Facilitadora: Ms. Priscila de Souza Aquino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Canguru e Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Pesquisa Baseada em Evidência
Flávia Tavares Silva Elias
Metodologia de Pesquisa
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
Considerações sobre amostragem em pesquisas envolvendo seres humanos
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
In Investigação científica Campana,A.O. ; Organizador Editora Manole
Metodologia da pesquisa
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo

Quantitativo-Qualitativo:
Metodologia para Elaboração de Problema.
SEMINÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E META-ANÁLISE
Estrutura da Tese (versão escrita)
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Como acessar a Biblioteca Cochrane para busca das melhores evidências para prática médica
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
A Metodologia da Pesquisa Clínica
Enfa. Lydia Vieira Freitas
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Objetivos Apresentar as fases e as vantagens da utilização da metodologia científica; Apresentar as noções de revisão sistemática da literatura e as.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Elaboração de relatório
Itens para avaliação do artigo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
TEMA E PROBLEMA.
FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 1 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO. Porque a necessidade de fontes de informação? Que Informação? Que.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
As Etapas da Pesquisa - TCC
Resumo – principais tipos de estudo
CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE
O ARTIGO.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS MÉDICAS 5º MÓDULO.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Trabalho de Conclusão de Curso
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Orientações para escrever um Artigo Científico
PESQUISA CLÍNICA E PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA-PBE
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
Metodologia da Pesquisa
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Finalidades da pesquisa científica
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Metodologia Metodologia.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Indexação e Resumos: teoria e prática
REVISÃO DA LITERATURA: ATUALIDADES. Há atualmente diferentes aplicações das revisões da literatura no âmbito da Enfermagem:  Com vistas a subsidiar o.
Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo Evidências em Saúde Deborah Delage 01/10/2015.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Facilitadora: Ms. Priscila de Souza Aquino UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Programa de Pós-graduação em Enfermagem Departamento de Enfermagem REVISÃO INTEGRATIVA: MÉTODO DE PESQUISA PARA A INCORPORAÇÃO DE EVIDÊNCIAS NA SAÚDE E NA ENFERMAGEM Facilitadora: Ms. Priscila de Souza Aquino

PBE (Prática Baseada em Evidência) Utilização de resultados de pesquisa na prática clínica; Busca a melhor e mais recente evidência; Conhecimento acerca de determinada questão; Conecta estudos isolados; Tira conclusões a partir de estudos anteriores; Busca resultados de qualidade e custo efetivo; Métodos da revisão de literatura: revisão sistemática e revisão integrativa Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Síntese das evidências Busca Avaliação Crítica Síntese das evidências Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Revisão Sistemática Estratégias que limitam o viés de seleção de artigos; Exaustão na busca dos estudos analisados; Seleção justificada de critérios de inclusão e exclusão; Avaliação da qualidade metodológica; Quantificação do efeito dos tratamentos por técnicas estatísticas; Colaboração Cochrane (ensaios clínicos randomizados controlados). Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Revisão Integrativa Relatada na literatura desde 1980; É o mais amplo método de revisão; Reúne e sintetiza resultados de pesquisa sobre um determinado tema ou questão; Permite o aprofundamento do tema investigado; Análise de pesquisas relevantes; Aponta lacunas do conhecimento; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Vantagens Redução do tempo para realizar as leituras de diversos estudos; Maior profundidade e abrangência das conclusões; Permite a inclusão simultânea de pesquisa experimental e quase-experimental; Combina dados da literatura teórica e empírica; Pode ser direcionada para definição de conceitos, revisão de teorias, análise metodológica de estudos. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

“A qualidade da evidência é um aspecto crucial na PBE; o profissional de saúde deve ser capaz de fazer julgamentos reconhecendo o bom e o ruim; saber a força e fraquezas para poder generalizar a evidência; avaliar e utilizá-la criticamente, não tomá-la com absoluta confiança.” Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

HIERARQUIA DAS EVIDÊNCIAS Nível - 1 Nível - 2 Nível - 3 Nível - 4 Nível - 5

Nível 1: evidências provenientes de revisão sistemática ou metanálise de todos relevantes ensaios clínicos randomizados controlados ou oriundas de diretrizes clínicas baseadas em revisões sistemáticas; Nível 2: evidências derivadas de pelo menos um ensaio clínico randomizado controlado bem delineado; Nível 3: evidências obtidas de ensaios clínicos bem delineados sem randomização; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Nível 4: evidências provenientes de estudos de coorte e de caso- controle bem delineados; Nível 5: evidências originárias de revisão sistemática de estudos descritivos e qualitativos; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

1ª Etapa: Estabelecimento da hipótese ou questão de pesquisa Questão de pesquisa relevante para a saúde e a enfermagem; Tema de interesse do pesquisador; Problemas da prática clínica; Assunto claro e específico (descritores facilmente encontrados); Pode ser delimitada focalizando uma intervenção ou várias. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Exemplos: Qual o conhecimento produzido e publicado na literatura nacional e internacional sobre assistência de enfermagem hospitalar ao estomizado intestinal? Descritores: colostomizado, ostomizado, colostomia, estoma e enfermagem. Bezerra IM. Assistência de enfermagem ao estomizado intestinal: revisão integrativa da literatura. [Dissertação]. Ribeirão Preto: niversidade de São Paulo; 2007.

