DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING

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Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING

CONTEÚDO: METODOLOGIA CIENTÍFICA SUCESSO DO PROJETO ESCOLHA DO PROJETO DELIMITAÇÃO DO PROJETO DESENVOLVIMENTO E ELABORAÇÃO DO PROJETO

REFERÊNCIA : LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

Metodologia científica Planejamento da Pesquisa Definir os responsáveis (trabalho individual ou não) Escolher o tema (assunto) Definir o objeto (problema, hipóteses e variáveis) Definir os objetivos geral e específicos Escolher o título (representa “quase” uma síntese dos objetivos gerais e específicos) Desenvolver a justificativa Definir o embasamento teórico a ser utilizado Metodologia Cronograma Orçamento

Projeto e relatório de pesquisa “O projeto propõe um objetivo, buscando solucionar um problema. É um plano de pesquisa onde o pesquisador busca a clareza do caminho a ser percorrido e as etapas a serem transpostas, buscando garantir a viabilidade da pesquisa”

“Um texto científico deve ser: objetivo, preciso, imparcial, claro, coerente, e impessoal. O texto deve ter uma seqüência lógica, apresentando com precisão as idéias, as pesquisas, os dados, os resultados dos estudos, sem prolongar-se por questões de menor importância” Obs.: Os verbos devem ser utilizados na terceira pessoa do singular, evitando-se usar na terceira pessoa do plural e nunca primeira pessoa.

Estrutura do relatórios e trabalhos de pesquisa SUGESTÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UMA MONOGRAFIA COM PESQUISAS DE OBSERVAÇÃO INDIRETA E DIRETA.   Capa Sumário 1. INTRODUÇÃO 1.1 PROBLEMA 1.2 HIPÓTESE 1.3 JUSTIFICATIVA 1.4 OBJETIVOS 1.4.1 Objetivo geral 1.4.2 Objetivos específicos

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3. METODOLOGIA. Dependendo da profundidade, pode ser apresentada após a hipótese no capítulo referente a introdução 4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 5. CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICES (opcional) ANEXOS (opcional) Observações: Na ausência de definição da instituição, devem ser seguidas as normas da ABNT. A monografia deve ter, aproximadamente, 25 páginas. Contudo, o importante é que o conteúdo seja consistente.

Sucesso do projeto Expectativas versus necessidades do cliente “Devem ser levantadas e confirmadas junto as partes interessadas do negócio (cliente, acionista, pessoas, fornecedor e meio ambiente) em todas as fases do projeto”

Hipóteses para a solução do problema “Atendem as expectativas das partes interessadas do negócio (cliente, acionista, pessoas, fornecedor e meio ambiente) !”

Viabilidade e os benefícios do projeto “Atendem as expectativas das partes interessadas do negócio (cliente, acionista, pessoas, fornecedor e meio ambiente) !”

Definição de papeis e responsabilidades “Papéis fundamentais: gerador de idéias (especialista) campeão (promoção da idéia) líder de projeto (capacidade de usar a estrutura organizacional para alcançar resultados efetivos) comunicador (estabelece canais de comunicação entre os membros da equipe e o resto da empresa e outras organizações externas à empresa) patrocinador (tem poder para autorizar recursos adicionais e aconselhar na condução de determinado projeto)”

Satisfação das partes interessadas no negócio “Deve ser levantada e confirmada junto as partes interessadas do negócio (cliente, acionista, pessoas, fornecedor e meio ambiente) em todas as fases do projeto”

Escolha do projeto - Levantamento de recursos e cronograma Pesquisa de mercado e concorrência Levantamento de dados

Delimitação do projeto - Definição do objeto e objetivos - Definição da metodologia, cronograma e orçamento

Desenvolvimento e elaboração do projeto - Elaboração e montagem do projeto - Elaboração e montagem da documentação e apresentação.

SUGESTÃO DE SLIDES PARA UMA MONOGRAFIA COM PESQUISAS DE OBSERVAÇÃO INDIRETA E DIRETA. Apresentação (1 slide): contém o nome da faculdade, do curso, o título da monografia, nome dos integrantes da equipe, nome do orientador, cidade e ano. Introdução (até 2 slides): contém a situação atual do tema a ser abordado. Problema e hipótese (1 slide). - Justificativa (1 slide). - Objetivos geral e específicos (1 slide).

Fundamentação teórica (até 5 slides): contém as “teorias” mais importantes e seus autores que serviram de referencial teórico para a monografia. Contém os aspectos pesquisados sobre o tema, abordando-se o que se têm dito (autores) acerca do mesmo. Poderá ou não ser apresentada de acordo com a estrutura seguida no trabalho escrito (capítulos). - Metodologia (até 3 slides): contém a área de estudo (local, participantes, etc.) , a fonte de dados e o instrumental analítico utilizado. Dependendo da profundidade, podem ser apresentada após a hipótese, no capítulo referente a introdução.

- Análise e discussão dos resultados ( até 15 slides): apresenta-se os principais resultados obtidos (dados documentais e estatísticos) com a pesquisa, relativos aos objetivos específicos. Posteriormente, são analisados e discutidos os resultados obtidos à luz do referencial teórico consultado (fundamental), abordando-se a contribuição dos mesmos na área pesquisada (aplicação), para os objetivos específicos e para o objetivo geral definido na monografia. - Conclusão (até 2 slides): deverá abordar o ponto de vista do grupo sobre a monografia como um todo, inclusive, pode-se citar a contribuição da mesma no percurso profissional futuro da equipe. - Fim (1 slide).

Observações: - A apresentação deve ter, aproximadamente, 25 slides. Contudo, o importante é que o conteúdo dos slides seja consistente. - O tempo de apresentação deve ser de 20 minutos. - Todos os membros da equipe devem participar da apresentação. - Cada slide deve ser legível para todos os presentes na apresentação da monografia. - Slides podem conter: textos curtos e legíveis, esquemas, gráficos, figuras ou tabelas.

Considerações finais

Fim. Obrigado.