II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 EQUIPE PEDAGÓGICA NACIONAL DOS CEFFA Centros Familiares de Formação por Alternância Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Campanha em Defesa da Vida
1.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Maio / 2006.
Apoiar: produção científica e tecnológica;
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
A construção de Saberes e as possibilidades de projetos pedagógicos nas escolas do campo "Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades para as escolas.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Encontro Estadual de Formação
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Comissão de EJA de Alagoas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
REUNIÕES REGIONAIS.
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Revisita ao PPP.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 EQUIPE PEDAGÓGICA NACIONAL DOS CEFFA Centros Familiares de Formação por Alternância Brasil

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 REDES Casa Familiar Rural (CFR) ARCAFAR Associação Regional das CFR (Sul: PR / SC / RS Norte/Nordeste: MA / PA /AM) Escola Família Agrícola (EFA) UNEFAB União Nacional das EFAs do Brasil

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 BREVE HISTÓRICO DA EPN 1997 a anos

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 AO NÍVEL DA UNEFAB 1995 – Início da discusão 1996 – A Assembléia Geral da UNEFAB aprova a proposta de criação de uma Equipe Pedagógica Nacional - EPN 1997 – Constituição da EPN Formalização do Plano Nacional de Formação Inicial de Monitores e do Plano de Formação das famílias.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 C E F F A UNEFAB e ARCAFAR criam a nomenclatura CEFFA com a finalidadede fortalecimento político e pedagógico no âmbito nacional. Coincidentemente o Seminário Latino Americano realizado em Puerto Iguaçu no ano de 2001 foi o marco da criação deste nome em função da luta pela criação de uma linha de crédito específico para financiar projetos profissionais dos jovens – PRONAF JOVEM.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CEFFA FORMAÇÃO DAS PESSOAS VIVER BEM, COM DIGNIDADE EMPREENDER INSERIR-SE PROFISSIONALMENTE GERAR RENDA OPORTUNIDADES PROJETO PROFISSIONAL JOVEM OCUPAR ESPAÇOS NO MEIO

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 EPN DOS CEFFA  2003 – Avaliação e reformulação do Plano de Formação com a participação das ARCAFAR  Formalização da EPN dos CEFFA  Projeto de sistematização de material didático para subsidiar a formação pedagógica inicial dos monitores  Guia e dossiês

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 PLANO DE AÇÃO 2006 AGENDA: Três Encontros anual (fevereiros, agosto e novembro) OBJETIVOS:  Avaliar  Refletir a partir da prática  Planejar

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 ESTRUTURA DOS ENCONTROS  Um tempo-espaço para partir da realidade de cada Regional e REDE  Um tempo-espaço para análises, problematização – reflexão – busca de soluções (avaliar e tirar lições das práticas)  Um tempo-espaço para planejar as ações comuns.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Formação continuada da EPN em 2006  I Oficina: Avaliação e Reformulação do Plano de Formação das Famílias  II Oficina: Acompanhamento personaliza (Tutoria)  III Oficina: Plano de formação de diretores/coordenadores dos CEFFA

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Núcleo Executivo Pedagógico  Previsto e realizado cinco reuniões em Brasília de dois a três dias cada com a participação de duas a três pessoas dos CEFFAs  Objetivos do NEP: Executar o plano de ação, planejar os encontros, as formações, elaborar materiais didático- pedagógicos etc.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Edição de Revista  Criação de um Conselho Editorial representativo dos CEFFA para editar a Revista da Formação da Alternânciaç  Realização de duas Reuniões do Conselho Editorial em Brasília (Fevereiro e agosto) de 4 a 6 horas cada para:  Avaliar a revista editada  planejar a próxima edição  Buscar parcerias para escrever, diagramar e imprimir

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 I Encontro Nacional de Monitores  Apoio ao processo de organização e realização do primeiro encontro nacional de monitores reunindo 230 educadores nos dias 12 a 14/09/06 em Brasília.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 CO-ANIMAÇÃO NACIONAL 2006  62 MÓDULOS (TEMAS) PLANEJADOS EM 13 REGIONAIS – 54 REALIZADOS  32 PEDIDOS DE CO-ANIMAÇÃO (assessoria) – 24 ATENDIDOS  430 MONITORES EM FORMAÇÃO EM 2006.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Defesa de Projetos de Pesquisa Previsão de realização do Módulo nacional de socialização de Pesquisas dos monitores ingressos na formação pedagógica inicial nas Regionais. Este evento não foi realizado.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 PRODUTOS DA EPN EM 2006:  Elaboração de um Regimento Interno da EPN;  Construção de um Guia da Alternância para pré-adolescentes;  Definição de Diretrizes Nacionais para as Regionais elaborarem Planos de Formação das famílias;

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 PRODUTOS DA EPN EM 2006:  Início da discussão e encaminhamentos para a construção de um Plano de Formação de Diretores dos CEFFA;  Co-animação da Formação Pedagógica Inicial de Monitores nas Regionais em 2006;  Planejamento da co-animação 2007.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 PRODUTOS DA EPN EM 2006:  Encaminhamento de proposta de uma especialização (Pós-graduação lato sensu) junto à UCB  Objetivo: Formar novos formadores para atuarem ao nível das Equipes Pedagógicas Regionais e ampliar o grupo de formadores que co-animam a formação pedagógica inicial de monitores no âmbito nacional.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 PRODUTOS DA EPN EM 2006: Formação Pedagógica Inicial em nível de pós-graduação: Arcafar Sul (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) AEFACOT (Regional das EFAs do CO: MS, MT, GO e TO) – Univ.Católica de Brasília

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Composição da EPN Regionais /REDES MEMBROS: 02 - efetivo e Suplente ARCAFAR Sul ACAFAR NORTE: PARÁ / MARANHÃO / AMAZONAS UNEFAB: AMEFA ACEFFARJ AEFACOT AEFARO AECOFABA AEFAPI FATA REFAISA RAEFAP RACEFFAES UAEFAMA

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 AVANÇOS  A co-animação garante a lógica da Alternância e a fidelidade aos princípios dos CEFFA’s  Integração nacional  Processo de aprendizado constante da Pedagogia da Alternância a partir da vivência  Cria um maior dinamismo a nível nacional  Acontece mais co–animação atualmente  Surge novas pessoas assumindo a Co- animação

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Avanços:  O que planeja acontece, na maioria das vezes  A presença da co-animação anima a Regional  A EPR garante a formação inicial nas Regionais  Universalização da formação pedagógica inicial...  Implemetação e adequaçao dos Planos de Formação dos CEFFA.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Desafios  Envolver novos co-animadores a nível nacional  Recursos financeiros para trazer assessores de outras Regionais tão distantes  Capacitar co-animadores  Disponibilização pelas regionais dos coordenadores pedagógicos para fazer co-animação

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Desafios:  Descentralizar a co-animação potencializando novos animadores\as nas bases (regionais)  Rotatividade de monitores = perda de investimento na formação  Necessidade de iniciar novas turmas  Conseguir recursos para realizar a formaçã

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 Desafios:  Certififcação a nível acadêmico, sem perder os princípios e as finalidades desta formação específica  Formadores do movimento com nível de especialização, mestrado ou doutorado para atuarem nos cursos de especialização ou graduação e pós-graduação.

II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 ENDEREÇOS ELETRÔNICO: