PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Viscosidade dos Líquidos
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Nome: Turma: Professora:
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O TRABALHO COM PROJETOS
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
Turma da professora Shapiro
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Principais funções dos bichinhos!
Capítulo 8 Gênero e Paladar gastronômico
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
O SABER CUIDAR DA SAÚDE OS ALUNOS PERGUNTARAM COMO TEMA DE CASA,UMA MANEIRA SAUDÁVEL DE CUIDAR DA SAÚDE . A MAIORIA DOS PAIS DISSERAM QUE TOMAR CHÁ.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Serviço de Inspeção Escolar. 20/11/2008
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Inserir Produção – Tela Inicial
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Sugestão de Atividade:
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
PROJETO “BICHOS ESQUISITOS”
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
10 Quando os filhos se vão. 10 Quando os filhos se vão.
TIDIR I – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Gestão participativa
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Brincadeiras Indígenas
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
FABIANA DE PAULA PEREIRA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Pequenas Ações Podem Mudar o Mundo
Adolescência: Conflito entre gerações
Síndrome de down na sociedade
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
Uma WebQuest de português para o 1º ano
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
O Problema É possível com apenas R$10,00 comprar produtos alimentares que possam suprir minhas necessidades nutricionais/calóricas de 1 dia?
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF “ Dr Airton Policarpo”
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Os sentimentos de cada um
Escola Participante do Projeto UCA. Objetivos do Projeto UCA Melhoria da qualidade de ensino através da capacitação da equipe.
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Tema: “O fantástico Mundo da leitura”
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO - 2013 EMEF JOSÉ BENIGO GOMES PROJETO DE INVESTIGAÇÃO - 2013

MUDANÇA DE FOCO O trabalho precisou ser mudado, pois o foco da nossa pesquisa eram os alunos pré-silábicos, que em agosto eram 6, e hoje são apenas 2, conforme mostra a tabela a seguir: * O aluno 2 está em conflito – mudança de fase ALUNO 1 ALUNO 2 Matheus Eduardo Luiz Ricardo

“LAGARTAS SÓ COMEM FOLHAS?” NOVA PERGUNTA: “LAGARTAS SÓ COMEM FOLHAS?”

Porque fizeram esta pergunta? Em uma atividade chamada “Roda de Leitura”, a professora Juliana contou a estória “A primavera da lagarta” (Ruth Rocha) e fez um levantamento junto aos alunos sobre o que eles conheciam do título e o que achavam que seria a estória. Em seguida, apresentou um vídeo; após a exibição, os alunos responderam perguntas sobre ele. Outras atividades foram realizadas a fim de explorar o assunto. Os alunos começaram a questionar a professora sobre várias curiosidades relacionadas à lagarta e à borboleta, razão pela qual formularam a pergunta “Lagartas só comem folhas?”

Porque as lagartas comem folhas? AS PERGUNTAS As borboletas comem as mesmas coisas que as abelhas? Taturana é lagarta? Todas as lagartas viram borboletas? Porque as lagartas comem folhas? Comem só folhas? Porque a lagarta vive na flor? Como que a lagarta vira borboleta? Quando a borboleta voa cai um pozinho preto, o que é? O que é o “negócio branco” que segura a lagarta?

AS HIPÓTESES Alimentos que os alunos acham que uma lagarta come: FOLHAS FRUTAS ANIMAIS Melancia Jabuticaba Banana Maçã Goiaba Formiga Joaninha Minhoca Mosquito Alface Rúcula Cebolinha Almeirão  As lagartas comem folhas?  (alface, rúcula e almeirão) As lagartas comem frutas? (banana) As lagartas comem outros animais? (formigas)

AS VARIÁVEIS Variável Dependente: Alimentos ( alface, rúcula e almeirão; formigas; banana) Variável Independente: Caixinhas de sapato (local onde as lagartas ficarão abrigadas) e suas condições de temperatura, luz, etc

O EXPERIMENTO Busca em campo: levar os alunos a observar um jardim e/ou uma horta e recolher todas as lagartas que encontrarem; VÍDEO

O EXPERIMENTO Dividir os 25 alunos da turma em 6 grupos ( 4 grupos de 4 alunos, e 1 grupo de 5 alunos);

O EXPERIMENTO - Conseguir 6 lagartas, de forma que cada um dos grupos tenha 1 lagarta; GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4 GRUPO 5 GRUPO 6 MEL LILICA ROSINHA NINA POLI CRISTAL - Cada grupo irá escolher um nome para sua lagarta;

O EXPERIMENTO Preparar 6 caixas de sapato onde as lagartas serão depositadas - forrar com plástico e fazer 20 furinhos de 3mm na tampa; Colocar uma lagarta dentro de cada uma das 6 caixas;

O EXPERIMENTO Cada grupo ficará responsável por cuidar e observar uma caixa ( teremos 2 grupos onde as caixas terão folhas, 2 grupos onde as caixas terão frutas, e 2 grupos onde as caixas terão formigas); - Fechar a caixa, e só abri-la no dia seguinte, fazendo a observação de como estão os alimentos e de como está a lagarta, aproveitando também para realizar a limpeza das fezes.

O EXPERIMENTO Esse procedimento será feito por 5 dias seguidos. Ao término de 5 dias, cada grupo deverá expor se o conteúdo da sua caixa, foi ou não consumido pela lagarta. Em seguida, a turma poderá chegar a uma conclusão, respondendo à pergunta inicial:“Lagartas só comem folhas?”. Durante os dias em que o experimento estiver sendo executado, acontecerão também atividades complementares, como a visualização de vídeos sobre o assunto (no laptop), a confecção de desenhos, cartazes, e músicas relacionadas ao tema;

O EXPERIMENTO Para concluir, será convidada a escritora “Mara Sabino”, moradora e natural do nosso município, autora do livro “ O vôo da Borboleta e do Beija-Flor” que conta passo a passo a metamorfose da borboleta, tema do seu livro “Borboletas em Transformação”.  A ideia é, além de oferecer mais informações sobre um assunto que despertou tanto interesse aos alunos, permitir que eles conheçam e valorizem o trabalho de pessoas do nosso município. - Os livros poderão ser adquiridos (pela escola?), e doados a cada aluno, já que ele consta de atividades que poderão ser desenvolvidas por eles.

OS DADOS E OS REGISTROS Todos os dias, durante 5 dias consecutivos, as crianças vão abrir a caixa e observar o seu conteúdo, anotando em uma “Ficha de Acompanhamento” se a lagarta se movimentou ou não, se defecou ou não, observando, também, o estado  do alimento, como por exemplo, se ele tem marcas de “mordidas”.

OS DADOS E OS REGISTROS As caixas também serão fotografadas, para registrar as mudanças diárias. Essas fotos serão impressas e  inseridas junto à ficha de acompanhamento. Cada um dos 6 grupos terá a sua ficha de acompanhamento.

A ANÁLISE Ao término dos cinco dias de observação, cada grupo poderá dizer se a lagarta comeu o alimento que estava em sua caixa. A socialização deverá ser feita através de plenária, onde ao término a turma conclui se as lagartas comem somente folhas, ou se também comem outros alimentos como animais e frutas. Em conjunto, e com a ajuda da professora irão construir um relatório final.

REFLEXÃO/ ALUNO