Que estratégias de educação em saúde são utilizadas pelos enfermeiros nas consultas de pré-natal? Descritores: educação em saúde; enfermagem; cuidado pré-natal. Que estratégias de promoção da saúde descritas na Carta de Ottawa podem ser encontradas nas publicações de enfermagem sobre tecnologias? Descritores: tecnologia e enfermagem

2ª Etapa: amostragem ou busca na literatura Quanto mais amplo for o objetivo da revisão, mais criterioso deverá ser o revisor; Alta demanda : vieses e inviabilização dos estudos; Critérios de inclusão e exclusão justificados (ou toda população/aleatório); Adequação metodológica não deve ser critério de exclusão; Pesquisar influências metodológicas nos achados; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Busca por dois revisores; Busca nas bases de dados (descritores controlados e não controlados, ano de indexação); Busca por dois revisores; Bases: MEDLINE/PUBMED, LILACS, SciELO, CINAHL; Essa fase atesta a confiabilidade, amplitude e poder de generalizações. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Descritores diferentes nas bases de dados investigadas. Bezerra IM. Assistência de enfermagem ao estomizado intestinal: revisão integrativa da literatura. [Dissertação]. Ribeirão Preto: niversidade de São Paulo; 2007. Descritores diferentes nas bases de dados investigadas. Bases de dados: DEDALUS, BIREME (Lilacs, Medline, Adolec, BBO, BDENF, HISA, OPAS, etc. Critérios de exclusão: estudos sobre outras estomias que não as intestinais, trabalhos experimentais com animais, direcionados à clientela infantil, publicados em outros idiomas que não o inglês, português ou espanhol.

3ª Etapa: categorização dos estudos Construção do instrumento com as informações-chave; Abranger o grupo participante do estudo, o objetivo, a metodologia, os resultados e as principais conclusões; Avaliar o nível de evidência dos estudos; Organizar, sintetizar e categorizar os estudos; A utilização de tabelas é aconselhável. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

REFERÊNCIAS Ursi ES. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. [Dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2005. Campos RG. Burnout: uma revisão integrativa na enfermagem oncológica. [Dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2005.

4ª Etapa: avaliação dos estudos incluídos na revisão Análise dos dados com disponibilização do instrumento; Procurar explicações para os resultados diferentes; Pode-se optar pelas análises estatísticas, exclusão de estudos frente ao delineamento de pesquisa, listagem de fatores que mostram um efeito na variável; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Necessidade de revisor proficiente; Surgimento de categorias; Avaliar de maneira imparcial e crítica (seleção dos sujeitos, adequabilidade do estudo, necessidade de pesquisas futuras); A conclusão dessa etapa pode gerar mudanças na prática clínica. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

5ª Etapa: interpretação dos resultados Discussão dos principais resultados; Paralelo com a literatura atual; Identificação de conclusões e implicações; Categorias do tema; Identificação de lacunas (sugestões). Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

6ª Etapa: síntese do conhecimento O leitor deverá ser capaz de: avaliar os procedimentos empregados na revisão, o detalhamento dos estudos e os aspectos relativos ao tópico abordado; Informações pertinentes, claras e completas; Delimitar as conclusões obtidas (respeitando o rigor metodológico de cada pesquisa analisada); Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Detalhamento dos estudos incluídos (descrição das etapas percorridas); Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Benefícios da Revisão integrativa Minimiza o tempo gasto com leituras (quantidade e complexidade das informações em saúde); Permite um reconhecimento dos profissionais proficientes em determinado assunto; Distingue o saber científico do saber popular; Descreve o “estado da arte” de uma temática específica; Sintetiza pesquisas de diferentes lugares e momentos; Proporciona o saber crítico. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Dificuldades enfrentadas Falta de preparo para o processo de investigação; Dificuldades para a avaliação crítica dos estudos disponíveis; Dificuldades de implementação dos achados (conhecimento novo) na prática clínica; Método de pesquisa incipiente; Formas de divulgação limitadas (exigências dos periódicos, outros idiomas, recursos financeiros). Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): 758-64.

Leitura dos artigos Pontos a serem observados: Qual o objetivo do estudo? Qual a questão norteadora? Quais as fontes de pesquisa utilizadas? Quais os critérios de inclusão/exclusão? Qual a amostra final? O instrumento foi validado? Como os dados foram apresentados? Houve categorização dos achados? As conclusões modificam a prática clínica?