A EXPLORAÇÃO DO SOFRIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

O valor de uma história.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Afeto e Comunicação Afetiva
O DIA DE HOJE.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
“A amizade é um espírito em dois corpos.”
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Definição e critérios de elaboração
Os tipos de comportamento no meio social
MURAL DA TAM Música: Imagine/John Lennon.
Atualidades Entrevista de emprego.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
OREM SEMPRE, MAS TAMBÉM VIGIEM
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
O Controle Pertence a Deus
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
Então Vamos Sonhar Então Vamos Sonhar
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Coisas que Só uma Mãe... sabe ensinar!.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
O ENIGMA DE TÓ (Verídico)
Mensagem para Vida Nova
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
Prof. Msc. Magali de Macedo
O julgamento.
Violência? Diga não!.
Tecnologia e Ética. Tecnologia e Ética Evolução Se queres prever o futuro, estuda o passado. Confúcio.
Os Problemas Tudo que acontece dentro de um computador
A ANSIEDADE Redação do Momento Espírita
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Mudando um dia triste.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Uma boa remuneração? Um carro da empresa? Benefícios extra?
PESSOA GANHADORA.
Estudo para reunião de célula
NA INJUSTIÇA, MOSTRA-ME O TEU CAMINHO SENHOR!
Palavras que as mulheres usam e que os homens deveriam saber interpretar para o seu próprio bem!
LIVRE ARBÍTRIO Letícia Thompson.
Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo loucamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa,
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Este texto foi anexado no mural de comunicação interna da United Airlines, um dia após o atentado terrorista, pelo esposo de uma das aeromoças mortas.
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
As intervenções verbais do terapeuta
Atendimento ao Telefone
Professora: Janine Fernandes
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
A Liderança transformacional
Empatia Conceito Aptidão de saber escutar, entender, adaptar-se e avaliar as atitudes, necessidades e comportamentos dos outros, colocando-se no seu lugar.
O PAI E O FILHO NA MONTANHA O pai e o filho estavam andando e de repente, o menino cai, se machuca e grita: - Ai!!!
DEUS É CULPADO ? Finalmente, a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou.
Receita de um Sonhador.
Educação Financeira para crianças e Jovens
A entrevista de referência. Entrevistas acontecem em aproximadamente 40% das consultas em bibliotecas. Deve-se negociar sempre para evitar falhas no atendimento.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
Excelência no atendimento
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

A EXPLORAÇÃO DO SOFRIMENTO (CRISTOPHE DEJOURS)

NAS TAREFAS REPETITIVAS, OS COMPORTAMENTOS NÃO SÃO UNICAMENTE CONSEQÜÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, ELES ESTRUTURAM TODA A VIDA EXTERNA AO TRABALHO, CONTRIBUINDO DESTA FORMA, PARA SUBMETER OS TRABALHADORES À PRODUTIVIDADE.

EXEMPLO: TELEFONISTAS: O SEU SOFRIMENTO, PROVENIENTE DA INSATISFAÇÃO, PODE SER UTILIZADO PARA AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE.

TELEFONISTAS: “O NOSSO TRABALHO NOS DEIXAM IDIOTAS” “QUANDO EU SAIO DO TRABALHO, FALO COM AS PESSOAS COM AS FRASES DO PTT” (POSTES, TELÉGRAFOS E TELECOMUNICAÇÃO) “O QUE O SR. DESEJA, NÃO PODEMOS FALAR O QUE O SR QUER” “496 INFORMAÇÕES, NÃO PODEMOS DIZER BOM DIA”

“É PRECISO ENQUADRAR A INFORMAÇÃO, OU SEJA, REFORMULÁ-LA NUMA LINGUAGEM CODIFICADA, DEPOIS DE TÊ-LA OBTIDO” “ESSE ESFORÇO DE MEMÓRIA NÃO É NADA FÁCIL” “ENFIM, NO CASO DE AGRADECIMENTO DO ASSINANTE, É A ÚNICA SITUAÇÃO EM QUE TEMOS O DIREITO DE DAR UMA RESPOSTA LIVREMENTE ESCOLHIDA” “NÃO TEMOS O DIREITO DE DESLIGAR, É O ASSINANTE QUE TEM QUE DESLIGAR PRIMEIRO”

“NÃO TEMOS O DIREITO DE FAZER MAIS DE TRÊS PESQUISAS PARA DAR A RESPOSTA A UMA PERGUNTA, SEJA FALSO OU VERDADEIRO, DEVEMOS RESPONDER QUE “ESTA INFORMAÇÃO NÃO CONSTA NESTE ITEM”, PARA NÃO DIZER QUE NÃO A POSSUÍMOS. DEPOIS, AINDA É PRECISO ESPERAR QUE O ASSINANTE TENHA ACABADO DE RECLAMAR E DESLIGADO”

“DURANTE NOSSO TREINAMENTO NOS ENSINAM QUE NÃO DEVEMOS SER MUITO AMÁVEIS, POIS É PRECISO DESENCORAJAR AS PESSOAS A RECORREREM ÀS INFORMAÇÕES TELEFÔNICAS; O SERVIÇO DE INFORMAÇÕES EXISTE PORQUE O CATÁLOGO É INCOMPREENSÍVEL”

É OBRIGATÓRIO QUE, DE ALGUM MODO, A TELEFONISTA REPRIMA SUAS INTENÇÕES, SUAS INICIATIVAS, SUA LINGUAGEM. EM OUTRAS PALAVRAS, SUA PERSONALIDADE.

