Planejamento e gestão Alunos Hudson Mello- Jullya da Silva- Tatiane Silva- Thayza Xavier-
“A qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem”
O que significa qualidade no serviço? Qualidade tem a haver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados, se o processo for bem realizado, um bom produto final naturalmente virá. “A Qualidade reside no que se faz em tudo o que se faz e não apenas no que se tem como consequência disso”, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final será positivo.
Compreendendo melhor... As mudanças do comportamento dos usuários dos serviços, sofreu realmente tal, para acompanhar as transformações ocorridas no cenário político mundial, globalização da economia, novas tecnologias e a socialização dos meios de comunicação, dentre o aumento da competitividade na maioria das organizações. Na área da saúde também houve mudanças, para a melhoria na qualidade do serviço prestado, afim de, adaptar-se á tais transformações, implementando estratégias e metas para tornar- se mais flexível no atendimento ao usuário.
Como é para gestão? A meta mais priorizada é melhoria na qualidade do serviço prestado por profissionais da saúde com boa produtividade em forma de resultado positivo. Uma gestão por exemplo, é importante que o individuo desse setor esteja enquadrado nos modelos gerenciais, na política de recursos humanos, e na organização dos processos de trabalho.
Conceituando qualidade de serviço O conceito de qualidade e as estratégias para se obtê-la vêm se transformando gradativamente, incorporando novos parâmetros, em busca pela qualidade, que vem sendo uma constante nas diferentes formas de produzir bens e serviços. LEITÃO e KURCGT (2004), afirmam que a dimensão humana no ambiente da qualidade deve estar no centro da discussão, já que, anseios, expectativas e satisfação das pessoas responsáveis por suas devidas funções, são fundamentais para as metas de determinada instituição, em que ela esta prestando serviço.
Qualidade em Saúde Não se pode deixar de citar Florence Nightingale, que implantou o primeiro modelo de melhoria continua da qualidade em saúde, em 1854, durante a guerra da Criméia. Com seus ensinamentos e teorias deixados para estudos de novos profissionais e ate hoje instituições de grande porte que implementa técnicas para melhoria de práticas na assistência, buscam os estudo que se baseiam na teoria de Florence que fundamentava-se na teoria ambientalista.
International Standards Organization (ISO) Uma entidade criada em 1946 e sediada em Genebra, para padronizar as normas de gestão de qualidade nas organizações. O certificado ISSO 9000 é um diploma que atesta que a instituição cumpre as normas de gestão de qualidade estabelecidas. A aplicação das normas do ISSO garante a uniformização dos métodos usados pelas organizações e envolve 5 certificados: (ISSO 9001- produtos); (ISSO 9002- serviços); (ISSO 9003- sistemas); (ISO 9004- usuários); e (ISO 4000- Preservações ecológicas).
Avaliação da Qualidade de Serviço da Saúde A avaliação no serviço de saúde é um processo de determinação da extensão com a qual as metas e os objetivos estão sendo alcançados e de como esse processo tecnico- adminnistrativvo fornece subsídios para uma tomada de decisão. Dessa maneira, algumas medidas como: melhoria no atendimento de maneira que mantenha a harmonia entre as áreas administrativa, tecnicologica, econômica, assistencial, de ensino e de pesquisa.
Instrumentos de avaliação Padrão- Uma medida especifica, quantitativa, capaz de definir a qualidade almejada. Critério- Atributo de estrutura, de processo ou resultado capaz de mensurar a qualidade. Indicador- Medida quantitativa usada como guia para monitorar e avaliar a qualidade assistencial e as atividades de um serviço 28/04/12
Conclusão Hoje em dia não existe mais Florence Nightingale, ou seja pessoas contemplando um “DOM” ao cuidar de outras pessoas. Atualmente existem questões burocráticas , políticas e econômicas e diversos critérios para há existência de instituições que viabilizam assistência á pessoas. Para ADAMI (2000) no âmbito da enfermagem a gestão da qualidade da assistência volta-se para a prática profissional fundamentada no corpo do conhecimento da ciência, nas habilidades, nas crenças e valores individuais, profissionais e institucionais. A gestão assume a ordem de zelar cada vez mais pela qualidade de serviço, tanto da instituição quanto de seus funcionários e produtos, aprimorando-se sempre mais e mais na educação continua. Para que no final o resultado seja satisfatório nas suas somas.
OBRIGADO!!! 28/04/12