Cuidados odontológicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL
Advertisements

EVENTO GOSPEL DAY Hortolândia, 2011.
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
AVC Isquêmico Agudo Abordagem inicial
DISCIPLINA DE CARDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
HIPERTENSÃO ARTERIAL OFICIALMENTE A HIPERTENSÃO É DEFINIDA COMO UMA PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLICA SUPERIOR A 140mmHg E UMA PRESSÃO DIATÓLICA MAIOR QUE 90mmHg.
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
Cinco indicadores das condições de vida – SAÚDE.
EPISTAXE Prof. Dr. Lucio A. Castagno Otorrinolaringologia
Fármacos Cardiovasculares ANTIHIPERTENSIVOS
Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG
Estudo de coorte retrospectivo
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
Hipertensão Arterial Sistêmica
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
Emergências e Urgências Psiquiátricas
Ariane Borgonovo São José dos Pinhais, PR
Hipertensão Artrerial
SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
HIPERTENSÃO.
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Entendendo a Pressão Alta.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Os gaúchos e o coração.
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
Professora: Cíntia Fontes Alves
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
  O objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado. Com isso espero prevenir.
Objetivo da Atividade o objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado.Com isso.
C.M. é uma mulher de 24 anos de idade com DM1 desde os 10 anos de idade, quando teve cetoacidose diabética. À época do diagnóstico, observou-se que a paciente.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
HIPERTENSÃO ARTERIAL SITUAÇÕES ESPECIAIS CRIANÇA
Pressão Arterial Alta A Assassina Silenciosa no mundo inteiro morrem por ano no mundo inteiro morrem por.
CRISE HIPERTENSIVA Francisco Monteiro Júnior
No final dos anos 80 e início dos 90 Hepler e Strand publicaram alguns artigos que deram origem a um paradigma denominado Atenção Farmacêutica. O fundamento.
O ACESSO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS A SAÚDE NA BAIXADA SANTISTA
Complicações cirúrgicas
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
Acadêmicos: Ana Paula Oliveira Claudiane Déborah; Thauanna Lima Salim
CRISE HIPERTENSIVA HAS/PAS/PAD
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
Estagio em terapia intensiva Local: Hospital Jaar de Andrade Rua: estrada do coqueiro grande Cajazeiras 8 n:2009.
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL DE PACIENTES HIPERTENSOS USUÁRIOS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO MUNICÍPIO DE CARLOS.
Epistaxe Dr. Rogério Brandão.
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
Hipertensão arterial Vívian Coura.
Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Entendendo a Pressão Alta.
Retinopatia hipertensiva
EMERGÊNCIA HIPERTENSIVA
TRIAGEM PERIÓDICA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA RECENTE Dr. Messias Dias de Araújo Júnior Secretário.
Membros do Grupo de discussão
48 ANOS, MASCULINO DOR TORÁCICA ATÍPICA BRE INTERMITENTE EM ERGOMETRIA
Realizou-se um estudo observacional, retrospectivo e transversal, através da análise de 148 prontuários de pacientes com hanseníase assistidos em um centro.
Saúde Bucal e Diabetes Melitus
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Controle da HAS na Pessoa Idosa Aspectos importantes que devem ser considerados.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
DISCIPLINA DE PROPEDÊUTICA ESTOMATOLÓGICA.  Ana Sueli Rodrigues Cavalcante  Estela Kaminagakura Tango  Janete Dias Almeida.
V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão
ANESTÉSICOS LOCAIS Ø ESTRUTURA QUÍMICA CADEIA INTERMEDIÁRIA
PROGRAMA MEXA-SE SECRETARIA DE SAÚDE DE HERVAL D´OESTE COORDENADORA DO PROJETO Graziela Barbieri FISIOTERAPEUTA.
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
Transcrição da apresentação:

Cuidados odontológicos Pacientes Hipertensos Seminário de Estomatologia Áquila Rebecca Elisangela Aquino Nathália Almeida Turma 2008.1

Conceito: Tensão ou pressão muito elevada nas artérias. Pode ser medida por dois valores; máximo (pressão sistólica), e o mínimo (pressão distólica). Fonte: http://atenfar.files.wordpress.com/2008/09/hipertensao1.jpg

Fatores de risco Fonte: http://andreiajoao.com.br/wp/wp-content/uploads/hipertensao1.jpg

Aplicação na Odontologia Anamnese dirigida Verificação da PA Controle da ansiedade Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2005/ju291pag4b.html

Complicações Uso de anestésicos locais com vasoconstritores adrenérgicos Ansiedade e estresse no atendimento odontológico Interações medicamentosas Urgências e emergências hipertensivas Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_jOSx2tnixxc/SYCD1ladtJI/AAAAAAAACOg/P6B_v8vUJPg/s400/dentistafalso.bmp

Dúvidas ?!? Fonte: http://plocs.files.wordpress.com/2009/02/sorriso-jovem-2502081.jpg

Bibliografia Prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica e pacientes submetidos a tratamentos odontológicos na FOUSP -Priscila Mara Olivieri Ximenes/SP – 2005 Procedimentos odontológicos em pacientes hipertensos com ou sem o uso de anestésico local prilocaína associada ou não vasoconstritor felipressina – Ana Lucia Aparecida Bronzo/ SP- 2005

http://www. periodicos. uem. br/ojs/index http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/viewArticle/4453 http://www.jornaldosite.com.br/arquivo/anteriores/ivan/artivan8.htm http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2005/ju291pag4b.html http://dentistassmsflorianopolis.blogspot.com/2009/07/desmistificando-o-uso-do-vasoconstritor.html

http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=61 http://boasaude.uol.com.br/realce/showdoc.cfm?libdocid=15411&ReturnCatID=20035 http://www.cro-pe.org.br/revista/v8n2/3.pdf