Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
GERANDO OPORTUNIDADES
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Apresentação do Projeto
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Ministério da Educação
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Para uma maior possibilidade de êxito na vantagem competitiva de uma empresa, é fundamental que esta tenha todo o conhecimento possível sobre os custos.
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
OBJETIVOS DO PROGRAMA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Termo de Referência nº. 01/2011
U. Desenvolvimento e Inovação - Serviços
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
TURISMO RURAL BAHIA.
HISTÓRICO A Líder Consultoria (Empresa Júnior) é uma associação civil, sem fins lucrativos constituída por alunos de graduação a AEDB que presta serviços.
Turismo de Aventura Segmentos Turísticos do Paraná:
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
O QUE É ? É um programa para a sensibilização prática e análise da gestão financeira, gestão da qualidade no atendimento e gestão de alimentos seguros,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Proposta Comercial.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Pós Graduação em Esportes e Atividades de Aventura – FMU 2012
Seguro Vida Empresarial Centauro
O caso da Travessia do Pantanal MT & MS
ÁREA TEMÁTICA VI Ministério da Fazenda; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério do Turismo; Secretaria da Micro e Pequena.
FAZENDA SAN FRANCISCO “O melhor safári do Brasil”
FÓRUM PERMANENTE DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE Comitê de Investimento e Financiamento Abril/2008.
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Informações: PROGRAMAÇÃO DE CURSOS OUTUBRO/2014 Curso: GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES – NA Medida C.H: 24H de Capacitação + 02 horas de consultoria.
Apresentação Projeto NASCER BEM.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas e assistir o turista segurado, em caso de caso de acidente, no turismo de lazer, negócio,
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas que trabalham com turismo de aventura, rural e ecoturismo, sem limitar idade, com cobertura.
Laboratório de Ensino a Distância
O Programa Meu Evento Seguro tem por objetivo proteger empresas que trabalham com turismo de aventura, rural e ecoturismo, sem limitar idade, com cobertura.
O Programa Meu Evento Seguro tem por objetivo proteger empresas e assistir o turista em caso de acidente, no turismo de lazer, negócio, aventura, ecoturismo,
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Abracom.
O Programa Meu Evento Seguro foi desenvolvido visando PROTEGER hotéis e pousadas, garantindo cobertura e assistência ao hóspede do check-in ao check-out,
Objetivo: Promover treinamentos, capacitações e ações de formação de recursos humanos, sempre alinhado com as necessidades das empresas do APL, atualizadas.
Secretaria de Recursos Humanos Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal Ano 2008 PDG.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
Centro Empresarial Inaugurado em 12/12/2013. * Agente destaque pelo contrato Itacir Camilo Rovaris Encontro Estadual dos Agentes de Crédito da.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Normalização em Turismo de Aventura Secretaria Técnica – ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Delegação Brasileira – ISO International.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná Comparativo entre: - Proposta de Projeto Sebrae - Aventura Segura/PR - Abeta

Objetivo geral Aventura Segura Boas Práticas Ofertar mais segurança e qualidade na prática de atividades de turismo e lazer na natureza dos empreendimentos do PR, assim como dos profissionais envolvidos. Aventura Segura Melhorar a qualidade, a segurança e a competitividade das empresas e profissionais do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura do estado do Paraná, por meio de ações de qualificação profissional e empresarial.

Abrangência Boas Práticas Aventura Segura Operadoras de atividades de aventura e ecoturismo, hotéis fazenda, parques de aventura e recreação, empreendimentos de lazer, organizadores de eventos esportivos do Paraná. Aventura Segura Empresas operadoras de atividades de turismo de aventura e ecoturismo do Estado do Paraná

Principais atividades Boas Práticas Mais encontradas no PR (não limitadas a estas): Cavalgada, Caminhada, Escorregadores e Tirolesas Aventura Segura Qualquer atividade de aventura: Caminhada Rafting Cicloturismo Montanhismo Arvorismo Atividades verticais Canoagem Fora de estrada Espeleoturismo Vôo livre

Duração do projeto Boas Práticas 12 meses Aventura Segura 15 meses

Número de empresas atendidas Boas Práticas A definir (60 empresas?) Aventura Segura 10 empresas

Foco Boas Práticas Empreendimentos de turismo e lazer do PR que oferecem atividades na natureza, independentemente o segmento ao qual pertençam Implantação de boas práticas de segurança com base nas normas técnicas do setor: sistema de gestão da segurança e normas de produtos específicos e condutores. Cursos para Condutores Aventura Segura Micro e pequenos empresários atividades de ecoturismo e turismo de aventura (gestores, coordenadores, condutores e trabalhadores do setor que atuam diretamente na operação) Implantação da norma técnica de Sistema de Gestão da Segurança do Turismo de Aventura, Cursos de Gestão Empresarial, Aprimoramento de Produto e Acesso ao Mercado Cursos para Condutores

Metodologia Boas Práticas Qualificação Profissional Curso condutores (Competências mínimas e Primeiros socorros) Qualificação Empresarial Levantamento das empresas nas regiões turísticas Seminários de sensibilização e adesão ao projeto Oficinas em grupos (SGS) Consultorias individuais (SGS, produto/atividade) Cursos Sebrae (??) Solução Sebrae Certificação Aventura Segura Qualificação Profissional Curso condutores (Competências mínimas e Primeiros socorros) Qualificação Empresarial Gestão da Segurança (assistência técnica: Visitas e Oficinas Técnicas presenciais, Cursos Presenciais, processo continuado de Auto-Avaliação, Acompanhamento à distância através do Observatório do Turismo de Aventura e um Evento Técnico de Mobilização)

Execução Boas Práticas Sebrae PR Aventura Segura Gestores de Turismo Regionais Consultores de Turismo e áreas afins credenciados, assim como especialistas das atividades (normas de produto) contratados Aventura Segura ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura Equipe técnica para: Planejamento e gestão administrativa; Organização e coordenação técnica; Planejamento e organização da logística; Monitoramento, controle geral das etapas e acompanhamento de cronograma físico-financeiro.

Principais dificuldades Boas Práticas Consultores credenciados no PR especializados em atividades de natureza e normas técnicas do setor Organizar um repasse da metodologia para capacitar consultores Aventura Segura Focar nas normas de produto Inclusão de atividades e empresas de outros segmentos (rural, lazer, recreação, organizadoras de eventos esportivos) Elaborar um projeto paralelo para demais empresas/atividades

Investimento Boas Práticas A definir Aventura Segura R$ 216.500,00 Seminários Cursos Oficinas Consultorias Repasse Solução Certificação Aventura Segura R$ 216.500,00

Responsabilidade Dartilene Silva 8 Vias Consultoria 3013-6739