Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
Advertisements

Higiene é sinônimo de saúde!. HIGIENE Não é brincadeira, devemos levar a sério. Vem do grego e significa saudável. É sinônimo de saúde.
Os dentinhos zangados.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
O DENTINHO ATREVIDO Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Higiene Bucal.
Olá amigos, Hoje aprenderemos sobre os hábitos de higiene
A menina mal comportada!
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
Uma história de: Maria Jesus Sousa (Juca)
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
Saúde Bucal Qualidade de Vida!.
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
Nome: Ana Luisa e Julia Moura
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Cuidados com os nossos dentes
Prevenção com a Higiene Bucal
ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
Atividade 2 - Power Point
Atividade de PowerPoint
GENGIVITE.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Saúde bucal.
CÁRIE DENTARIA.
E B 2 3 de Cabeceiras de Basto 2008/2009
Saúde Vamos aprender a ser fortes e saudáveis?.
Curso Auxiliar Em Saúde Bucal
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
Escovação Infantil.
SEAD-Serviço de Educação à Distância
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
Dicas de escovação.
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Atividade2: Ana Paula Pereira de Souza
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
A maneira certa de escovar os dentes
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Disciplina de Informática Aplicada I Professor Nilzo Machado
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
Dentição.
Vamos aprender a ser saudáveis?
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
HIGIENE.
OS REFRIGERANTES SÃO SUPERCARIOGÊNICOS, OU SEJA AJUDAM NO SURGIMENTO DE CÁRIES. ALÉM DISSO, ESTA BEBIDA CONTÉM SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS QUE CORROEM E DESCASCAM.
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.
Técnicas de Lavagem dos Dentes Pedro Fidalgo Fevereiro de 2015.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar. SIMBA TIMON PUMBAA

Vamos então aprender... Como são os meus dentes? Como proteger os meus dentes?

A BOCA A Tua Boca A tua boca é formada por todas as coisas que vês no nosso quadro. E nós vamos falar-te sobre uma delas, OS DENTES.

PARA QUE SERVEM OS DENTES? Falar Comer Sorrir Os dentes servem para muitas coisas. Sabias que existem vários TIPOS DE DENTES. Mas como será O DENTE?

TIPOS DE DENTES Existem quatro tipos de dentes: OS INCISIVOS OS CANINOS OS PRÉ-MOLARES OS MOLARES Existem quatro tipos de dentes: OS INCISIVOS. OS PRÉ-MOLARES. OS MOLARES. OS CANINOS.

OS INCISIVOS SERVEM PARA: CORTAR Como vês os incisivos servem para cortar. Por isso são bastante afiados e estão na frente da boca.

OS CANINOS SERVEM PARA: RASGAR Os caninos servem para rasgar, Por isso são muito pontiagudos.

OS PRÉ-MOLARES SERVEM PARA: TRITURAR Os Pré-molares servem para triturar. São rugosos e ajudam-nos a desfazer a comida.

OS MOLARES SERVEM PARA: MOER Os Molares servem para moer. São grandes, quase lisos e desfazem a comida em bocadinhos muito pequenos, estão no fundo da boca.

O DENTE O DENTE Sabias que existem dentes que te vão cair, POR FORA         POR DENTRO Sabias que existem dentes que te vão cair, para depois nascerem outros mais fortes? Os primeiros são os DENTES DE LEITE Os que nascem depois são os DENTES PERMANENTES

A DENTIÇÃO DECÍDUA OU DE LEITE DENTIÇÃO DE LEITE Mais ou menos aos seis meses de idade os teus dentes começaram a nascer. Ficaste então aos três anos com a tua dentição de leite completa, com 20 dentes.

A DENTIÇÃO PERMANENTE DENTIÇÃO PERMANENTE Aos seis anos nasce o teu primeiro dente permanente, e continuam a nascer até aos 18 anos, altura em que terás 32 dentes. Se cuidares bem deles duram toda a vida.

O QUE É QUE PODE FAZER MAL AOS MEUS DENTES PROTEGER OS DENTES Os dentes são muito importantes por isso têm de ser bem protegidos contra tudo o que lhes possa fazer mal. O QUE É QUE PODE FAZER MAL AOS MEUS DENTES O QUE DEVO FAZER PARA CUIDAR DOS MEUS DENTES

O QUE PODE FAZER MAL AOS DENTES? Quando comes, os restos de comida que ficam na tua boca agarrados aos dentes, misturam-se com a saliva. Depois as bactérias utilizam essa mistura para te estragar os dentes. À mistura dos restos dos alimentos com a saliva e as bactérias chama-se A Placa Bacteriana. A placa bacteriana quando não é retirada pode provocar doenças na boca. A GENGIVITE A CÁRIE DENTÁRIA

e começa a ficar vermelha, inchada e pode sangrar. A GENGIVITE GENGIVA SAUDÁVEL GENGIVA COM GENGIVITE Quando a placa bacteriana fica acumulada na tua gengiva, ela fica doente, com g e n g i v i t e e começa a ficar vermelha, inchada e pode sangrar.

A CÁRIE DENTÁRIA Quando comemos coisas doces o açúcar vai juntar-se às bactérias da placa bacteriana, formando-se um ácido que vai atacar os nossos dentes levando à formação de cárie dentária. Primeiro o esmalte fica com um buraquinho que não se vê mas dói. Se não tratares bem dos dentes a cárie chega à dentina, o teu dente pode doer quando comes. Quando a cárie chega à polpa, o teu dente pode doer muito. CÁRIE DENTÁRIA I II III

A PREVENÇÃO PREVENÇÃO DAS DOENÇAS ORAIS A ESCOVAGEM O FIO DENTÁRIO O HIGIENISTA ORAL OU O DENTISTA Para evitar as doenças provocadas pela placa bacteriana devemos fazer um conjunto de coisas. A isso chama-se a prevenção.

3º AS PARTES QUE MASTIGAM A ESCOVAGEM 1º POR FORA 2º POR DENTRO Os dentes devem ser lavados sempre: 3º AS PARTES QUE MASTIGAM 4º A LINGUA depois de comer Devem ser escovados da forma apresentada aqui em cima: A tua Escova de Dentes é muito importante, e ela deve: Ter o tamanho certo para a tua boca Ter os pêlos todos à mesma altura Ser só tua Ser guardada com os pêlos voltados para cima,para poder secar Estar sempre limpa Ser macia antes de dormir.

O FIO DENTÁRIO O fio dentário deve ser usado para retirar a placa bacteriana dos espaços entre os dentes, onde os pêlos da escova não chegam. A maneira correcta de usar o fio dentário é a seguinte: Enrolas o fio nos dedos médios, e deixas um pouco de fio entre os dedos. Deixa um pouco de fio, para passar entre os dentes. Passa com o fio entre os dentes I II III

O HIGIENISTA ORAL E O DENTISTA Deves visitar o teu Higienista Oral ou o Dentista regularmente para ver se está tudo bem com os teus dentes. Não te esqueças de seguir sempre as suas indicações.