PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Fabiano André Vergani
Prefeitura municipal de Imperatriz
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
20 e 21 de outubro de ATIVIDADES DE CULTURA E EXTENSÃO: FINANCIAMENTO DAS AÇÕES CULTURAIS E DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Universidade Federal de Pernambuco
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Comissão de EJA de Alagoas
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
Ministério da Educação
Projeto Técnico do Centro de Apoio Local à Extensão Universitária Responsáveis: Mariângela Spotti Lopes Fujita 1 Marcelo Fernandes de Oliveira 2 Daniel.
Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
AÇÕES DA PROEX CO 22/10/2015 PROEX Reitor: Julio Cezar Durigan
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
57º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS

“A extensão universitária nos municípios sedes da UNESP com enfoque para os Cursinhos Pré-Universitários” Mariângela Spotti Lopes Fujita Pró-Reitoria de Extensão

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Lei de Diretrizes e Bases da Educação BrasileiraA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), de 1996, Cap. V, Art. 43, indica que dentre as finalidades do Ensino Superior está a de “promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição”

Extensão Universitária,o que é: SENTIDO DE MÃO DUPLA: é um processo educativo, cultural e científico, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, e que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.

INTERAÇÃO DIALÓGICA DA UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE DA SOCIEDADE COM A UNIVERSIDADE

A política de extensão universitária da UNESP A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP é uma universidade pública e gratuita mantida pelo governo do Estado de São Paulo. Tem como característica principal ser multicampus por ter 34 unidades universitárias em 27 cidades do interior do Estado de São Paulo cuja localização geográfica cobre a totalidade do Estado.

À PROEX compete coordenar a implementação da Política de Extensão Universitária da UNESP, institucionalizada por meio de coleção de instrumentos legais que normatizam o funcionamento das ações de extensão: A política de extensão universitária da UNESP Programas de extensão Projetos de extensão Cursos de extensão Eventos de extensão PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PRODUTOSPROCESSOS

AÇÕES EXTENSIONISTAS AÇÕES EXTENSIONISTAS: reflexos da política de extensão na sociedade Programas e Subprogramas: conjunto de projetos com objetivos comuns; Projetos: ações contínuas de caráter educativo, cultural, científico e tecnológico; Atividades: ações episódicas de caráter educativo, cultural, científico e tecnológico

Apoio institucional à programas de extensão Cursinhos Pré-Universitários para alunos carentes (detalhado ao final); Empresas juniores: 66 em função das diferentes profissões dos cursos de graduação; Centros Locais de Apoio à Extensão; Centros de Línguas: português para estrangeiros, inglês, espanhol, russo, alemão, francês, mandarim; Rede Viva Melhor; Universidade aberta à Terceira Idade com 5000 alunos Programa de Educação de Jovens e Adultos; Programa de atividades Culturais; Incubadoras sociais

No ano de 2015 temos mais de Projetos de Extensão em execução, cadastrados O sistema disponibiliza Consulta aos dados dos Projetos, aberta à comunidade. Projetos de Extensão Universitária

Cursos de Extensão Universitária Ofertados à comunidade, Objetivo de socialização do conhecimento acadêmico; devem articular a comunidade acadêmica com as necessidades concretas da sociedade.  Realização de aproximadamente 500 cursos anualmente.

CENTRAL DE CURSOS DE INOVAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP Caracteriza-se como um espaço de incentivo, apoio e divulgação dos cursos de extensão universitária. No site da PROEX estão disponíveis informações básicas sobre o cadastro e trâmite para aprovação e divulgação dos cursos.

Eventos de Extensão Universitária Em todas as áreas de conhecimento e aberto à comunidade; O Programa de Apoio a Eventos de Extensão Universitária no âmbito da UNESP, tem o objetivo de fomentar a realização de eventos de curta duração, de abrangência local, regional, estadual, nacional ou internacional.

Prestação de Serviços à Comunidade Serviços especializados e outros em cooperação com a gestão pública municipal em diversas áreas do conhecimento, dentre outras nas áreas da Saúde (hospitais universitários e similares), Veterinária, Odontologia e do Direito (Centro Social e Jurídico).

Programa de extensão: CURSINHOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS Projeto de inclusão social para população carente; Complementação da educação em nível médio, para um melhor desempenho nos exames vestibulares das Universidades. concursos públicos e de vagas de emprego; A caracterização solidária do projeto da UNESP, e de um eventual parceiro, e a contribuição com a formação educacional e profissional do cidadão. 22 municípios com 26 Cursinhos e alunos.

Aprovações obtidas em vestibulares ( )

Cursinhos pré-universitários Convênios/Parcerias Condições básicas: A UNESP: Alunos de graduação na condição de bolsistas para ministrarem as aulas; Supervisão e capacitação pedagógica OS MUNICÍPIOS INTERESSADOS: disponibilização de salas de aulas; bolsas para alunos de graduação no valor de R$ 400,00 mensais; custo do material didático

“UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE”