BREVE HISTÓRICO DA PRÁTICA CIRÚRGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito de saúde
Advertisements

Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves.
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
O TRABALHO DO CIRURGIÃO
UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.
Aspectos históricos Aline Tonheiro Palmeira Psicóloga hospitalar
Antibióticos e Resistência aos Antibióticos
Origem da Enfermagem Professora e Enfermeira : Drª Carla Gomes
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
História das cores.
História da Medicina Quadro Sinóptico.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM
Esta é a história de Mikao Usui, o criador do Reiki
Prof. Everton da Silva Correa
História do Iogurte Trabalho realizado por: Mariana Leite, nº 20;
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
HISTÓRIA DO SOCORRISMO
Durante séculos, a atenção psicológica aos enfermos confundiu-se com a atenção religiosa. O acompanhamento em clínicas e hospitais era realizado por Freiras.
Devaneio Por: Alissa Drumond, Allan Blanco, Beatriz Nunes, Bianca Safadi e Bruno Holanda.
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
MESOPOTÂMIA.
‘ESTRUTURA DO CENTRO CIRÚRGICO
PROFESSORA: PAULINA A.M.PEREIRA
A Evolução da Enfermagem ao longo dos séculos
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
Tattoos.
Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM
Catequese 4 ABERTOS À VIDA!
Prof. Gustavo Santos 4º Bloco - Medicina
Preparo ou Montagem da sala para cirurgia
1. Em linguagem profética, a mulher de Apocalipse 12 representa a igreja verdadeira. 2. O Filho que ela deu à luz é Jesus. 3. O dragão que devoraria.
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
COMPREENDER O CONCEITO DE COLEÇÃO/MUSEU
Raffaela Plazezwski n°24
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Enfermagem Radiológica
Histórias de crianças e infâncias
Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
A dicotomia entre saúde e saúde mental
nome:Nicole Moledo Serie:1 EM N°: 21
História da Terapia Manual
TEORIA PSICANALÍTICA.
Importância da Química na Medicina
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE NO PERÍODO TRANS OPERATÓRIO
Pressupostos histórico-filosóficos para o paradigma evolucionista
UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
periodização da vida como construção social
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Dr. Natael Ribeiro Malta Neto
Ciência Antiga e Ciência Moderna
Saúde Coletiva Profª Ilana Soares Martins. Saúde/ Doença “ O Que é Ter saúde”, “ O Que é Ter saúde”, “ O Que é Ter Doença” “ O Que é Ter Doença”
Química medicina. Colégio da policia militar Profª Ana Carolina Jenifer Rodrigues N°11 1°EM.
Química na Medicina Trabalho a ser apresentado a professora Carol da disciplina de Química. Victória Walz n°32 1°EM.
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto
Bioética e cuidados paleativos na assistência à saúde O conceito de cuidados paleativos a pacientes terminais ficou conhecido a partir da década de 60,
Transcrição da apresentação:

BREVE HISTÓRICO DA PRÁTICA CIRÚRGICA Universidade Castelo Branco Disciplina: Enfermagem em centro cirúrgico e Central de material e esterilização Prof: Claudia Angélica Mainenti

TERMINOLOGIA: Cirurgia: ramo da medicina que se propõe a curar pelas mãos. Termo cheirourgos é encontrado no grego não só para os médicos que tratava as doenças com as mãos, como também cozinheiros ou tocadores de cítara. Modificação ao londo dos tempos: cirurgien, surgien e surgeon.

Em épocas passadas a cirurgia era considerada o último recurso aplicável a doentes para os quais não havia mais remédios que lhe restabelecessem a normalidade. Com a evolução dos conhecimentos, a cirurgia passou a ter lugar no tratamento de algumas doenças.

O índice de mortalidade era de quase 100%, pois eles desconheciam a técnica e os microorganismos. Os pacientes eram atendidos de forma brutal, embebedados ou recebiam pancadas na cabeça para que perdessem os sentidos e pudessem ser operados

A CIRURGIA NA PRÉ HISTÓRIA Atos médicos e cirúrgicos eram feitos por feiticeiros. A trepanação é a primeira operação conhecida. Eram realizadas por razões médicas, mas principalmente por razões religiosas. Estas eram feitas com mutilações sangrentas e dolorosas com um propósito místico ou de ritos mágicos.

Algumas vezes perdiam a consciência devido a dor do procedimento e eram amarrados e amordaçados; As cirurgias eram feitas com o objetivo de expulsar demônios do corpo do paciente, pelos sacerdotes.

Na Índia, séc. IV a. c. os conhecimentos eram mais adiantados Na Índia, séc.IV a.c. os conhecimentos eram mais adiantados. Conheciam os ligamentos, vasos linfáticos, músculos, nervos e plexos. Na Babilônia (2242 a.c.), o rei Hamurabi instituiu honorários e deveres aos cirurgiões. O cirurgião que fosse incapaz tinha uma de suas mãos amputadas.

Na Grécia, Hipócrates lançou as bases da medicina científica Na Grécia, Hipócrates lançou as bases da medicina científica. A era pré Hipocrática se limitava à mitologia.

O Barbeiro Cirurgião, Isaac Koedyck, 1647.

 Em Londres, uma sala de cirurgia antes da moderna anestesia ou assepsia existirem, era aberta ao público. Isto era encontrado em uma sala da Igreja de St Thomas em Southwark. Esta sendo hoje conhecida como a mais antiga sala de cirurgia.

Nos séculos XVI e XVII, eram os barbeiros-cirurgiões - barbeiros que atuavam como médicos - que exerciam toda a prática manual da medicina através de pequenas cirurgias. Os profissionais desta área pertenciam a uma classe desprestigiada, cujo trabalho era basicamente mecânico, sem preparação científica. Somente em 1686, após a recuperação de Luís XIV de uma fístula anal crônica, nas mãos do cirurgião Félix, é que a prática cirúrgica provou ser nobre e rentável.

O controle da dor só apareceu no século XX, com o “Éter” O controle da dor só apareceu no século XX, com o “Éter”. Em 1776, Pristley descobriu o óxido nitroso e o recomendou para anestesiar o paciente. Anos mais tarde conseguiram controlar o sangramento através da compressão digital, depois surgiu a cauterização e a hemostasia (amarrio).

Anos mais tarde conseguiram controlar o sangramento através da compressão digital, depois surgiu a cauterização e a hemostasia (amarrio). Em 1818, Semmel Weis, pioneiro na prevenção de infecções, instituiu a lavagem das mãos como prevenção das infecções.

Em 1860, Pasteur inventou o forno, após provar que na presença de calor um ser microscópico perdia a capacidade de fermentação. Lister instituiu o antisséptico; Rodeki, o uso da máscara; Halsted, o avental cirúrgico e a sutura; e em 1895 Roentgen descobriu o RX.

Com a 2º guerra mundial surge a penicilina, por Alexander Fleming, vindo colaborar no controle das infecções.

Salas Cirúrgicas do início do século

Sala de esterilização a querosene

Salas Cirúrgicas do início do século e equipe