Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano

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Transcrição da apresentação:

Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano Urie Bronfenbrenner 29/04/1917-25/09/2005

Principais Construtos A psicologia atomizava as funções psicológicas e dava aos processos psicológicos uma conotação demasiado individualista Processos psicológicos passam a ser propriedades de sistemas, nas quais a pessoa é a apenas um dos elementos, sendo o foco principal os processos e as interações

Principais Construtos Derivado da fórmula clássica de Kurt Lewin -> C = f (PA) Substituição do termo comportamento, por desenvolvimento e associa a dimensão temporal -> D = f (PA)t

Principais Conceitos Contexto Processo Pessoa Tempo

Contexto

Processo Pessoa se desenvolve enqunto está em atividade atividadeprecisa ocorrer numa base regular, através do tempo atividades progressivamente mais complexas interação recíproca

Pessoa Características determinadas biopsicologicamente Características construídas na interação com o ambiente Produtoras como produto

Tempo Microtempo -> continuidade/descontinuidade - > rotina Mesotempo -> eventos Macrotempo -> eventos dentro da sociedade mais ampla e através de gerações -> história de vida

Desenvolvimento Uma função conjunta... Processo Características da pessoa Natureza do ambiente imediato Intensidade e freqüência Tempo de exposição ao processo proximal e ao ambiente em que ocorreu Fatores genéticos

Pontos Fortes Inclusão do contexto sócio-cultural, gênero, raça/etnia e nível sócio-econômico Sensibilidade à diversidade e à pluralidade do desenvolvimento em diferentes cultura e períodos históricos Vários níveis de análise Integração entre ciência teórica e empiricamente fundada Proposta de observação naturalística -> validade ecológica Integração dos aspectos políticos ao processo de pesquisa

Pontos Fracos Muitos pesquisadores desconhecem a fundo e a usam como se a conhecessem Teoria nova e em processo de consolidação

Referências Bronfenbrenner, U. (1974a). Developmental research and public policy. In J. Romanshin (Ed.), Social science and social welfare (pp.159-182). New York: Council of Social Work Education. Bronfenbrenner, U. (1974b). Is early intervention effective? Teachers College Record, 76, 279-303. Bronfenbrenner, U. (1986). Ecology of the family as a context for human development: Research perspectives. Development Psychology, 22, 723-742. Bronfenbrenner, U. (1989). Ecological systems theory. In R. Vasta (Ed.), Annals of Child Development ( Vol., 6, pp.187-249). Greenwich: Jay. Bronfenbrenner, U. (1995). Developmental ecology through space and time: A future perspective. In P. Moen, G. H. Elder, Jr., & K. Luscher (Eds.), Examining lives in context: Perspectives on the ecology of human development (pp.619-647). Washington, DC: American Psychological Association. Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1979). Bronfenbrenner, U. (1999). Environments in developmental perspective: Theoretical and operational models. In S. L. Friedmann & T. D. Wacks (Eds.), Measuring environment across the life span: emerging methods and concepts (pp.3-30). Washington, DC: American Psychological Association.

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