O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Advertisements

IA-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Discentes: Gerlon Margalhães e Erisson Coimbra.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
PIAGET.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
Professor Marcelo Rocha Contin
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
Sistemas Baseados em Conhecimento
Sistemas Baseados em Agentes
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  ORGANIZAÇÕES.
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Indivíduos e sociedade:
Emergências e Desastres
Teorias do Conhecimento
INF 1771 – Inteligência Artificial
ADMINISTRAÇÃO Processo Decisório sobre utilização de recursos e alcance de objetivos; Management – inglês Gestion – Espanhol.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Monitoria de Introdução à Computação
Transferência de aprendizagem
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Sociologia e Antropologia em Administração
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
Plano de Aula Arquiteturas de Agentes Baseados Em Lógica Reativas BDI
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.

COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Competência Interpessoal
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Aquisição de Conhecimento
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Teoria Geral da Administração I
Psicopatologia da Inteligência
Apresentação do Professor
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
C OMPORTAMENTO H UMANO T RINÔMIO : CORPO, ALMA E MENTE. “Vocês, brancos, são loucos. Impelidos pelas suas máquinas, se matam de trabalhar até os 60 anos,
FILOSOFIA DO DIREITO METODOLOGIA
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
CULTURA O QUE É?.
O Caminho da Psicologia Experimental
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Introdução à Inteligência Artificial
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
TIPOS DE PERSONALIDADE
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Aprendizagem da matemática
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner

Algumas Definições Binet: “Inteligência é julgar bem, compreender bem, raciocinar bem”. Tearman: “ A capacidade de conceituar e de compreender o seu significado”.

Algumas Definições Helm: “A atividade inteligente consiste na compreensão do essencial de uma situação e numa resposta reflexa apropriada”. Piaget: “Adaptação ao ambiente físico e social”.

Inteligência e Sobrvivência Hoje em dia, para muitos pesquisadores, a idéia de inteligência passou a ser associada com a idéia de sobrevivência.

Inteligência e Sobrevivência Carne: “Talvez a característica básica de um organismo inteligente seja sua capacidade de aprender a realizar várias funções em um ambiente dinâmico, tais como sobreviver e prosperar”.

Inteligência e Sobrevivência Fogel: “Inteligência pode ser definida como a capacidade de um sistema de adaptar seu comportamento para atingir seus objetivos em uma variedade de ambientes”.

Teorias da Inteligência Inteligência é uma propriedade não física de organismos vivos, a qual não pode ser recriada numa máquina. Inteligência é uma propriedade emergente de um sistema complexo: microprocessadores são organismos compostos que podem induzir um comportamento inteligente.

Teorias da Inteligência A primeira teoria é baseada em dualismo. Isto é, a mente e o corpo são duas entidades distintas. A mente pode ser vista como a consciência humana. Desse ponto de vista o conceito de inteligência está ligado à espiritualidade, o que é puramente filosófico e não conhecido. Assim, seria impossível recriá-la, a não ser por acidente.

Teorias da Inteligência A segunda teoria identifica inteligência como uma propriedade envolvida em sistemas complexos. Como, por exemplo, o desempenho de microprocessadores. Nesse sentido, inteligência poderia ser recriada.

Agentes Inteligentes O conceito de inteligência poderia, então, pertencer a determinados "agentes" que apresentassem os seguintes comportamentos: Têm atitudes mentais (crenças, desejos e intenções); Podem aprender (têm capacidade de adquirir novos conhecimentos) Podem resolver problemas, incluindo a capacidade de quebrar sistemas complexos em sistemas mais simples;

Agentes Inteligentes Têm capacidade de entendimento (têm a capacidade de tornar uma informação ambígua ou contraditória em algo que possa ter um sentido lógico); Têm a capacidade de planejar e prever as consequências de uma sequência de ações; Conhecem os limites do seu conhecimento.

O Procedimento Inteligente Certas características podem definir a inteligência através de ações demonstram um tipo de procedimento inteligente: Aprende por experiência Usa conhecimento adquirido por experiência Soluciona problemas na ausência de alguma informação

O Procedimento Inteligente Reage rapidamente perante uma nova situação Determina o que é importante Raciocina e pensa Entende imagens visuais Processa e manipula símbolos É criativo e imaginativo Usa heurísticas

HEURÍSTICA Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções dos problemas, que não segue um percurso claro mas se baseia na intuição e nas circunstâncias a fim de gerar conhecimento novo. É o oposto do procedimento algorítmico. Exemplo: O diagnóstico realizado por um médico