Impacto de Mudanças de Estilo de Vida e uso de Metformina nos fatores de risco cardiovasculares Felipe Antunes e Silva de Souza Lopes Muniz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Cap BM Priscilla Gil GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Grupo: Lívia Roale Mário Carvalho Monique Bastos Pamella Karla
Gracielle Vallarini Vieira Martrins PAUL T. WILLIAMS and BARRY FRANKLIN. Medicine & Science in Sports & Exercise.
Dr. Jackson Silveira Caiafa Presidente -Executivo
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
Prevenindo a Hipertensão
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Comparação da pressão arterial, aferida por MAPA após sessão de hemodiálise, em pacientes submetidos à avaliação clínica ou bioimpedância, para determinação.
Colesterol (LDL x HDL).
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
The New England Journal of Medicine (04 janeiro de 2001)
Avaliação do Risco Cardiovascular
Francisco José Roma Paumgartten
EFEITO DOS DIFERENTES TIPOS DE EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS MOÇAMBICANOS PORTADORES DO HIV QUE FAZEM O USO DA TERAPIA COM ANTIRETROVIRAL Bom dia as minhas.
Atividade Física e Promoção da Saúde
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Ann Rheum Dis published online 10 Aug 2006;
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Anahy Wilde R1 Medicina Esportiva HC-FMUSP
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Roberta Iglesias Bonfim Candelária R4 Medicina Intensiva Pediátrica/HRAS/HMIB/SES/DF Coordenação: Alexandre Serafim Brasília,
Thais Alves de Paula Endocrinologista Ismd 2014
Benefícios do Exercício
Prevenção Cardiovascular
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
DSS COLESTEROL E TRIGLICERIDES
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
Complicações do diabetes
Objetivo da Atividade o objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado.Com isso.
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES BIOQUÍMICOS
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
Estatinas nas Síndromes Coronarianas Agudas
1 U.S. Department of Health and Human Services National Institutes of Health National Heart, Lung, and Blood Institute Major Outcomes in High Risk Hypertensive.
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
SUB-NUTRIÇÃO FETAL - FENÓTIPO ECONÔMICO
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
Farrel, Stephen W.; Kampert, James B.; Kohl, Harold W. III;Barlow, Carolyn E.; Macera, Caroline A.; Paffenbarger, Ralph S.Jr; Gibbons, Larry W.; Blair,
Aspectos epidemiológicos, clínicos, terapêuticos e preventivos do Diabetes Mellitus Gestacional –estudo de coorte multicêntrico.
Introdução a Educação Física para Grupos Especiais (GE):
TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Fatores de Risco Prevalência - Brasil 1-Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, INCA – Instituto Nacional do Câncer, Campanha Nacional de.
Natália C. M. da Costa Raphael M. de Sá Ferreira
FUNCESI / FATEC Prevalência de Diabetes Mellitus e Fatores de Risco em Campos de Goytacazes,RJ Antes de começar: Os alunos que estão participando deste.
Dislipidemia, estatinas
Sedentarismo, Depressão e Risco de Mortalidade Cardiovascular
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Baker, J.L.; Olsen, L.W.; Sorensen T.I.A
OBESIDADE, DIABETES & Cª NUTRIÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA
Impacto da Terapia Anti-Retroviral no Perfil Lipídico de Pacientes Infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana José Albuquerque de Figueiredo Neto,
“CASO CLÍNICO” MONITORIA DE CLÍNICA MÉDICA
TRIAGEM PERIÓDICA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA RECENTE Dr. Messias Dias de Araújo Júnior Secretário.
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
Acompanhamento Farmacoterapêutico de Pacientes Diabéticos
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO FÍSICO
Módulo VI Situações Especiais – Mulheres e Idosos.
Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo Dr. Claus Dummer Coordenador de Promoção à Saúde.
PROGRAMA DE DIBETES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO PRÁTICAS E ROTINAS MARIANA CANNIZZA MARIANA MADER URSULA FRAMIL.
Comparação entre resultados de estudos ACCORDADVANCEVADTUKPDSN Idade média 62a66a60,4a53a Duração DM 10a8a11,5aRecémdiagnosticado.
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
Transcrição da apresentação:

Impacto de Mudanças de Estilo de Vida e uso de Metformina nos fatores de risco cardiovasculares Felipe Antunes e Silva de Souza Lopes Muniz

O Estudo Há poucos estudos sobre o impacto de mudanças de estilo de vida em pacientes com Intolerância a glicose ou não-diabéticos; Este estudo feito pelo “Diabetes Prevention Program”(EUA), teve como objetivo avaliar a prevalência de DCV e seus fatores de risco nos pacientes com Intolerância a glicose;

Metodologia Foi selecionado uma coorte de 3.234 pacientes com Intolerância a glicose para randomização, em 27 centros dos EUA; Esses pacientes foram acompanhados em média 3,2 anos, com medidas anuais de pressão arterial, lipidograma, ECG e taxa de eventos Cardiovasculares;

Metodologia Critérios de inclusão: pacientes com os seguintes níveis glicêmicos - glicemia de jejum: 5,3-6,9 mmol/l - 2 h após 75g de : 7,8 – 11 mmol/l; Critérios de exclusão: - pacientes em uso de medicações que a tolerância a glicose; - pacientes com doença com expectativa de vida reduzida; - pacientes com incapacidade para realizar atividades físicas; - pacientes com evento CV nos últimos 6 meses antes do estudo;

Metodologia Esses 3.234 pacientes foram divididos em 3 grupos, com as seguintes intervenções: - uso de metformina 850 mg, 2 xx/dia; - uso de placebo, 2xx/dia; - entrada em programa de mudança rigorosa no estilo de vida – incluindo perda de no mínimo 7% do peso corporal, dieta hipocalórica e hipogordurosa, e no mínimo 150 minutos de atividade física de moderada intensidade, semanalmente;

Resultados Participantes com Hipertensão Arterial

Resultados Níveis de Triglicérides

Resultados Níveis de HDL

Resultados Participantes com LDL fenótipo B

Resultados Prevalência de dislipidemia

Conclusões Os pacientes com Intolerância a glicose, que aderiram ao grupo das mudanças do estilo de vida tiveram uma redução maior nos fatores de risco conhecidos para doença Cardiovascular; Os poucos eventos cardiovasculares observados nos 3 grupos não foram suficientes para demonstrar diferenças significativas entre o grupo da mudança do estilo de vida;