FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
A história através dos gráficos...
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
BRASIL: Apropriação do território e migrações internas Capítulo 16 / p
O que você deve saber sobre
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
Migrações - Influências
População.
População II.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
CENTRO SUL.
1- A ATUAL REGIÃO SUDESTE
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
Migrações Internas no Brasil
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Movimentos Migratórios
Correntes imigratórias
Movimentos migratórios
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
TORTO.
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
REGIÃO CENTRO OESTE.
Histórico e Hierarquias urbanas
Características e Crescimento da População Mundial.
Migrações.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
BIOMAS BRASILEIROS.
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Prof. Jefferson Geografia.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Migrações internas – exemplos históricos
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Movimentos Migratórios Internos
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Diferentes regionalizações do território brasileiro
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
Fluxos Migratórios.
Regionalização do território brasileiro
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Demografia Cristiano Almeida.
REVISÃO.
a) substituição de importações por similares nacionais.
Migrações.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
A REGIÃO NORDESTE Aluno: Luiz Henrique C. Ferreira. Ano: 5ºanoB. Escola: PIRLIMPIMPIM. Professora: Paula. Fonte de informações: livro de Geografia, internet.
Imigração Alemã no Brasil
Fonte: Organização Internacional para Migração
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Noção de Migração Deslocação de pessoas de uma área para outra com mudança de residência.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Geografia 2011/12.
Transcrição da apresentação:

FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL COMPONENTES: ANDREZA LIMA EDIJANE ALMEIDA JAIANE MAIA JUCILENE DANTAS

O que é migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes etc.). A migração econômica é a que exerce maior influência na população.

E o que é Emigração e Imigração? Emigração:  é caracterizada pela saída de indivíduos ou grupos, de seu país de origem, para se estabelecer em outro. Imigração: é caracterizada pela entrada de indivíduos ou grupos, em outro país.

Tipos de Migrações: Migração Definitiva: Acontece quando a pessoa ou grupo de pessoas passam a residir permanentemente no local para onde migraram. Migração Temporária: Acontece quando um grupo de migrantes reside apenas por um período predeterminando no local para o qual migraram.

Migração Espontânea: Quando o sujeito planeja, espontaneamente, migrar para outra região, por motivos de economia, politica ou cultural.   Fonte: portalrof.blogspot.com

Migração Forçada: Acontece quando o sujeito se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem, geralmente ocorrendo por catástrofes naturais, como, por exemplo, a seca de que atingiu o nordeste brasileiro no final do século XIX. Fonte: www.dn.pt.com

Migração Planejada: Acontece quando os migrantes visam um objetivo em outro lugar que não o seu de origem, visando um determinado objetivo. Êxodo Rural: É um tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o meio urbano. E ele tende a ser definitivo e suas principais causas são a industrialização, a expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura, e também está ligado ao processo de urbanização. Fonte: portalrof.blogspot.com

PRINCIPAIS FLUXOS MIGRATÓRIOS A história do Brasil está fortemente marcada pelo fenómeno da migração, inicialmente, pelo fator colonização e, mais recentemente, pelo deslocamento interno, em que cada ciclo económico trouxe consigo um fluxo migratório. A partir de 1930, as migrações internas começaram a desempenhar um papel de destaque na recomposição espacial da população.

Os fluxos migratório da década de 50 para 60. A Marcha Para o Oeste: Nos anos cinquenta, pode-se observa um maior fluxo migratório já registrado no país com relação a dois fluxos principais: o primeiro, do Nordeste para a fronteira agrícola (Região Centro - Oeste e Paraná) e para o eixo industrial Rio de Janeiro - São Paulo; e o segundo, ainda mais acentuado, da Região Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) em direção ao Paraná e Mato Grosso do Sul.

LOCAL DE ATRAÇÃO POPULACIONAL: O processo industrial brasileiro ocorreu na região Sudeste, reafirmando assim a sua posição de grande coração econômico do país.  MOTIVOS: Pessoas que busca de melhores condições de vida, como empregos, moradia e bom salários e serviços. LOCAL DE EXPULSÃO POPULACIONAL: O maior número de migrantes tinham origem no Nordeste, região que sofrera uma grande perda econômica e política.

Os fluxos migratório da década de 60 para 70 A partir de meados da década de 1960, o fluxo migratório interno dentro do Brasil começa a mudar para a região Centro- Oeste, inicia uma franca expansão econômica, graças ao agronegócio, é a que mais atrai imigrantes de outras regiões, sendo consolidada essa expansão no final da década de 1970.

A ocupação da parte central do país a Região Centro –Oeste. LOCAL DE ATRAÇÃO POPULACIONAL: A ocupação da parte central do país a Região Centro –Oeste. MOTIVOS: São dois os motivos principais: 1ª- É a construção de Brasília; 2ª = Adaptação pela Embrapa de sementes de soja ao clima tropical continental e a evolução tecnológica. LOCAL DE EXPULSÃO POPULACIONAL: Muitos migrantes do Sul, nordeste e até do sudeste.

Os fluxos migratório da década de 70 para 80 Ocorre uma Migração de retorno onde inicia-se um deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado durante parte da vida para outros locais. Esse fenômeno passou a ocorrer na Região Nordeste a partir da década de 1980

Crescimento de cidades médias; Migração de retorno: Simboliza a volta da população de origem nordestina a sua região de origem. Expansão da fronteira agrícola: A chegada da soja e da pecuária à região Norte fez com que aumentasse o número de trabalhadores na região.

1990 1970 Conceito de Migração, Emigração e Imigração; Tipos de migração; Principais fluxos migratórios do Brasil, ocorridos nas décadas de 50 à 60, de 60 à 70 e de 70 à 80. Diferenciar os fluxos migratórios ocorridos no Brasil, durante as décadas de : 1990 1970

DEC. 1970 Mapa do Brasil

DEC. 1990 Mapa do Brasil

ATIVIDADE COM BASE NAS EXPLICAÇÕES E NAS SUAS ANOTAÇÕES: Elaborem nos mapas do Brasil em branco, os principais fluxos migratórios ocorridos nas respectivas décadas , 1970 e 1990.