8.4 Propriedades químicas e estrutura atómica dos metais alcalinos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
Advertisements

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
PERIODICIDADE QUÍMICA
Distribuição dos elétrons
HISTÓRIA DATABELA PERIÓDICA
Tabela Periódica Moderna
Tabela Periódica.
LIGAÇÃO QUÍMICA.
AULA DE QUÍMICA ASSUNTO: TABELA PERIÓDICA PROF. JÚLIO CÉSAR
Quimica – cad 1 – topi 1- 3 Prova
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Os átomos ligam-se uns aos outros, formando as moléculas e os diferentes compostos químicos. Átomo - Número de PRÓTONS igual ao número.
Sumário: Correcção do TPC.
UNIDADE 1 - DAS ESTRELAS AO ÁTOMO
Tabela Periódica dos Elementos
Isabel Quadros - Tabela Periódica - 10º Ano
Muito reativas muito reativas Grupo 1 Grupo 2. muito reativas muito reativas Grupo 1 Grupo 2.
Nela constam 117 elementos. Cada elemento tem uma e uma só casa.
QUÍMICA Tabela Periódica.
Tabela Periódica dos elementos químicos
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
PRINCÍPIO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
3ª Lei de Newton ou Lei da Ação-Reação
Tabela periódica À medida que foram sendo conhecidos/identificados/isolados novos elementos Necessidade de os organizar Mendeleiev ( ) Organizou.
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
Propriedade periódica dos elementos 1 Grupo: Cinthya Oestreich Silva Felipe Camargo Natale Prof. Élcio Rogério Barrak.
Capítulo 7 – PROPRIEDADE PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
Filipa Vicente. Os electrões dos átomos estão distribuídos, à volta do núcleo, em níveis de energia. Cada nível só pode ter um número bem determinado.
Propriedades Periódicas
Tabela Periódica.
Capítulo 7: Propriedades Periódicas dos Elementos Amanda Kris Pereira Lais E. G. Medeiros Engenharia de Produção 2009.
7 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Cézar de Goes Camargo
TABELA PERIÓDICA.
Filipa Vicente. Substâncias elementares não-metálicas HalogéneosGases raros pouco reativamuito reactiva Grupo 17Grupo 18.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
3.3. Propriedades periódicas dos elementos representativos
Seminário de Química Capitulo 7: Propriedades Periódicas dos Elementos
Prof. Élcio Rogério Barrak
Tabela Periódica Prof. Jair Alberto.
TABELA PERIÓDICA.
Propriedades Periódicas
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
Propriedade periódica dos elementos
Tabela periódica.
Unidade 3 Classificação dos materiais
AULA 2 CONCLUSÕES.
QUÍMICA TABELA PERIÓDICA Professor: Rafael Odorico
Tabela Periódica.
Frente A Módulo 05 Classificação Periódica. 1.Metais – Brilho característico – Bons condutores de calor – Sólidos em sua maioria – Elevada condutividade.
As Ligações Químicas.
A Tabela Periódica.
SUMÁRIO: Raio atómico e energia de ionização. Formação de iões e reatividade de elementos químicos. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
SUMÁRIO: Interações eletrostáticas no átomo. Energia de remoção eletrónica. Resolução de exercícios e problemas para consolidação dos conteúdos lecionados.
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
8.6 Propriedades químicas e estrutura atómica dos halogéneos
8.3 Metais e não metais. 8.3 Metais e não metais.
8.2 Estrutura e organização
5.1 A eletricidade. 5.1 A eletricidade A energia elétrica assume uma importância cada vez maior na nossa sociedade.
8.5 Propriedades químicas e estrutura atómica
7.3 Isótopos. 7.3 Isótopos Na tabela seguinte indica-se a carga elétrica e a massa das partículas que constituem o átomo: Partícula Carga elétrica.
Estrutura Atômica e Classificação Periódica
7.5 Distribuição eletrónica e iões
0.1. Materiais 0.2. Soluções 0.3. Elementos Químicos.
TABELA PERIÓDICA ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Introdução - Um evento é periódico quando ele se repete regularmente em função de determinado parâmetro. Período: é o intervalo entre uma repetição e.
ÁGUAAMÔNIA Professor Christopher Souza. Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA Se dois átomos.
Propriedades dos elementos químicos
Transcrição da apresentação:

8.4 Propriedades químicas e estrutura atómica dos metais alcalinos

Metais alcalinos Períodos Grupos Os elementos do grupo 1 (com exceção do hidrogénio) pertencem à família dos metais alcalinos. Os elementos desta família apresentam propriedades químicas semelhantes.

