSIBILIDADE.O MUNDO MÁQUINA, COMO UM RELÓGIO

PARADIGMA ASCENDENTE (CAPRA, 1991) PARADIGMA ECOCÊNTRICO (CARDOSO, 1995) PARADIGMA EMERGENTE (SANTOS, 1989)

PERÍODO CONTEMPORÂNEO 3ª MUTAÇÃO: DO MECANICISMO AO HOLISMO (em evolução) A FÍSICA ELETRODINÂMICA E A TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES NO SÉCULO XIX A TEORIA DA RELATIVIDADE DE ALBERT EINSTEIN O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISEMBERG A NOÇÃO DE COMPLEMENTARIDADE DE NIELS BOHHR O MOVIMENTO DAS PARTÍCULAS DE JOHN BELL O UNIVERSO COMO UMA TEIA DINÂMICA DE EVENTOS A TEORIA DO HOLOMOVIMENTO DE DAVID BOHM UM MUNDO ORGÂNICO, COMO UMA TEIA!

REFERÊNCIAS CAPRA, F. Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1991. CARDOSO, C. M. A canção da inteireza. São Paulo: Summus, 1995. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 1996. SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 11 ed. Porto: Afrontamento, 1989.