CONTROLE E HIERARQUIA

AS TELEFONISTAS PODEM SER ESCUTADAS SEM O SABER A QUALQUER MOMENTO. “SE O CHEFE DE CONTROLE ESTIVER DE MAU-HUMOR, HAVERÁ SEMPRE QUALQUER COISA PARA COMENTAR. SEJA QUE A LINGUAGEM CORRETA NÃO FOI USADA, SEJA QUE A RESPOSTA FOI MUITO DEMORADA, SEJA QUE FOI MUITO CURTA. ACABAMOS COM TORCICOLO, DE TANTO CONTROLAR O CHEFE DO CONTROLE.”

TER MEDO DE SER VIGIADO É VIGIAR-SE A SI MESMO

“DO PONTO DE VISTA DO RITMO DE TRABALHO, CONSTATAMOS QUE QUANDO ESTAMOS NERVOSAS, O QUE MAIS QUEREMOS É QUE O ASSINANTE DESAPAREÇA, QUE DESLIGUE, QUE FIQUEMOS LIVRES DELE. DE MANEIRA QUE COMEÇAMOS A RESPONDER MAIS DEPRESSA. MAS AÍ, MAL ELE DESLIGOU E JÁ TEM UM OUTRO CHAMADO. ENFIM, QUANTO MAIS FICAMOS NERVOSAS, MAIS DEPRESSA TRABALHAMOS E MAIS CHAMADAS RESPONDEMOS”

“DURANTE AS PAUSAS NO TRABALHO A GENTE OLHA O RELÓGIO 3 VEZES MAIS DO QUE DURANTE O TRABALHO” NO DISCURSO DO OUTRO DEVE - SE EXTRAIR APENAS A INFORMAÇÃO SOLICITADA E NÃO PRESTAR ATENÇÃO AOS DETALHES DO QUE SE FALA, SUAS HESITAÇÕES OU SEU TOM DESAGRADÁVEL. IMPEDE-SE QUALQUER RELACIONAMENTO.

EXPLORAÇÃO DO SOFRIMENTO: ANSIEDADE ANSIEDADE: AGIR CONFORME AS REGRAS RECEBIDAS. QUANTO MAIS A TELEFONISTA SE ENERVA, MAIS DE SENTE AGRESSIVA E MAIS DEVE INTENSIFICAR A AUTO-REPRESSÃO. A ÚNICA SAÍDA É DE VOLTAR A AGRESSIVIDADE CONTRA SI MESMO. A AUTO-AGRESSÃO TEM FORMAS MÚLTIPLAS.

CONTRA O ASSINANTE DESAGRADÁVEL, A REAÇÃO AGRESSIVA NÃO TEM MAIS CHANCES DE SE EXTERIORIZAR DO QUE CONTRA A TELEFONISTA: PROIBIÇÃO DE RESPONDER, PROIBIÇÃO DE DESLIGAR, PROIBIÇÃO DE IRRITAR O OUTRO.

A ÚNICA SOLUÇÃO AUTORIZADA É REDUZIR O TEMPO DA COMUNICAÇÃO E EMPURRAR O INTERLOCUTOR PARA DESLIGAR MAIS DEPRESSA. ENTÃO, A ÚNICA SAÍDA PARA A AGRESSIVIDADE É TRABALHAR MAIS DEPRESSA.

A AGRESSIVIDADE TRANSFORMA-SE EM CULPA E A FRUSTRAÇÃO ALIMENTA A DISCIPLINA.

NÃO SE PEDE PARA QUE TRABALHEM MAIS RÁPIDO, MAS PROVOCANDO IRRITAÇÃO E TENSÃO NERVOSA, PODE-SE OBTER DELA MELHOR RENDIMENTO. O TRABALHO NÃO CAUSA SOFRIMENTO, É O SOFRIMENTO QUE PRODUZ O TRABALHO. SÃO AS “MAIS NERVOSAS” QUE TEM OS MELHORES RENDIMENTOS. CONSIDERA-SE “MAIS NERVOSAS” AQUELAS QUE SÃO MAIS FACILMENTE IRRITÁVEIS, MENOS PACIENTES.

EXPLORA-SE O MECANISMO DE DEFESA DA PESSOA CONTRA SEU SOFRIMENTO, NESTE CASO, É O DE RITMO DE TRABALHO CONTRA A AGRESSIVIDADE E A FRUSTRAÇÃO.