Os átomos dos metais alcalinos possuem apenas um eletrão de valência. Lítio 3Li – 2:1 Sódio 11Na – 2:8:1 Potássio 19K – 2:8:8:1 Perde 1 eletrão 3Li+ – 2 Perde 1 eletrão 11Na+ – 2:8 Perde 1 eletrão 19K+ – 2:8:8 2He – 2 10Ne – 2:8 18Ar – 2:8:8 Por esse motivo, os átomos dos metais alcalinos tendem a formar iões monopositivos. A distribuição eletrónica dos iões assemelha-se à distribuição do gás nobre do período anterior, o que lhes confere uma grande estabilidade (nível de valência completamente preenchido).

Os átomos dos metais alcalinos possuem apenas um eletrão de valência. Lítio 3Li – 2:1 Sódio 11Na – 2:8:1 Potássio 19K – 2:8:8:1 Perde 1 eletrão 3Li+ – 2 Perde 1 eletrão 11Na+ – 2:8 Perde 1 eletrão 19K+ – 2:8:8 2He – 2 10Ne – 2:8 18Ar – 2:8:8 A semelhança das propriedades químicas das substâncias elementares dos metais alcalinos resulta da facilidade com que os átomos perdem o seu eletrão de valência e se transformam em iões monopositivos.

Os metais alcalinos apresentam um brilho metálico quando cortados e reagem violentamente com a água: 2 Li(s) + 2 H2O(l) 2 LiOH(aq) + H2(g) 2 Na(s) + 2 H2O(l) 2 NaOH(aq) + H2(g) 2 K(s) + 2 H2O(l) 2 KOH(aq) + H2(g) Os hidróxidos formados, quando em solução aquosa, tornam carmim a fenolftaleína, o que indicia um carácter básico.

Os metais alcalinos apresentam um brilho metálico quando cortados e reagem violentamente com a água: 2 Li(s) + 2 H2O(l) 2 LiOH(aq) + H2(g) 2 Na(s) + 2 H2O(l) 2 NaOH(aq) + H2(g) 2 K(s) + 2 H2O(l) 2 KOH(aq) + H2(g) 2 Li(s) + 2 H2O(l) 2 LiOH(aq) + H2(g) O potássio reage mais violentamente com a água do que o sódio. O sódio reage mais violentamente com a água do que o lítio.

A reatividade dos metais alcalinos aumenta ao longo do grupo. Aumento da reatividade À medida que se desce num grupo na Tabela Periódica, os eletrões de valência dos átomos vão ocupando níveis de energia mais elevados. Por esse motivo, a atração exercida pelo núcleo sobre esses eletrões é menos intensa. No caso dos átomos dos metais alcalinos, quanto maiores são os átomos, mais facilmente estes originam iões monopositivos, e maior é a sua reatividade.

A reatividade dos metais alcalinos aumenta ao longo do grupo. Aumento do raio atómico Aumento da reatividade Como os átomos de potássio são maiores do que os átomos de sódio, e estes são maiores do que os átomos de lítio, o potássio é mais reativo do que o sódio, e este é mais reativo do que o lítio. Raio atómico do potássio > Raio atómico do sódio > Raio atómico do lítio Reatividade do potássio > Reatividade do sódio > Reatividade do lítio

A reação dos metais alcalinos com oxigénio (O2) origina óxidos do metal respetivo e uma chama de cor característica: Lítio Sódio Potássio Reação com oxigénio (O2) Reação com oxigénio (O2) Reação com oxigénio (O2) Chama avermelhada Chama amarelada Chama azulada

Os metais alcalinos têm diversas utilizações no nosso dia a dia.

O lítio é utilizado nas baterias dos telemóveis.

O sódio é utilizado em lâmpadas de iluminação.

O potássio é um dos componentes dos adubos utilizados na agricultura.

O césio é utilizado em detetores de infravermelhos.

Os átomos dos metais alcalinos possuem apenas um eletrão de valência e têm tendência para formar iões monopositivos. A reatividade dos metais alcalinos aumenta ao longo do grupo. A reação dos metais alcalinos com oxigénio (O2) origina óxidos do metal respetivo e uma chama de cor característica.