Apresentação das Experiências do Processo de Pesquisa Grupo 2 : Cleziel, Eduardo Moura, Heraclito Questão de Investigação : “Quais são as fases/etapas/métodos/técnicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunidades de Aprendizagem
Advertisements

OFICINA DE PLANO DE ENSINO
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Sérgio Elias Vieira Cury
Sequência Didática.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Contexto de Educação a Distância
Avaliação Mediadora.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Fundamentação Teórica
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Pesquisa Descritiva Adriana Ferreira Angelane Moraes Catarine Carvalho
Unicamp 2012 – Prova de Redação
Modelagem como metodologia de ensino
VI Reunião do Colegiado Técnico-Consultivo Forte de Copacabana – Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2007 Estados: Bahia, Pará, Pernambuco,
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Capacitação dos professores
Aplicação de mapas conceituais na educação
A Importância da Educação Continuada
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PROJETO DE PESQUISA.
Lembrar hora. Introduzir a disciplina para os alunos.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PITÁGORAS DE SAMOS.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Leitura e Documentação
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Apresentação das Experiências do Processo de Pesquisa Grupo 2 : Cleziel, Eduardo Moura, Heraclito Questão de Investigação : “Quais são as fases/etapas/métodos/técnicas para desenvolvimento de um jogo de computador?”

I – Processo de Pesquisa Utilizado pelo Grupo - Pesquisa a artigos publicados na Web e em livros sobre desenvolvimento de jogos; - Registro das informações coletadas de forma estruturada por Certeza ou Dúvida em um documento on line do Google Docs; - Registro de validação ou refutação sobre as informações, além de comentários no próprio documento on line do Google Docs ; - Debates entre os elementos do grupo foram desenvolvidos com a utilização do Hangout.

II – Experiências Inicialmente, para obterem fontes de informações sobre o assunto, os integrantes do grupo recorreram a artigos publicados na Web e em livros sobre desenvolvimento de jogos. Cogitou-se consultar também professores do e alunos do PPGI, que pesquisam sobre uso de jogos digitais na Educação, mas ficou resolvido que, o grupo recorreria a este tipo de fonte, somente se não encontrasse as informações em publicações na Web e em livros. Ficou decidido que as informações coletadas seriam registradas de forma estruturada por Certeza ou Dúvida em um documento on line do Google Docs, que serviu não só como ferramenta de registro mas, também, para o desenvolvimento cooperativo do conhecimento adquirido pelo grupo. Após a obtenção de textos que tratavam do assunto em questão, o grupo os analisou, com foco em validá-los ou refutá-los como suporte às Certezas Provisórias e respostas às Dúvidas Temporárias. Cada integrante do grupo teve possibilidade de comentar e criticar aquilo que foi pesquisado, sugerindo mudanças ou ratificando a validade da fonte. Os debates entre os elementos do grupo foram desenvolvidos com a utilização do Hangout, tal recurso mostrou-se eficiente, mas em alguns momentos, quando nem todos os elementos do grupo podiam ter disponível som e imagem, o debate via teclado mostrou-se mais difícil.

III – Dificuldades As dificuldades encontradas foram as seguintes: -As certezas e dúvidas elaboradas durante a aula não conseguiam abranger todo o espectro de conhecimento necessário para solução da questão de investigação, o que levou a necessidade do grupo ampliar um pouco o escopo de sua pesquisa; -Conciliar horários para as sessões virtuais de debate com todos os membros do grupo presentes; - Sintetizar todo o material coletado no Resumo Final.

IV - Conclusões Os debates e o trabalho cooperativo efetivamente facilitou o entendimento dos conteúdos pesquisados pelos membros do grupo e levou a uma sinergia na Construção do conhecimento. Para isto foi fundamental o entrosamento dos membros do grupo; As ferramentas utilizadas no Projeto de Aprendizagem (Google Docs, Hangout) foram produtivas; A etapa de geração das certezas e dúvidas não pode ser feita em um tempo tão curto quanto foi o estipulado durante a aula, pois isto pode comprometer o escopo necessário das ações a serem desenvolvidas na obtenção da resposta para a questão de investigação; Ao final a impressão do grupo foi de que a forma utilizada para execução do Plano de Ação foi eficiente e eficaz, pois se chegou a uma resposta para a questão de investigação.