PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
O que é Educação Ambiental?
Equivalente à média dos países da OCDE
Avaliação como Mecanismo de Accountability
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Máscaras Africanas.
DIRETRIZES CURRICULARES
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Educação Ambiental - GPEEA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Projetos e Currículo.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
UMA PARCERIA.
FAZENDA SAN FRANCISCO “O melhor safári do Brasil”
BARBACENA, A CIDADE DAS ROSAS... PERFUMANDO A ILHA DO AMOR.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
Contribuições dos Espaços Não Formais
Unidades de Conservação de Santa Catarina
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ajude a realizar sonhos!
ESTUDO DO MEIO.
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Cristiane Jonas Francisconi
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul é uma das 27 Unidades Federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina.
Os PCN e o Ensino Médio.
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
 A ELOGREEN tem por principio promover soluções de desenvolvimento sustentável para empresas e a comunidade em geral, ajudando a criar uma consciência.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Introdução O Projeto Parque Escola – A diversão que educa objetiva divulgar a importância da preservação de um dos mais ameaçados biomas brasileiros, a Mata Atlântica. Já atendeu cerca de 126.938 estudantes e 12.693 professores em 13 anos de atuação e tem como público-alvo os estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Santa Catarina.

Número de Estudantes e Professores  Ano Alunos Professores 2001 5966 603 2002 11341 972 2003 13551 1511 2004 7311 829 2005 9737 1124 2006 8549 1033 2007 10826 1003 2008 9610 895 2009 9494 849 2010 10024 822 2011 8314 733 2012 7424 897 2013 8910 912 2014 5881 510

Estados que participaram do projeto

Principais cidades de Santa Catarina

Dia da Alegria Esta ação é voltada a instituições beneficentes de Santa Catarina que atendem a jovens carentes, convidadas a curtir um dia de diversão no Parque. Esta ação acontece em parceria com Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). Atividades realizadas: passeio nos bondinhos, apresentações artísticas e brincadeiras com palhaços, brincadeiras com cama elástica e uma série de outros brinquedos supervisionados por recreadores contratados; distribuição de pipoca, lanches e bebidas, que foram subsidiadas por parceiros externos. Foram atendidas nos anos de: 2012: 2500 crianças 2013: 1683 crianças 2014: 2155 crianças

Importância da participação dos estudantes A participação dos estudantes favorece a interdisciplinaridade, pois trata de temas relevantes para diversas disciplinas (Geografia, Biologia, História). O aluno será o construtor do próprio conhecimento, pois será incentivado a ser sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. A diversidade de assuntos existentes no programa não restringe o assunto aos conteúdos “escolares” pois dá a oportunidade para ampliar e aprofundar conhecimentos interessantes, viabilizando a construção do conhecimento. Existe no programa uma ênfase na relação do conhecimento do senso comum ( aluno x conhecimento cientifico), pois propõe uma alternativa de trabalho que procura superar as praticas habituais, incentivando a interação dos alunos com elementos da natureza. O programa pretende ainda, lidar com diferentes visões sobre uma mesma questão, criando a possibilidade de análise e critica diante das informações recebidas.

Objetivo Geral O Programa de Educação Ambiental desenvolvido no Parque Unipraias pretende divulgar as relações que acontecem na natureza, possibilitando ao estudante compreender que sua participação é fundamental na proteção e conservação dos recursos naturais e culturais do país. Pretende buscar também, uma identificação entre os estudantes e o Parque, resultando assim, na valorização e conservação das áreas naturais de seu entorno.

Conteúdo Geral do Trabalho A programação Projeto Parque Escola divide-se basicamente em quatro atividades: palestra, trilha monitorada, atividades lúdicas e lanche; As três atividades á serem desenvolvidas devem estar baseadas nos seguintes temas: Histórico sobre a colonização do Brasil e de Santa Catarina, além de tópicos sobre a exploração da Mata Atlântica; Relação dos índios com a Mata Atlântica; Histórico sobre os estudiosos da Flora no Estado; Caracterização da mata atlântica: Quanto à fisionomia, tipologia, estrutura e composição florística; Aspectos biológicos:

Palestra Local: Auditório Ângelo Bogo na Estação Mata Atlântica. Programação: Deve ser a primeira das atividades pois tem o objetivo de informar os estudantes sobre os aspectos gerais do Parque, além do conteúdo histórico destacado pela cartilha. Será enriquecida por slides.

Trilha monitorada Local: Parque Ambiental, Anfiteatro. Programação:   Programação: É na caminhada pelo Parque que serão enfatizados os aspectos da fauna e flora da Mata Atlântica, além das relações ecológicas que ali ocorrem. Neste momento os estudantes devem entrar em contato com o ambiente natural seguindo a orientação do monitor.

Atividades Lúdicas Local: Estação Mata Atlântica (trilhas, anfiteatro, auditório) Material necessário: Cada atividade lúdica vai necessitar de um material específico. Programação: São “brincadeiras” educativas com conteúdos do ensino formal, que objetivam a fixação dos conteúdos básicos de forma atrativa e descontraída. Devem ocorrer após a caminhada na trilha. Cada atividade necessita de diferentes materiais. As brincadeiras são específicas para cada idade e deverão ser modificadas para não tornarem-se repetitivas.

Lanche Local: Praça de Alimentação da Estação Mata Atlântica Material: Biscoitos e achocolatado Programação: Após o término das atividades lúdicas os participantes recebem gratuitamente biscoitos e achocolatados.

Normas para participação no Projeto O projeto é desenvolvido para a participação dos estudantes carentes da rede pública municipal e estadual bem como particular de ensino das cidades do Estado de Santa Catarina. As escolas devem agendar a sua participação, e o agendamento deve seguir uma planilha de programação para evitar problemas com o número de estudantes e diferentes idades. Turmas a serem trabalhadas Ensino Fundamental Ensino Médio

Tempo Previsto das Atividades Estação Barra Sul Recepção dos estudantes (chegada e desembarque na Estação Mata Atlântica) – 15 minutos Estação Mata Atlântica Palestra – 20 minutos Trilha – 60 minutos Atividades lúdicas – 40 minutos Lanche – 15 minutos Despedida (deixando o grupo livre para novo passeio na estação mata atlântica e/ou retorno, indo ate Estação Laranjeiras, sem desembarque) – 20 minutos Total de tempo estimado: 2h:30min

Folheteria do Projeto Parque Escola

Folheteria do Projeto Parque Escola

Prêmios Este já é um projeto ambiental consolidado em Santa Catarina e reconhecido através dos prêmios Fritz Muller (FATMA 2002) e Amigo de Santa Catarina (Governo do Estado 2003), Certificado de Responsabilidade Social 2011/2012/2013/2014 (Assembleia Legislativa).