História dos jogos digitais

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Transcrição da apresentação:

História dos jogos digitais 09/19/08 História dos jogos digitais Prof. Gutenberg Barros 1 1

09/19/08 5ª Geração 2

09/19/08 1993: padrão 3DO Trip Hawkins, fundador e presidente da produtora Electronic Arts: idéia de criar um padrão de hardware único. Ser útil para toda a família. Jogos + softwares educativos e adultos. 3DO Company, uma joint venture de 7 empresas: Matsushita, AT&T, Time Warner, MCA, Electronic Arts, Kleiner Perkins Caufield & Byers e NTG. "Royaltie" de cada console vendido, + US$ 3 por jogo. No lançamento, mais de 700 softhouses licenciadas. Zotero 2982 3 3

1993: padrão 3DO 1993: padrão 3DO Gex Alone in The Dark PGA Tour 09/19/08 1993: padrão 3DO Gex Alone in The Dark PGA Tour Zotero 2982 Road Rash Rebel Assalt The Need for Speed 4 4

1993: padrão 3DO Samurai Spirits Street Fight Doom FIFA 09/19/08 Zotero 2982 Doom FIFA 5 5

1993: padrão 3DO Problema: console custava US$ 700,00 = 09/19/08 1993: padrão 3DO Problema: console custava US$ 700,00 = = base instalada pequena = = baixo investimento dos jogos. Das 700 empresas, apenas 50 se uniram ao projeto. Zotero 2982 6 6

09/19/08 1993: Atari Jaguar Em 1989, projeto Panther, video-game de 32bits para concorrer com o SNES e Genesis. 3 anos de desenvolvimento, se tornou obsoleto. Adicionaram 2 processadores e lançaram como Jaguar, em 1993, por US$250. Vendido como 1º console de 64bits. Zotero 4085 7 7

1993: Atari Jaguar Uma das piores coleções de jogos: 09/19/08 1993: Atari Jaguar Uma das piores coleções de jogos: os anos fora do mercado, mau relacionamento com as melhores produtoras, falta de suporte japonês, pressa em lançar os jogos. Zotero 4085 8 8

1993: Atari Jaguar Alien vs Predator Rayman Tempest 2000 09/19/08 Alien vs Predator Rayman Zotero 4085 Tempest 2000 Missile Command 3D 9 9

1993: Atari Jaguar Myst World Tour Racing Battlesphere Hoverstrike 09/19/08 Myst World Tour Racing Zotero 4085 Battlesphere Hoverstrike 10 10

09/19/08 1994: Sega Saturn Poderoso console de 32 bits com a missão de ter jogos 2D com qualidade de arcade. Excelência em jogos 2D (boa memória para texturas). 8 processadores. Lançado em Nov/1994 1º dia, vendeu 170 mil. 500 mil até o Natal. 60% mais que o PlayStation. Anteciparam lançamento americano (Maio/1995), US$ 400. Zotero 5036 11 11

1994: Sega Saturn Clockwork Knight Virtua Cop Panzer Dragoon 09/19/08 1994: Sega Saturn Clockwork Knight Virtua Cop Zotero 5036 Panzer Dragoon Panzer Dragoon Saga 12 12

1994: Sega Saturn Nights into Dreams Burning Rangers Sega Rally 09/19/08 Nights into Dreams Burning Rangers Zotero 5036 Sega Rally Daytona USA 13 13

Mevel vs Street Fighter 1994: Sega Saturn 09/19/08 1994: Sega Saturn Virtua Fighters Fighting Vipers Fighter Megamix Zotero 5036 Mevel vs Street Fighter Dark Stalkers Guardian Heroes 14 14

09/19/08 1994: Sega Saturn Para usar todo o potencial, os jogos precisavam ser programados em Assembly, ao invés de C/C++, mais popular. PlayStation mais fácil de programar e melhor preparado para manipular polígonos. Não teve suporte das principais produtoras japonesas. Marketing fraco. Deu lugar ao Dreamcast, em 1998. Zotero 5036 15 15

09/19/08 1994: Sony PlayStation Surgiu das divergências na cobrança de royalties no acordo com a Nintendo para desenvolver o sistema de CD para o SNES. Projetado para manipular polígonos e ambientes em 3D. Foi o console mais popular de sua geração. Tinha apoio de todos os fabricantes de softwares e hardwares. Tem uma das maiores bibliotecas de jogos da história (incluindo muitos jogos ruins). Zotero 9179 16 16

