Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informação em saúde Salvador, 19 de julho de 2010.
Advertisements

Informe sobre Sistemas de Informação em Saúde
Álvaro Escrivão Junior
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Fontes de Dados e Sistemas de Informação Claudia Barleta 2010.
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
Epidemiologia e indicadores de saúde
Banco de Dados Públicos Brasileiros Datasus
PLANO DE GESTÃO.
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Fundamentação Teórica
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
Diretoria de Informação em Saúde
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
Quem somos O que fazemos Slide 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
SISTEMA DE INFORMAÇÃO Rose Miranda da Silva Residente de Administração – Gestão Hospitalar no HU/UFJF.
MARINGÁ.
Planejamento e Plano Municipal de Saúde: como passar do projeto à realidade? O planejamento em saúde: conceituações e modalidades de planejamento, sistema.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO Rose Miranda da Silva Residente de Administração – Gestão Hospitalar no HU/UFJF.
Sistema de informações em saúde
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde
Sistema de Informação em Saúde
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
PROCESSO SAÚDE DOENÇA 20 BIMESTRE AULA 1 CLÁUDIA HAGGI FAVERO
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA
Lílian Rodrigues de oliveira
FONTES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SUS
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Sistemas de Informação em Saúde
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Gestão da Saúde Pública
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
Conceitos Aplicações Abordagem descritiva
, PAINEL DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE Equipe de Elaboração: Tânia de Jesus Subcoordenadora de Informações em.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
Estratégia de Saúde da Família
Monitoramento e avaliação das ações na ESF
Vigilância Epidemiológica
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Professora: Daniela de Souza
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
TERRITORIALIZAÇÃO.
Sistemas de Informação em Saúde
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
INDICADORES DE SAÚDE Medidas do “estado da saúde” é uma antiga tradição da saúde pública Mortalidade e Sobrevivência. Controle de doenças infecciosas e.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
Medidas em saúde coletiva: indicadores de morbidade
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2015 Nereu Henrique Mansano OFICINA DE CONSENSO: COMO FAZER O MONITORAMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO A PARTIR.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Transcrição da apresentação:

Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Endemia: Ocorrência coletiva de uma doença no decorrer de um largo período histórico Pandemia: Ocorrência epidêmica caracterizada pôr uma distribuição espacial atingindo várias nações Surto: Uma ocorrência epidêmica restrita a um espaço extremamente delimitado Morbidade: Comportamento das doenças e dos agravos da saúde em uma população exposta Prevalência: Relação entre o número de casos conhecidos de uma dada doença e a população Letalidade: Maior ou menor poder que tem uma doença em provocar a morte das pessoas que adoeceram pôr esta doença

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ALGUNS INDICADORES NOVOS DESAFIOS PARA A VIGILÂNCIA NACIONAL

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE   MARCOS REFERENCIAIS: . . A democratização da informação é fator essencial no processo de construção da cidadania; . Informação não pode ser confundida com informática, pois esta é apenas um meio, podendo ou não ser adotada pelos municípios; . Descentralizar e democratizar a gestão dos serviços de saúde pressupõe a descentralização e a democratização do acesso às informações em saúde; . As informações oriundas do setor privado, participantes ou não do SUS, devem integrar ao Sistemas de Informação em Saúde nos três níveis de governo; . Não permitir que se percam os sistemas de informação já existentes.

CONCEITOS IMPORTANTES NO SIS: Dado: valor quantitativo obtido para caracterizar um fato ou uma circunstância, ou ainda “matéria-prima da produção de informação”. Informação: conhecimento obtido a partir dos dados e que implica em interpretação por parte do usuário ou seja informação é o dado trabalhado. Sistema de Informação: conjunto de componentes que atuam de forma integrada e que têm por finalidade produzir a informação necessária e oportuna para implementar processos de decisão no sistema de serviços de saúde (OPAS); De forma esquemática, pode-se dizer que qualquer Sistema de Informação tem, pelo menos, três componentes básicos: Coleta de Dados, Processamento de Dados e Produção de Informação(que inclui a retroalimentação).

Produção de Informação Coleta Processamento Retroalimentação

Finalidades do Sistema de Informação em Saúde   . Subsidiar a organização e a operacionalização dos serviços de saúde; . Facilitar o processo de tomada de decisão no sistema de serviços de saúde; . Reduzir a influência de fatores subjetivos (políticos, culturais, clientelísticos, etc.) no processo de tomada de decisão; . Viabilizar o redesenho de seu próprio sistema; . Informar dentro e entre os níveis que compõem o SIS e o SUS; . Colaborar na fixação de metas e padrões; . Atender à necessidade de informação da Instituição; . Implementar a cidadania, através da democratização da informação

SUB-SISTEMAS QUE COMPÕEM O SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Sigla Nome do Sistema o que faz   Indicadores SINAN Sistema de Informação de Agravos de Notificação (1)   Reúne informações sobre as doenças de notificação compulsória do país SIM Sistema de Informação sobre Mortalidade (1) Reúne informações de todos os óbitos do país Informações relacionadas à situação de saúde SINASC Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (1) Reúne informações sobre os nascidos vivos do país SISVAN Sistema de Informação de Vigilância Alimentar e Nutricional (1) Reúne informações relativas à situação alimentar e nutricional SIAPI Avaliação do Programa de Imunizações (1) Reúne informações referentes à imunização Informações relacionadas à situação de saúde Informações relacionadas à situação de saúde

(2) Ministério da Saúde – Departamento de Informática do SUS – DATASUS   SIA-SUS Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (2) Reúne informações relativas ao atendimento ambulatorial realizado pelo SUS Informações relacionadas à assistência e à administração SIH-SUS Sistema de Informação Hospitalar do SUS (2) Reúne informações relativas às internações hospitalares no país SIAB Sistema de Informação de Atenção Básica (2) Reúne informações relativas aos atendimentos realizados pelos serviços de atenção básica de saúde CENSO Sistema Decenal de dados sobre a população (3) Reúne informações relativas à população brasileira Informações extra-setoriais Órgão responsável: (1)     Ministério da Saúde – Centro Nacional de Epidemiologia (FUNASA/CENEPI) (2)     Ministério da Saúde – Departamento de Informática do SUS – DATASUS (3)     Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

FONTES DE DADOS Morbidade Mortalidade Dados demográficos: SINAN, SIAB, SIH-SUS, SIA-SUS Laboratórios e Unidades Hospitalares Lideranças comunitárias e religiosas Inquéritos Equipes de Saúde da Família Programa de agentes comunitários de saúde (PACS); entre outras. Dados demográficos: populacionais sócio-econômicos habitacionais culturais saneamento Instituto Brasileiro de Geografia Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Estadual e Municipal de Planejamento SINASC; entre outras SIM Cartórios (registros de óbitos) Cemitérios Hospitais; entre outras Mortalidade