1994: Sony PlayStation Samurai Spirits Destruction Derby Resident Evil 09/19/08 Samurai Spirits Destruction Derby Zotero 9179 Resident Evil Crash Bandicoot 17 17

1994: Sony PlayStation Final Fantasy VII Final Fantasy IX Gran Turismo 09/19/08 Final Fantasy VII Final Fantasy IX Zotero 9179 Gran Turismo Medal of Honor 18 18

1994: Sony PlayStation Final Fantasy VII Winning Eleven 4 Gran Turismo 09/19/08 Final Fantasy VII Winning Eleven 4 Zotero 9179 Gran Turismo Soul Edge 19 19

1996: Nintendo 64 Desenvolvido em parceria com a Silicon Graphics. 09/19/08 1996: Nintendo 64 Desenvolvido em parceria com a Silicon Graphics. 1º console com 64bits reais. 1º com efeitos de mip-mapping e anti-aliasing. 1º a ter um direcional analógico. Lançado por US$ 250. Mario 64 transferiu a jogabilidade dos jogos de plataforma para o mundo 3D. Zotero 6893 20 20

1996: Nintendo 64 Grande erro: ter apostado em cartuchos. 09/19/08 1996: Nintendo 64 Grande erro: ter apostado em cartuchos. Mídia cara para pouco espaço (32MB contra 650MB dos cds) Royalties altas Texturas pouco detalhadas, repetitivas. Som prejudicado. Outro erro: privilegiar jogos infantis, em detrimento de títulos mais maduros. Zotero 6893 21 21

1996: Nintendo 64 Mario 64 Pilot Wings 64 Cruisi’n USA Donkey Kong 64 09/19/08 Mario 64 Pilot Wings 64 Zotero 9179 Cruisi’n USA Donkey Kong 64 22 22

International Superstar Soccer 1996: Nintendo 64 09/19/08 The Legend of Zelda: Ocarina of Time International Superstar Soccer Zotero 9179 Diddy Kong Racing Mario Tennis 23 23

1996: Nintendo 64 Castlevania Hey Yoy Pikachu Duke Nukem Turok 2 09/19/08 Castlevania Hey Yoy Pikachu Zotero 9179 Duke Nukem Turok 2 24 24

1995: Sega Nomad Clone portátil do Genesis / Mega Drive. 09/19/08 1995: Sega Nomad Clone portátil do Genesis / Mega Drive. Pontos positivos: 450g, 6 botões, tela de matriz passiva, possibilidade de ligar outro controle, rodava 99% dos jogos do MD (jogos mais belos pelos píxeis menores). Pontos negativos: devorava baterias, as pessoas queriam jogos novos. incompetência no suporte Em 1997 já não existia no mercado. Zotero 3265 25 25

1988: Sega Nomad Revenge of Shinobi Road Rash Streets of Rage 2 Sonic 09/19/08 1988: Sega Nomad Revenge of Shinobi Road Rash Streets of Rage 2 Zotero 3265 Sonic Street Fight 2 Plus Mortal Kombat 26 26

1988: Sega Nomad Comic Zone Ecco Desert Strike Fifa Soccer Flashback 09/19/08 1988: Sega Nomad Comic Zone Ecco Desert Strike Zotero 3265 Fifa Soccer Flashback Vectorman 27 27

09/19/08 1995: Nintendo Virtual Boy Embalados na popularização da realidade virtual, um óculos em forma de monitor. 1º portátil com imagens em 3D. Zotero 3507 28 28

1995: Nintendo Virtual Boy Falta de portabilidade, 09/19/08 1995: Nintendo Virtual Boy Falta de portabilidade, 2 cores (se fosse em cores, o seu preço seria exorbitante), Falta de jogos (apenas 20), Preço (quase US$ 180, jogos ruins por US$ 40), Falta de suporte (o projeto do Nintendo 64 consumia todos os recursos), Cansava a vista e não recomendado para crianças abaixo de 7 anos). Zotero 3507 baixa aceitação, ações em queda, afetou o Nintendo 64, queimou institucionalmente o nome Nintendo. 29 29